como ter qualidade de vida

Confira 5 dicas de como ter qualidade de vida

Uma rotina equilibrada é essencial para quem busca mais saúde e bem-estar. Alcançar essa condição é importante não só para aproveitar o presente ao máximo, mas também para garantir um futuro pleno e repleto de boas memórias. Felizmente, há uma série de práticas que ajudam a tornar a rotina mais agradável e satisfatória. Sabemos disso e selecionamos ótimas dicas sobre como ter qualidade de vida especialmente para você.

Que tal conferir e, quem sabe, colocar algumas delas em prática ainda hoje? Faça a leitura do post e descubra como mudar a sua vida para melhor!

1. Pratique o autoconhecimento

Já parou para refletir sobre a pessoa que você se tornou ou que pretende ser? Por incrível que pareça, muita gente deixa de pensar sobre os próprios desejos, vontades e interesses ao longo do tempo. Devido ao trabalho, à correria dos dias e a demais fatores, diversas análises importantes são deixadas de lado.

Se você ainda não pratica o autoconhecimento, saiba que esse exercício pode trazer mais motivação, energia e até força para lidar com os desafios cotidianos. Entender a própria personalidade também permite dedicar estudos e outros esforços em atividades que realmente trarão benefícios para a sua vida.

Para aplicar essa dica, é fundamental tirar um tempo para si. Depois, com base nos questionamentos abaixo, determine as ações que pretende manter em sua rotina e os aspectos que precisam ser mudados:

  • Quais são meus principais objetivos?
  • Como eu ajo em determinadas situações?
  • O que realmente me faz feliz?
  • Quais são meus pontos fortes e fracos?
  • Que tipo de marca quero deixar no mundo?

2. Invista em suas relações interpessoais

A interação humana é extremamente importante no dia a dia, mesmo para quem se considera introvertido. Ela fortalece relações, cria laços e faz com que as pessoas se sintam valorizadas. Poder contar com alguém quando se está triste ou preocupado, por exemplo, faz com que os problemas se tornem mais simples de resolver.

Hoje, com o amplo uso da internet, muitas pessoas deixam de encontrar amigos e familiares para ter uma conversa mais profunda e se divertir. Soma-se a isso a existência de rotinas de trabalho cada vez mais longas e exaustivas, que dificultam ou até mesmo impedem o agendamento de um encontro fora do “mundo virtual”.

Se você não sabe como ter qualidade de vida, pode começar investindo mais tempo ao lado de quem é importante. Faça com que aqueles minutos de convívio social se tornem um compromisso fixo. Pode ser uma vez por semana ou apenas ao fim de cada mês — o importante é que a reunião da turma sempre aconteça.

3. Trabalhe com aquilo que faz você feliz

Antes que você diga que essa dica não reflete a realidade, saiba que não estamos falando do emprego dos sonhos. Na verdade, mesmo a profissão considerada perfeita para uma pessoa pode proporcionar altos e baixos. Não há nenhum problema nisso, afinal, nem mesmo os sentimentos bons e ruins são constantes todos os dias.

A proposta é refletir sobre as possibilidades que você tem para a carreira, de modo a aproveitar aquelas que mais se aproximam daquilo que considera adequado. Nunca é tarde para investir em um novo cargo, se preparar para um concurso ou até mesmo para mudar de área, principalmente se o atual emprego só gera insatisfação.

Por falar em satisfação, também é importante que você faça coisas que gosta nos horários livres. Trabalhos artesanais, montagem de quebra-cabeça e pintura de quadros são bons exemplos de hobbies. Que tal encontrar o seu preferido e transformar os momentos de folga em instantes muito mais prazerosos?

4. Combine uma série de bons hábitos

O tradicional conjunto de hábitos saudáveis não perde sua eficácia na promoção de uma vida mais equilibrada. Por isso, se você busca uma boa condição física e mental, precisa aliar as práticas básicas que costumam ser indicadas por diversos especialistas. São elas:

  • dieta nutritiva — uma alimentação balanceada deve incluir os macro e micronutrientes necessários ao funcionamento do organismo. Para desfrutar de todos os benefícios dos alimentos, procure ingerir quantidades adequadas de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais;
  • atividades físicas — a prática regular de exercícios protege os ossos e os músculos, previne problemas de saúde e fortalece o sistema imunológico. Para não perder a vontade de se movimentar, o ideal é que você encontre uma atividade prazerosa e que possa ser realizada todas as semanas;
  • sono de qualidade — dormir bem é essencial para repor as energias e permitir que o cérebro realize uma série de processos importantes. O tempo médio de sono varia de uma pessoa para outra, portanto, observe como o seu corpo se comporta em diferentes situações e defina um limite mínimo de horas;
  • meditação — ouvir músicas relaxantes, frases motivacionais e até sons da natureza (chuva, vento, canto dos pássaros etc.) acalma os nervos e manda o estresse diário para bem longe.

5. Inclua momentos de lazer à rotina

Caminhar lentamente, dar boas risadas, descansar sob a sombra de uma árvore ou apenas contemplar belas paisagens são atividades importantes para descontrair após um dia de trabalho. Se possível, procure bons espaços de lazer para realizar todas essas coisas.

O contato com as áreas verdes de parques, praias e montanhas é ótimo para relaxar e se distanciar do agito urbano. Se o tempo não estiver propício para um passeio ao ar livre, a dica é criar uma atmosfera acolhedora dentro da própria residência — seja para tomar um chá, ler um livro ou curtir a companhia de pessoas queridas.

Nessas horas, ser proprietário de um imóvel faz toda a diferença. Afinal, ter uma casa própria é poder personalizar os espaços e deixá-los do jeito que você sempre sonhou. Vale a pena investir em um lugar agradável para morar bem, desfrutar de conforto e construir um patrimônio para toda a família.

Gostou das dicas? Alguma delas já fazia parte da sua rotina? Esperamos que este conteúdo ajude você a fazer simples mudanças para que aprenda, cada vez mais, como ter qualidade de vida. Aos poucos, verá que a combinação de todos os passos proporcionará resultados ainda melhores.

Ainda não acompanha a gente nas redes sociais? Aproveite para conferir o nosso canal no YouTube e para seguir os perfis no Facebook e no Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.