projeto hidráulico

Projeto hidráulico: qual a importância e o que deve ser observado

Um projeto hidráulico consiste em todo o sistema que faz parte da arquitetura do imóvel para abastecer, distribuir e escoar a água. Nele, estão inclusas as redes de distribuição de água fria e quente, caixa d’água, coleta de esgoto e águas pluviais.

Por ser um trabalho altamente complexo, sua instalação exige o conhecimento de profissionais especializados para garantir o uso dos materiais e procedimentos corretos, garantindo a segurança e a eficiência da obra.

Devido a esse nível de complexidade, é comum que surjam dúvidas na hora de criar um projeto hidráulico. Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda mais sobre o assunto. Continue a leitura para conferir!

O que é e para que serve um projeto hidráulico?

Um projeto hidráulico nada mais é do que as instalações feitas para abastecer a água de uma propriedade, distribuí-la e escoá-la. Ele é elaborado nas etapas iniciais de construção de um imóvel, isto é, juntamente com o projeto arquitetônico que, por sua vez, deve determinar onde e como serão usados os pontos de água.

Os locais de instalação das pias, chuveiros, ralos, duchas, registros, máquina de lavar, tanques e outros elementos hidráulicos são especificados na planta baixa do imóvel. Já as questões técnicas da instalação hidráulica são determinadas por um especialista no projeto complementar.

Qual a importância de um projeto hidráulico?

O projeto hidráulico faz parte da infraestrutura de um imóvel, por isso é correto afirmar que ele é o “esqueleto” da propriedade. Sendo assim, é fundamental que ele seja realizado por especialistas, pois garante uma série de benefícios como:

  • sustentabilidade e economia de água: a escolha correta de materiais evita que a água seja desperdiçada durante o caminho que faz entre a rede de distribuição e a residência;
  • facilita a orientação para manutenção: por ser uma espécie de planta das instalações hidráulicas, esse tipo de projeto traz muito mais facilidade na hora de realizar manutenções;
  • previne problemas: além de evitar gastos adicionais com reparos desnecessários, um bom projeto hidráulico evita uma variedade de problemas por falta de planejamento na construção.

O que considerar em um projeto hidráulico?

É fundamental que as instalações hidráulicas estejam muito bem planejadas para que o instalador possa seguir todas as medidas. Para isso, é importante levar algumas questões em consideração.

Pressão da água vinda da rua

A baixa pressão da água é um problema muito comum, mas que pode ser contornado se as medidas corretas forem tomadas ainda nas fases de idealização do projeto hidráulico. Medir a pressão da água é uma das ações que devem ser feitas, pois definirá todo o andamento da obra, inclusive a compra dos materiais corretos.

Lista de materiais para a obra

Um dos pontos mais importantes de um projeto hidráulico é a aquisição dos materiais que irão compor a obra. Não basta comprar os mais caros, é preciso entender a função de cada material.

Os tubos, por exemplo, têm uma infinidade de opções, composições (variando de cobre a PVC) e aplicações. Cada tipo é destinado a uma finalidade diferente, por isso é tão importante entregar essa responsabilidade nas mãos de um bom engenheiro civil.

Proteção dos canos

Canos e tubulações são materiais frágeis. O menor impacto ou manuseio incorreto pode quebrá-los e causar vazamentos. Portanto, a sua proteção deve fazer parte do projeto hidráulico.

Para concluirmos, é importante lembrar que a contratação de um profissional qualificado para elaborar o projeto hidráulico não é um mero capricho, mas sim uma necessidade para que a construção do imóvel seja perfeita e, no futuro, não gere dores de cabeça e gastos que poderiam ser evitados.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o que considerar em um projeto hidráulico? Gostaria de compartilhar alguma experiência sobre o assunto com a gente? Então deixe o seu comentário!

sair-do-aluguel-de-forma-pratica-facil

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.