como se planejar para comprar um apartamento

Descubra como se planejar para comprar um apartamento

Saber como se planejar para comprar um apartamento é um fator decisivo na hora de realizar o sonho de sair do aluguel, ou mesmo de simplesmente aumentar o seu patrimônio. Em qualquer um dos casos, um bom planejamento financeiro é o primeiro passo, porém, não se limita a ele.

Além de se estruturar financeiramente para aquisição de um novo imóvel, é preciso também pensar em detalhes como a busca pelo imóvel ideal, o seu custo de manutenção, quais são os documentos necessários e as formas de pagamento, além de outras providências que precisarão ser tomadas para a realização do negócio.

Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas essenciais para que você não enfrente tantas dificuldades para saber como se planejar para comprar um apartamento novo. Então, se está pensando em realizar esse objetivo, continue a leitura e saiba exatamente o que é preciso fazer. Confira! 😉

Avalie a sua situação financeira

O primeiro passo para saber como se planejar para comprar um imóvel é, sem sombra de dúvidas, avaliar a sua situação financeira. Por isso, é preciso analisar toda a sua despesa fixa mensal e ver o que é realmente necessário manter e o que pode ser cortado ou substituído por um serviço mais barato.

Por exemplo, aquela TV a cabo com milhões de canais, dos quais você só assiste um ou dois, pode ser substituída por serviços de conteúdo on demand como Netflix, HBO Go, Globo Play, entre outros.

Faça também o levantamento de suas dívidas e planeje um modo de quitá-las o mais rapidamente que você puder. Acumular prestação do novo apartamento com dívidas de cartão de crédito, por exemplo, certamente não fará bem para a sua saúde financeira. Na verdade, você nem conseguirá entrar em um financiamento imobiliário estando com o nome sujo.

Sabendo exatamente quanto você gasta por mês e quanto você ganha, fica mais fácil definir um percentual das suas receitas para poupar mensalmente, criando condições para que você dê entrada em um financiamento.

Poupe seu dinheiro

Embora existam várias formas de financiar um imóvel, até mesmo sem entrada no caso de programas como o Minha Casa Minha Vida, guardar dinheiro para esse momento é imprescindível. Afinal, haverá gastos também com documentação e mudança, entre outros.

Além disso, imprevistos acontecem, e é sempre bom ter um plano B para qualquer emergência. Então, a partir do momento que você tomou a decisão de saber como se planejar para comprar um apartamento e organizou as suas finanças, o passo seguinte é começar a poupar, pelo menos, 20% dos seus ganhos mensais.

Só pense em fechar o negócio propriamente dito, quando tiver conseguido juntar ao menos entre 30 a 40% do valor do bem que será adquirido. Tenha também a certeza de que a parcela do financiamento não comprometerá mais do que 30% das suas receitas mensais.

Busque uma renda extra

Se com apenas 20% do que você ganha por mês está difícil chegar no montante necessário para dar entrada no seu novo imóvel, o jeito é buscar uma renda extra. E existem diversas formas de se conseguir isso.

A internet oferece uma série de opções de trabalho a distância. Além disso, há inúmeros cursos que ensinam a desenvolver uma atividade extra e de empreendedorismo. Sem contar que na própria web é possível criar negócios e vender produtos, mesmo que artesanais. O que, inclusive, é uma economia que cresce a cada dia na rede.

Pesquise as melhores opções de compra

Agora que você já está preparado financeiramente para a aquisição de um novo apartamento, é hora de pesquisar as melhores opções de compra. Leve em consideração as suas necessidades e da sua família, em primeiro lugar.

Nada de sair comprando o primeiro imóvel que parecer ser uma boa oportunidade. Primeiro, avalie se a quantidade de cômodos atende a você e sua família, se está perto do seu local de trabalho, se tem escolas próximas para os seus filhos, se a vizinhança é bacana, se o bairro é perigoso ou barulhento, entre outros aspectos que você julgar importantes.

Acredite: até o horário que bate sol no imóvel é importante para a sua qualidade de vida e para a valorização ou desvalorização do bem. Por isso, tenha atenção aos mínimos detalhes nesse momento.

Avalie o custo e a qualidade de vida no local escolhido

Depois de escolhido o imóvel perfeito, hora de entender se o local tem um custo e uma qualidade de vida sustentáveis para você.

Mudar para um lugar onde o que você gastará com transporte, por exemplo, poderá comprometer as suas finanças não é um bom negócio. Além disso, o preço do condomínio do imóvel também pode impactar no seu orçamento mensal. Então, avalie tudo isso antes de fechar negócio.

O mesmo vale para a sua qualidade de vida e de seus familiares. Morar em um local sem nenhum comércio próximo, por exemplo, pode ser desgastante na hora de ir à padaria de manhã. Estar muito distante do trabalho também comprometerá o seu tempo disponível para atividades pessoais, como cursos, academia e tempo com a família.

Busque o auxílio de um profissional

Contar com a ajuda de uma imobiliária é fundamental tanto na hora de escolher o melhor imóvel, quanto no momento de fechar o negócio e providenciar todos os documentos necessários. Afinal, uma assessoria imobiliária conta com profissionais especializados para cada etapa do processo de compra de um imóvel, desde o corretor até a assessoria jurídica.

Existem diversos benefícios em contar com a ajuda de um corretor para saber como se planejar para comprar um apartamento. Graças à experiência que tem, ele saberá indicar os melhores imóveis, capazes de atender às suas necessidades e ainda, dará a você dicas valiosas sobre como se planejar melhor para comprar o imóvel certo.

Como você pôde ver ao longo deste post, saber como comprar um apartamento não é um bicho de sete cabeças. Basta que você faça um bom planejamento financeiro para antes e depois da aquisição, que você tenha atenção à escolha do imóvel ideal e ainda, que conte com a ajuda de um bom corretor ou imobiliária.

E agora que você já sabe como se planejar para comprar um apartamento, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba outros conteúdos tão interessantes como este em seu e-mail de forma completamente gratuita. 😊

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.