investimento em imóveis

Por que apostar em um imóvel como investimento?

Para garantir uma tranquilidade a mais na vida, oferecer mais segurança para a sua família e uma boa solidez nos seus recursos, é bom sempre pensar em poupar e investir o seu dinheiro. Mas como fazer isso sem medo de perder ou de ter dores de cabeça no futuro? Provavelmente, você já deve ter ouvido essa resposta, até mesmo, de pessoas mais velhas do que você: o investimento em imóveis sempre foi e ainda é considerado o mais seguro, independentemente da sua faixa de renda.

Claro que essa é uma decisão que requer sempre bastante cautela e muita pesquisa, além do apoio de profissionais em empresas que possam indicar a você as melhores opções para a aquisição de um bem com valor tão alto. Mas as vantagens dessa escolha vão desde a garantia de um lugar para viver sem a preocupação com o valor e a instabilidade da vida no aluguel, até uma complementação de renda, caso use o imóvel para locação.

Neste artigo, vamos mostrar a você, com mais detalhes, por que o investimento em imóveis continua valendo a pena. Confira as informações e comece já a pensar em fazer um bom negócio!

Maior segurança para a sua vida

Sabemos que viver de aluguel nem sempre é a melhor opção, embora muitas vezes isso seja necessário em algum momento da vida. Mas o fato é que essa é uma escolha que leva a algumas inseguranças, como a instabilidade, já que a qualquer momento o proprietário pode pedir o bem de volta. Portanto, se o lugar onde você vive hoje é locado, é bom começar a pensar em comprar algo para você e sua família terem mais segurança e tranquilidade.

O investimento em imóveis também é mais seguro quando se trata de proteger o seu dinheiro, pois é um patrimônio sólido e imune às crises em instituições financeiras e na economia do país. Além disso, sempre haverá demanda para o seu bem, caso deseje vendê-lo futuramente. Historicamente, esse é o tipo de investimento mais estável em qualquer economia.

Valorização garantida do seu dinheiro

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas apontou que o déficit habitacional brasileiro é de 7,7 milhões de imóveis. O que isso reforça? Que a demanda ainda é muito grande e deve se manter assim, o que, aliado ao aumento da população, acaba tornando o investimento em imóveis sempre vantajoso. Isso porque a procura pelo bem é constante, o que faz com que o mercado seja valorizado continuamente.

Por outro lado, para garantir os benefícios dessa valorização, é preciso que o investidor faça uma pesquisa minuciosa para escolher a melhor opção apresentada, dentro da sua capacidade de investimento. Uma coisa importante a ser avaliada é a qualidade da construção, assim como o potencial de desenvolvimento da localização do imóvel, além das características do bem.

Considere, ao fazer essa opção, que esse é um investimento melhor aproveitado em médio e longo prazo. Uma alternativa para garantir uma valorização mais rápida do seu dinheiro é fazer a aquisição ainda na fase de lançamento ou de construção. Isso porque os seus valores começam a aumentar antes mesmo da entrega.

Proteção contra as oscilações da inflação

Investir no mercado imobiliário é, ainda, uma forma de proteger-se das oscilações da economia, como aumento ou queda dos índices de inflação. Isso ocorre mesmo que você faça a aquisição do imóvel por meio do financiamento imobiliário. Acontece que as parcelas são atualizadas pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que funciona como uma inflação específica para o setor.

Assim, o poder de compra dos seus recursos será protegido de forma direta, já que a instabilidade da macroeconomia interfere de forma moderada no INCC e o dinheiro aplicado manterá seu valor. Caso utilize o bem como complementação de renda, colocando para locação, também estará seguro, pois o INCC também não sofre com as baixas provocadas pela instabilidade.

Possibilidade de aumentar a sua renda mensal

Como mencionamos, a compra do imóvel pode ser feita para complementar a sua receita, já que você pode usar o bem para aluguel. O nome disso, no mercado financeiro, é renda passiva, ou seja, você ganha dinheiro sem ter que produzir — como se fosse um salário sem ter de trabalhar.

A demanda por imóveis para locação, historicamente, não é reduzida, nem mesmo em meio às crises econômicas. Para fazer um bom investimento nesse setor, esteja atento aos lugares onde há mais procura. Um bom exemplo são apartamentos próximos a universidades, tanto públicas quanto particulares, onde os estudantes procuram um lugar para viver perto de onde estudam.

Diversificação da carteira de investimentos

Essa é uma excelente opção, principalmente para as pessoas que costumam apostar na bolsa de valores, por exemplo. Isso porque as chances de perda financeira ao adquirir um imóvel são bastante reduzidas, ou seja, você terá uma garantia de que parte dos seus recursos se manterá sólida, independentemente das oscilações na economia.

Isso pode ser feito tanto de forma direta, ou seja, comprando um bem, como indireta, por meio da aplicação em fundos de investimentos imobiliários. O certo é que, nos dois casos, o seu dinheiro será valorizado e os riscos de prejuízos são praticamente zerados.

Investimento seguro para quem tem pouco

Você pode estar pensando, até agora, que o investimento em imóveis só é válido para quem tem muito dinheiro. Está enganado. Por todos os motivos que mencionamos, mesmo para quem não tem muitos recursos, adquirir um bem como esse é garantia de mais segurança e tranquilidade financeira.

Isso porque há cada vez mais opções de financiamento imobiliário com taxas de juros e condições de pagamento atrativas e que podem ajudar você a realizar esse desejo. Por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, o governo oferece subsídios interessantes para quem tem renda familiar mais baixa ou não consegue poupar, com a vantagem de poder utilizar o FGTS para a entrada do parcelamento.

O investimento em imóveis sempre será uma opção segura para aplicar o seu dinheiro, em especial para aquelas pessoas que ainda moram de aluguel e desejam ter mais tranquilidade, além de dar fim à sensação de estar desperdiçando seus recursos.

Deseja comprar um imóvel e quer saber mais sobre essa opção de investimento? Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.