Comprar apartamento na planta Comprar apartamento na planta

Comprar apartamento na planta: vantagens e desvantagens

6 minutos para ler

Quem nunca pensou em morar em um apartamento novinho, nunca habitado, em um empreendimento moderno e de qualidade diferenciada? Comprar apartamento na planta é uma das melhores formas de realizar este projeto.

Adquirir um imóvel que ainda não existe é uma transação com algumas características diferenciadas, que exige alguns cuidados e planejamento, mas que pode se constituir em um bem sucedido investimento.

Para que você possa conhecer melhor este negócio, preparamos este conteúdo com as vantagens e desvantagens de se comprar apartamento na planta. Assim, você pode decidir sobre como e quando realizar este projeto com toda a segurança. Confira!

Vantagens de comprar apartamento na planta

Facilidade de negociação

Quando inicia a construção de um grande empreendimento, a construtora precisa de recursos para financiar a obra e manter o ritmo dos trabalhos. Trata-se de um momento em que as empresas estão mais abertas a negociar as condições com os eventuais interessados nas unidades.

Por isso, quanto antes você iniciar as tratativas com a construtora, melhores poderão ser as condições do negócio. A flexibilidade se inicia pelo pagamento da entrada, que muitas vezes pode ser parcelada. Até a conclusão da obra e a entrega das chaves, não se paga nenhum tipo de juros. As prestações são corrigidas apenas no Índice Nacional da Construção Civil (INCC), uma espécie de inflação do setor.

Após a entrega do imóvel, o saldo pode ser negociado e pago à vista ou por meio de financiamento bancário. Muitas vezes, é possível financiar 100% do saldo devedor, o que não é tão comum nas demais negociações imobiliárias.

Valorização rápida

Um dos motivos pelos quais é possível obter um preço mais acessível com condições favoráveis para a compra de um apartamento na planta é justamente o risco de se adquirir um bem que ainda não existe. Porém, após a sua conclusão, a valorização do imóvel costuma ser rápida.

Dependendo do negócio, logo após a entrega das chaves, o apartamento já tem valor de avaliação entre 20% e 25% superior ao que foi pago durante a obra, o que torna a compra de apartamento na planta um excelente negócio.

Personalização da unidade

Quem compra um apartamento na planta tem a possibilidade de, ainda durante a obra solicitar alguns ajustes para deixá-lo de acordo com seus desejos e necessidades. É possível, por exemplo, já escolher os acabamentos que serão instalados na unidade, sem precisar realizar nenhum outro ajuste ou reforma após a entrega das chaves.

Em alguns empreendimentos mais modernos, é possível, inclusive, solicitar adaptações na própria planta do imóvel, personalizando a disposição dos cômodos. Adquirindo um imóvel já pronto ou usado, qualquer alteração deste tipo exigirá uma reforma consideravelmente mais trabalhosa, com mais custos.

Projeto moderno

Os novos empreendimentos imobiliários são projetados para atender exatamente às demandas das famílias dos dias de hoje. Essa característica tem um reflexo importante em detalhes que podem parecer menores, mas que têm um impacto importante em sua rotina.

Isso inclui desde a oferta de pontos de energia, por exemplo, muito mais utilizados hoje do que antigamente, até a oferta de vagas de garagem e a infraestrutura de lazer oferecida nos condomínios.

Os empreendimentos modernos também primam por cuidados com a segurança, incluindo em seus projetos aparatos que visam garantir a tranquilidade de seus moradores.

Desvantagens de se comprar apartamento na planta

Riscos do empreendimento

Como citamos anteriormente, ao comprar um imóvel na planta você estará, na verdade, adquirindo um bem que ainda não existe. Trata-se de uma aposta na conclusão do empreendimento, de acordo com as especificações prometidas pela construtora e dentro do tempo planejado. Não há como ter 100% de certeza de que tudo correrá bem.

Por isso, é essencial que antes de fechar o negócio se avalie com muito cuidado a construtora. Pesquise o histórico da empresa, verifique se ela costuma entregar seus empreendimentos dentro do prazo previsto e se, após a conclusão da obra, as unidades costumam apresentar algum tipo de problema. Se possível, converse com outros clientes da empresa para saber se tudo correu bem.

Financiamento mais longo

Se é verdade que, durante a obra, não há juros na operação, o comprador precisa ficar atento ao saldo devedor que terá que pagar após a entrega das chaves. Quanto menor o valor pago no início da operação, maior o encargo restante.

Assim, mesmo que o valor inicial seja menor, ao final do contrato, o imóvel não necessariamente sairá mais barato. O ideal é reforçar a entrada e deixar o menor saldo devedor possível. Assim, o financiamento deste débito restante fica mais em conta e torna o negócio mais vantajoso.

Tamanho do apartamento

O perfil dos imóveis construídos nos dias de hoje mudou. Antigamente, os apartamentos eram mais amplos, com muitos cômodos, todos eles com amplos espaços. Atualmente, as construtoras adaptaram as plantas às novas caraterísticas e demandas dos compradores.

O tamanho reduzido dos apartamentos pode ser uma desvantagem para quem não abre mão de bastante espaço. Mas com famílias menores, os imóveis compactos podem ser mais adequados. Os espaços privativos ociosos podem ser supridos pela infraestrutura dos condomínios, bem mais robusta do que nos empreendimentos antigos.

Espera pela mudança

Quando você adquire um imóvel na planta e tem que esperar pela conclusão das obras precisa manter, na prática, dois imóveis. Quem mora de aluguel, por exemplo, precisa esperar a entrega das chaves para planejar a mudança e a devolução do apartamento atual.

Isso pode ser especialmente desagradável quando ocorre algum atraso na conclusão do empreendimento novo e você é obrigado a prorrogar a locação. Esta possibilidade precisa ser considerada na hora de planejar a compra de um imóvel nessas condições.

Estas são as informações básicas que você precisa considerar ao avaliar a compra de apartamento na planta. Para que este seja realmente um bom negócio, é importante ficar atento a todos estes detalhes e evitar surpresas.

Nosso conteúdo foi útil para você? Gostaria de saber mais sobre a compra de apartamento na planta? Então entre em contato conosco, fale com um de nossos corretores e tire todas as suas dúvidas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta