
Fique por dentro das etapas de construção de um empreendimento
A ansiedade já é uma parceira normal daqueles que obtiveram um apartamento na planta, e não vem a hora de finalmente as obras serem concluídas. A pressa por finalmente ter o seu apartamento muitas vezes é tão grande, que os dias parecem não passar, dando a impressão que as obras nunca chegarão ao fim, não é mesmo?
Mas é necessário ter paciência, obviamente que a construção de um empreendimento não é algo simples, e o menor erro pode ter sérias consequências. Por isso é importante que a responsável pela obra seja uma construtora de respeito, que cumpra os prazos, mas respeitando bem todas as etapas para que a entrega do imóvel seja feita dentro dos conformes.
Mas você sabe quais são as etapas de construção de um empreendimento? Conhecendo um pouco sobre elas você pode entender em que ponto se encontra o seu imóvel! Ficou interessado? Então siga conosco para saber mais!
Escolha do terreno
Essa parte é obvia, e não pede grandes explicações sobre em que consiste, porém, muita gente não tem noção da importância da escolha do terreno para uma construção. Para começo de conversa, que a escolha do terreno ditará as regras sobre todas as demais etapas, uma vez que o projeto inteiro do empreendimento será montado com base nele.
Além disso, outro ponto no qual o terreno gera grande impacto é no custo, uma vez que o valor por metro quadrado varia de região em região. Isso significa que dependendo de onde estiver localizado o terreno escolhido, ele pode ter grande impacto sobre o seu orçamento.
Outras questões, como a segurança da região, e a proximidade com relação a servições básicos também devem ser levados em consideração. Isso sem nem falar que alguns terrenos podem pedir técnicas de construção diferentes, ou então causar mais dificuldade para a instalação das partes elétricas e hidráulicas da construção.
Consegue ver como essa decisão é importante? Por essas e outras, muita gente considera a escolha do terreno como a parte mais importante de toda a obra!
Realização do projeto arquitetônico
O projeto arquitetônico é a apresentação do de como é esperado que o imóvel seja quando todas as obras forem concluídas. É justamente a etapa onde geramos uma apresentação visual de como é imaginado aquele empreendimento, com todas as suas características, a partir do terreno e do espaço disponível.
Nesse documento, devemos ter todos os detalhes, com todo o planejamento do local, por isso é necessário que haja a planta baixa do imóvel junto dele. Além disso, tudo deve ser especificado, cobertura, cortes, fachadas, e até as medidas e localizações das portas e das janelas.
O bom aproveitamento do espaço, com facilidade para a circulação, conforto, funcionalidade, e ergonomia, são coisas que devem ser planejadas e apresentadas também nessa etapa. É importante dizer, que quanto melhor for o projetista, mas cuidado e atenção ele terá com relação a esses detalhes, para garantir a melhor experiência para os futuros moradores.
Serviços preliminares
Os serviços preliminares são a parte que diz respeito a preparação do terreno para que seja possível dar início as obras. Obviamente, que o terreno nu e cru não está em condições de ser utilizado para a construção, e algumas coisas devem ser previamente realizadas.
A terraplanagem, por exemplo, é uma técnica fundamental para lidar com as irregularidades do terreno, permitindo então que a obra ocorra. Outros processos como o de limpeza do terreno e a compactação do solo também são partes importantíssimas do processo de preparar o terreno para a obra.
Além disso, existe também a necessidade de preparar a área para aquelas pessoas que trabalharão no local. Coisas como a instalação de água e energia provisória, e até mesmo banheiro, são fundamentais para que o trabalho flua naturalmente.
Fundações
As fundações são a primeira etapa da construção de fato do empreendimento, e possuem uma enorme importância para toda da obra. Isso porque, são as fundações responsáveis por suportar e distribuir todo o peso do prédio, transmitindo-o para o solo.
Além de ser o que garante que o prédio permaneça em pé, boas fundações são também que o que impedem o surgimento de trincas e rachaduras pelo seu apartamento.
Existem diversas formas e técnicas diferentes para fundações, que dependem tanto do tipo de construção, quanto do terreno em que será construído. A escolha da técnica correta será feita a partir de todo um estudo técnico de engenharia realizado pelo profissional responsável.
Estrutura
As estruturas são a parte responsável por dar forma e corpo para a construção, e é também essa fase que provavelmente ocupará o maior tempo da obra. Lajes, vigas, e pilares, serão construídas nessa etapa, com o intuito de garantir sustentação ao edifício.
Toda essa etapa pede muito cuidado e precisão, uma vez que são as estruturas que transmitirão todo o peso do edifício para as fundações, para que elas o distribua no final.
Alvenaria e cobertura
Com as estruturas prontas, começa-se a erguer as paredes do edifício, dividindo os cômodos e os apartamentos, sendo possível começar a ver o desenho do projeto. Os chapiscos e o rebocos também são feitos nessa etapa, para que as paredes fiquem prontas para receber os revestimentos, concluindo a parte de alvenaria.
Depois disso, passa a ser montado o telhado, na etapa conhecida como cobertura. Assim, será escolhido se as telhas serão de cerâmica, metálicas, ou de algum outro material, dependendo do que for melhor para o projeto.
Instalações
É nessa etapa que serão realizadas todas as instalações referentes as partes elétricas e hidráulicas do empreendimento. Além dessa parte, que já é fundamental para que qualquer pessoa tenha condições de morar no lugar, questões relativas a instalações de esgoto, gás, Internet, TV, ou até de privadas e outros equipamentos, também são realizadas nessa fase.
Acabamento
O acabamento é o momento final da obra, onde serão colocados os revestimentos e os demais elementos que faltam para que tudo fique pronto. Esquadrias, vidros e louças são alguns exemplos de coisas adicionadas a obra nessa etapa, proporcionando maior beleza estética, e após ser feita uma boa limpeza, concluindo a obra.
Enfim, são muitas as etapas para uma construção bem-feita ser realizada, mas assim como foi visto, todas elas são fundamentais. Indo desde da escolha do terreno, até as fundações e estruturas, tudo deve ser feito com muito cuidado, para te proporcionar o maior conforto e segurança possível, no fim, acaba realmente valendo a pena ter paciência e aguardar o fim da obra!
Esperamos que tenham gostado do texto, e gostaríamos de convidá-los para entrar em contato conosco para mais informações!