planejamento financeiro familiar

[INFOGRÁFICO] Como fazer um planejamento financeiro familiar eficiente?

Todos temos objetivos e sonhos a serem alcançados. Mas o que nos segura? Por que, muitas vezes, eles parecem ser tão difíceis de serem alcançados? Talvez o que esteja faltando a você é a elaboração de um planejamento financeiro familiar eficiente. Já parou para pensar nisso seriamente e colocar as suas ideias no papel (em uma planilha do Excel ou em um aplicativo do smartphone)?

É comum termos dúvidas sobre como começar a organizar a vida financeira, se não estivermos habituados a isso desde o início de nossa vida profissional e familiar. Mas nunca é tarde para começar — nem tão difícil quanto você pode estar imaginando. Claro que isso significa fazer uma boa varredura em suas despesas para descobrir por onde o dinheiro da família escoa. É justamente isso que vai possibilitar a realização dos seus desejos.

Quer uma ajuda para iniciar o seu planejamento? Nossa ideia, com este artigo, é dar o empurrão que faltava para você começar a organizar a sua vida financeira. Vamos lá?

O que é o planejamento financeiro familiar?

Estamos falando de uma ferramenta (não necessariamente tecnológica) que ajudará você a organizar suas receitas e despesas racionalmente, possibilitando uma visão geral e completa sobre o dinheiro que entra e sai de seus bolsos. O objetivo é claro: promover o equilíbrio entre receitas e despesas para que sobre algo para guardar e realizar seus sonhos.

Objetivamente, podemos dizer que essa é uma forma de tratar as finanças da família como um departamento financeiro de uma empresa, ou seja, com seriedade e olhar clínico. Assim, você deve entender quais são os custos fixos e quais são variáveis, entendendo de que forma vocês poderão economizar promovendo cortes em supérfluos e investindo melhor os recursos.

Qual a importância de planejar as finanças da família?

A Agência Brasil tem uma boa resposta para essa pergunta. Segundo pesquisa apresentada em 2018, 25,2% das famílias brasileiras estavam endividadas. Grande parte do problema (76,4%) era resultado do mau uso do cartão de crédito, enquanto o crédito pessoal representava 10,4% do total e os carnês chegavam a 16,6%. Dá para perceber, analisando esses números, a importância do planejamento financeiro familiar, não é mesmo?

Esse é o caminho mais certeiro para manter você e os seus longe dessas estatísticas — ou aprender a sair delas. Mais do que isso, a organização das suas finanças permite que se viva além do pagamento de contas, possibilitando alcançar metas importantes, que vão desde a compra de um imóvel até uma viagem em família. Tudo depende de quais são os seus planos.

Também permite que haja mais harmonia entre as pessoas que vivem em sua casa, afinal, a preocupação com a falta de dinheiro pode afetar o ânimo de todos negativamente, não é mesmo? O que fazer, então? Basicamente, conhecer quais são os seus recursos, descobrir formas de ganhar mais, economizar e investir melhor o dinheiro.

Como fazer um planejamento financeiro familiar eficiente?

Chegamos, enfim, à parte mais prática deste artigo, agora que você já entendeu por que deve fazer um planejamento financeiro familiar. Confira nossas sugestões e avalie qual a melhor forma de aplicá-las ao seu contexto.

Comece anotando as receitas e despesas

Você já imaginava que essa seria a primeira dica, certo? Não tem como organizar a sua vida financeira se você não puder enxergá-la claramente. É preciso, portanto, registrar todos os recursos que entram e saem em suas contas bancárias, considerando todos os que vivem em sua casa, nos mínimos detalhes.

Você pode escolher um caderno, uma planilha no computador ou um aplicativo no smartphone. O importante, aqui, é que todos tenham acesso aos dados e possam atualizá-los com facilidade. Tudo deve ser registrado: desde os salários e receitas extras até os gastos com moradia, alimentação, lazer e impostos. Não deixe nada para trás.

Divida as despesas por categorias

Uma boa forma de entender melhor como o dinheiro sai da sua conta é categorizá-lo. Dividir as despesas entre classes como essenciais ou supérfluos vai facilitar a tomada de decisões para promover cortes necessários, se o objetivo for guardar mais dinheiro. Assim, uma sugestão é separá-las em categorias, como:

  • alimentação;
  • educação;
  • moradia;
  • transporte;
  • lazer;
  • impostos etc.

Defina objetivos de curto, médio e longo prazo para a família

Ao ter um olhar mais amplo sobre as finanças da família, será possível, enfim, traçar seus planos. Definir seus objetivos tornará mais agradável a tarefa de guardar dinheiro, pois vocês terão a possibilidade de enxergar o resultado dos esforços que começaram a aplicar.

O importante, aqui, é que todos sejam envolvidos nessa etapa do planejamento financeiro familiar. Assim, todos sentirão que fazem parte dos planos, contribuindo, até mesmo, para a educação financeira das crianças.

Esses objetivos podem ser de curto, médio ou longo prazo, incluindo uma viagem ao exterior, a compra de um carro ou de um imóvel. Estabelecê-los fará com que todos consigam entender quanto deverão guardar mensalmente e quando atingirão a meta.

Procure os investimentos mais adequados ao seu perfil

Por fim, será preciso estudar algumas formas de investir o dinheiro que conseguirem guardar para que consigam a rentabilidade esperada, de acordo com o seu perfil e com os objetivos a serem alcançados. Chegamos, enfim, ao ponto em que vocês conseguirão aumentar a renda sem, com isso, ter que trabalhar mais.

Procure entender quais são os tipos de aplicações disponíveis no mercado financeiro e quais delas se encaixam em seu estilo de vida, considerando os valores que poderão ser usados para esse fim. Dependendo do caso, você poderá, até mesmo, diversificar os investimentos, usando parte dos recursos em aplicações para curto e médio prazos (que podem ser usadas para metas como a viagem em família) e outra parte para longo prazo (para sair do aluguel, por exemplo).

O planejamento financeiro familiar é essencial para que você obtenha o controle efetivo das suas finanças. Como pudemos perceber, essa atitude trará impactos positivos na qualidade de vida de todos, tornando possível a realização de sonhos e uma situação mais estável e segura.

Ficou interessado nessa conquista? Continue aprendendo e leia, também, 5 dicas de como ter uma qualidade de vida melhor.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.