apartamento decorado

Apartamento decorado: por que visitar e o que observar para comprar?

Quem nunca se apaixonou por um apartamento decorado que visitou em um novo empreendimento imobiliário? Pois saiba que, mais do que acirrar o seu desejo pela unidade, a visita a um imóvel decorado é extremante útil para avaliar o seu investimento.

Caprichosamente decorados pelas construtoras, estes imóveis não têm a simples função de convencê-lo a comprar apenas pela beleza dos ambientes. Trata-se de uma forma de verificar com mais detalhes os espaços disponíveis e as possibilidades de uso que você poderá fazer no imóvel.

Confira neste post como aproveitar melhor esta visita para ter certeza de que você está fazendo realmente um bom negócio.

Por que é importante visitar o apartamento decorado

Por melhor que seja a planta do imóvel, as projeções em 3D, realidade virtual e todas as modernas técnicas de se apresentar uma casa ou apartamento, a percepção que é possível obter ao visitá-lo in loco é indispensável.

E é por isso que as construtoras investem na montagem de apartamentos decorados, dando aos clientes uma oportunidade de visualizar pessoalmente como será o imóvel que ele está avaliando.

Essa não precisa ser apenas uma visita para aguçar a sua curiosidade e o seu desejo pelo imóvel. Deve funcionar como uma vistoria técnica, que vai ajudá-lo a entender diversos aspectos sobre o apartamento que você viu em maquetes ou projeções e por meio das descrições dos corretores.

Veja a seguir como transformar a visita ao apartamento decorado em uma importante ferramenta de avaliação do imóvel no qual você deseja investir.

Analise o memorial descritivo do apartamento

Geralmente, no apartamento decorado são aplicados pisos, louças e revestimentos de melhor qualidade, adequados ao projeto elaborado para o imóvel. Mas nem tudo que você verá na unidade destinada à visitação estará no imóvel entregue após a aquisição.

Para saber exatamente o que você está comprando é preciso verificar o memorial descritivo da obra. Nele constam as especificações de todos os materiais utilizados no apartamento. O que não constar no documento não será entregue ao comprador, mesmo que seja utilizado no apartamento decorado.

Meça os ambientes

Uma fita métrica é um grande aliado na hora de visitar o apartamento decorado de um empreendimento. Com ela você pode verificar de forma precisa todas as medidas do imóvel e verificar se ele realmente se encaixa em suas demandas.

Medir os ambientes vai ajudar a decidir sobre quais dos seus móveis se adequam convenientemente ao espaço e disponível e em quais cômodos seria mais adequado investir em móveis sob medida, por exemplo.

Confira as dimensões dos móveis

Num apartamento decorado em um empreendimento, por vezes se tem a impressão de que é possível utilizar diversos móveis sem perder a harmonia. Mas é preciso ficar atento às dimensões do mobiliário utilizado na decoração.

O dormitório, por exemplo, onde estão dispostos cama, armários, mesa de estudos, etc, pode conter móveis com tamanho reduzido que, no dia a dia, podem não atender às suas necessidades.

Aqui, além da trena, um simples cabide pode ajudá-lo a ter uma ideia melhor da profundidade dos guarda-roupas, por exemplo. São detalhes que farão uma grande diferença na hora de preparar o seu próprio apartamento.

Fique atento às soluções aplicadas ao projeto

Por vezes, o apartamento decorado pela construtora se utiliza de soluções que podem dar a impressão de que o espaço está ampliado ou que apresentam outras formas de aproveitar o espaço.

São recursos interessantes, que podem servir de inspiração para você, mas é preciso avaliar como ficaria a decoração do imóvel sem eles.

Uma decoração com espelhos, por exemplo, pode dar uma sensação de maior amplitude ao imóvel. Ou mesmo um dos dormitórios pode estar integrado a sala de estar. Algumas construtoras decoram mais de um imóvel, garantindo ao cliente a percepção sobre diferentes alternativas de decoração.

Pense no seu estilo de decoração

Visitar um apartamento decorado com todos os móveis novos em folha dispostos em um projeto harmônico por vezes dá vontade de reproduzi-lo no seu próprio imóvel. Porém, nem sempre essa é uma boa ideia.

Ao se decorar o imóvel para visitação, não são consideradas as demandas de um morador específico. Assim, vários elementos podem não ser tão funcionais no dia a dia, para a rotina de sua família. E, apesar de parecer bonita e aconchegante durante a visita, a decoração pode não ter o seu estilo.

O ideal é aproveitar algumas ideias do apartamento decorado, mas pensar em um projeto próprio, que tenha a sua cara e seja adequado às necessidades de sua família.

Tire todas as dúvidas

A visita ao apartamento decorado é um momento de sanar qualquer dúvida sobre o imóvel e seus espaços. Aproveite ao máximo esta hora para questionar os vendedores e entender alguns aspectos da decoração.

Uma boa alternativa é fotografar os ambientes para depois discutir com um arquiteto de sua confiança o que é possível fazer para deixar o imóvel mais de acordo com o seu gosto e as suas necessidades.

Repita a visita sempre que necessário

Se, após uma primeira visita, você não se sentir seguro sobre como é possível decorar o imóvel para que ele fique com a sua cara, não se acanhe em retornar quantas vezes for preciso. Repita a avaliação sempre que achar necessário.

Aproveite para levar profissionais de sua confiança como arquiteto ou decorador para que eles possam avaliar qual o projeto mais adequado para o seu apartamento, bem como as possibilidades e limitações da unidade.

Aproveite para conhece o entorno do empreendimento

Além do imóvel em si, repetir a visita permite também conhecer melhor o entorno do empreendimento, verificar como é a vizinhança e o trânsito em diferentes dias e horários. Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis após a mudança.

Como você pode ver, visitar o apartamento decorado de um empreendimento é uma maneira muito importante de se certificar de que o imóvel realmente atende às suas expectativas. Sempre que a construtora disponibilizar esta visita, aproveite ao máximo.

Gostou do nosso post sobre apartamento decorado? Que tal aproveitar e conferir este outro texto sobre as principais tendências de decoração para 2019?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.