organização financeira

Organização financeira: o que fazer para sobrar um dinheirinho no final do mês?

Pode até parecer difícil economizar algum dinheiro para a realização de um grande projeto, como a construção de uma casa, por exemplo. Mas com planejamento e disciplina é possível chegar ao final do mês com algum recurso para guardar.

Porém, a organização financeira que vai permitir esta economia exige a mudança de alguns hábitos e também uma série de sacrifícios. Neste post, separamos dicas de práticas que podem ajudar a quem quer economizar. Avalie quais delas podem ser adotadas em sua casa agora mesmo. Talvez você descubra que poupar não é algo tão difícil como sempre pensou!

Registre todos os seus gastos

A maioria das pessoas que tem as finanças desorganizadas não faz ideia de quanto ou como gasta o seu dinheiro. À medida que transcorre o mês, ela vai pagando contas e fazendo despesas de forma automática, sem pensar muito a respeito.

O primeiro passo para tentar organizar suas finanças e conseguir economizar é justamente ter controle sobre suas despesas. Uma medida simples, mas eficaz para isso é anotar os gastos de toda a família para saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro.

Mas, para que essa medida realmente funcione, é preciso registrar absolutamente tudo. Desde os maiores e mais importantes gastos, como o aluguel e as contas de água e luz, por exemplo, até as menores despesas, como o lanche do shopping no final de semana. Somente dessa forma você poderá identificar o que é essencial e o que pode ser eliminado entre as suas despesas.

Estabeleça metas

Controlar as despesas é importante, mas é apenas um primeiro passo. Para economizar o suficiente para realizar um investimento como a construção de uma casa, é preciso estabelecer metas, definir um objetivo financeiro.

Você pode começar com metas modestas, como diminuir 15% da conta de luz ou economizar uma pequena parte da sua renda todo o mês. Com o tempo, quando aumentar sua disciplina, pode ousar um pouco mais nos seus objetivos.

Se você escolher, por exemplo, o tipo de casa que deseja construir, poderá quantificar a economia que precisa fazer. Assim, você estabelece um valor que deve guardar todo o mês para atingir este objetivo em um determinado tempo.

Estabelecida uma meta de economia, o desafio será manter a disciplina e o foco para alcançar aquele objetivo.

Elimine os gastos supérfluos

Realizar um grande sonho como o de ter o seu próprio imóvel é uma jornada que exige alguns sacrifícios. E um deles é abrir mão de pequenos gastos que podem gerar satisfação momentânea, mas que comprometem o seu planejamento financeiro.

São pequenos hábitos que somados fazem uma grande diferença como as refeições feitas fora de casa ou as compras feitas por impulso no supermercado. Quando você estiver praticando o primeiro item da nossa lista (registrar todos os seus gastos), você poderá mensurar o quanto estas pequenas despesas pesam em seu orçamento mensal.

Gaste menos do que ganha

Embora essa dica pareça uma obviedade, muita gente tem dificuldade de seguir esta norma. É comum que as pessoas gastem todo o salário do mês e boa parte da remuneração do mês seguinte com gastos no cartão de crédito ou cheque pré-datado, por exemplo.

Dessa forma, entra-se em um círculo vicioso que mantém suas finanças continuamente comprometidas. Quando recebe o salário, boa parte dele se destina ao pagamento das despesas do mês anterior. Se você se encontra nesta situação é preciso interromper essa rotina para poder gerenciar melhor o dinheiro que vem para o seu bolso.

Busque alternativas para incrementar sua renda

Tão importante quanto controlar as suas despesas é buscar formas de reforçar a renda da família. Se você tiver seus gastos sob controle e encontra uma nova fonte de recursos, todo o dinheiro extra que entra pode ser destinado à realização do seu objetivo maior.

É claro que a situação econômica que vivemos parece não deixar brechas para que se incremente a renda. Mas às vezes esse reforço pode estar mais próximo do que imaginamos. É preciso ficar atento às oportunidades que possam surgir.

Renegocie suas dívidas

Um dos grandes gargalos da organização financeira de uma família são as dívidas que ela acumula. Muitas vezes, um crédito fácil que pode ajudar a resolver um problema momentâneo se transforma em uma verdadeira bola de neve que parece nunca ter fim. Os juros do cartão de crédito ou do cheque especial são alguns dos grandes inimigos do controle das finanças.

Se você tem alguma dívida deste tipo – que quanto mais se paga, mais cresce – a primeira medida deve ser buscar a renegociação. Além de revisar os juros cobrados, sempre é possível negociar maneiras de fazer o pagamento de forma facilitada.

Se possível, tente quitar as dívidas à vista, acertando com seus credores um bom desconto. Se não for possível renegocie. Busque uma redução dos juros para que a dívida pare de crescer. E se esforce para não atrasar os pagamentos, pois isso funciona como fermento, fazendo o bolo de débitos crescer.

Tenha uma reserva

As emergências são outro vilão da organização financeira. Por vezes, até se consegue controlar as despesas e guardar algum dinheiro no final do mês. Mas aí acontece algum imprevisto e você não apenas perde o que já guardou, mas também se endivida mais para resolver o problema.

Se você conseguir separar uma reserva para emergências, nunca será pego desprevenido e o risco de comprometer suas economias será menor. Essa reserva não precisa ser feita com uma parcela grande da sua renda. Mas é importante que você tenha disciplina para separar, todo o mês, uma pequena quantia para eventuais despesas extras.

Essas são algumas dicas fundamentais para quem deseja ter uma boa organização financeira. Trata-se de uma importante mudança de hábitos que pode não ser tão fácil, mas é essencial para realizar seus sonhos, como ter sua própria casa.

Agora que você já sabe o que precisa fazer para economizar, que tal ter acesso a mais dicas sobre o assunto? Para isso, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.