livros de educação financeira

6 livros de educação financeira que você precisa ler

Tanto a literatura brasileira quanto a estrangeira contemplam livros de educação financeira de fama mundial. Por meio dessas obras, podemos extrair dicas, conselhos e melhores práticas cotidianas para aprender a lidar e cuidar do nosso dinheiro.

O brasileiro não tem a cultura de se preocupar com a organização da vida financeira, sendo que nem mesmo nas escolas aprendemos a lidar com o nosso dinheiro. O resultado disso são os altos níveis de inadimplência e o fim do mês sempre no vermelho.

Para mudar essa situação e começar a ter domínio sobre os seus ganhos e gastos, confira 6 livros com valiosos ensinamentos sobre independência e educação financeira.

1. Pai Rico, Pai Pobre — Robert Kiyosaki

Sem sombra de dúvidas, Pai Rico, Pai Pobre é uma das obras mais conhecidas quando falamos sobre disciplina e sobre e controle do nosso dinheiro. Robert Kiyosaki é havaiano e autor de diversos livros sobre educação financeira. 

Além disso, é um grande defensor de que os ensinamentos sobre a importância da educação financeira e como cuidar do dinheiro devem fazer parte das pessoas desde a grade escolar na infância.

Pai Rico, Pai Pobre foi lançado em 1997 e ficou na lista de best-sellers por muito tempo. Esse livro, que foi co-produzido e organizado por Sharon L. Lechter, toma a postura de que a melhor maneira para ser financeiramente independente é se tornando patrão, ou seja, empreendedor.

Para isso, Robert descreve a sua formação e o que aprendeu sendo criado por dois pais, sendo um rico e um pobre. Ao longo da obra, você confere ensinamentos sobre acontecimentos cotidianos que podem ser resolvidos com organização financeira e a diferença de pensamentos entre um pobre e um rico.

2. Os Segredos da Mente Milionária — Harv T. Eker

Harv T. Eker é um autor e palestrante canadense que ficou conhecido por suas teorias e dicas sobre motivação e riqueza. Segundo ele, existem atitudes mentais que facilitam o nosso enriquecimento, como um planejamento financeiro que altere a nossa forma de enxergar o dinheiro.

Na obra, Os Segredos da Mente Milionária, que foi lançada em 2015, Harv ensina quais são essas ações que auxiliam a riqueza e como substituir pensamentos e uma mentalidade destrutiva para se tornar um verdadeiro milionário. Entre os capítulos, você acompanhará 17 maneiras de pensar e agir que diferem os ricos dos demais. Alguns dos ensinamentos são:

  • se você não controla o seu dinheiro, ele controla você;
  • o dinheiro jamais trará felicidade;
  • os gastos têm mais relação com a sua falta de satisfação do que com o que está comprando.

3. O Investidor Inteligente — Benjamin Graham

Benjamin Graham (1894 – 1976) é considerado o pai da estratégia buy and hold, muito utilizada até os dias de hoje em investimentos de ações. Com diversos livros de educação financeira e aplicações em seu currículo, Benjamin lançou O Investidor Inteligente no ano de 1949, sendo que essa obra foi indicada pelo bilionário Warren Buffett como sendo o manual que influenciou o seu enriquecimento.

No livro, você aprende as principais práticas e estratégias de sucesso para lidar com o mercado de ações, de maneira que possa aumentar o seu patrimônio por meio de investimentos. Entre os tópicos, aprenderá como adquirir as melhores ações, como lidar com a inflação e as flutuações da economia, entre outros ensinamentos que o levarão a se tornar um investidor inteligente.

4. A Nova Regra do Jogo — Rafael Paschoarelli

A Nova Regra do Jogo revela segredos e práticas que os bancos, as lojas e estabelecimentos comerciais utilizam para se aproveitar da falta de informações e educação financeira da população e se tornarem lucrativas com isso.

Rafael Paschoarelli, que é professor de finanças no Departamento de Administração da FEA/USP e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, reforça que, muitas vezes, somos passados para trás financeiramente porque somos leigos em relação ao nosso dinheiro e que, por isso, não conseguimos nos proteger contra negociadores sem escrúpulos.

5. Do Mil ao Milhão Sem Cortar o Cafezinho — Thiago Nigro

Thiago Nigro é a mente por detrás do famoso blog e canal no YouTube “O Primo Rico”. O autor se tornou educador financeiro aos 26 anos, mesmo ano em que vendeu sua porção de 1 milhão de reais da empresa M. Nigro, de que era proprietário.

Em 2018, Thiago lançou o livro de educação financeira Do Mil ao Milhão Sem Cortar o Cafezinho. A proposta da obra é ensinar como os seus leitores podem se tornar financeiramente independentes por meio de três etapas:

  • gastar o dinheiro adequadamente;
  • investir de forma inteligente e rentável;
  • aumentar a renda.

Em alguns momentos, você perceberá uma linguagem mais técnica no livro, no entanto, todos os termos são bem explicados e acessíveis. Além das atitudes para se tornar financeiramente independente, Thiago Nigro descreve, com detalhes, as opções mais vantajosas e seguras de investimentos para diversificação da sua carteira.

6. Quem Pensa Enriquece — Napoleon Hill

Napoleon Hill (1889 – 1970) foi assessor do ex presidente Franklin Roosevelt e dedicou mais de 20 anos de sua vida para estudar, entrevistar e entender os comportamentos dos 500 milionários mais importantes do mundo de sua época. O principal ensinamento que ele deixou foi :“O que a mente do homem pode acreditar, pode ser alcançado”.

Na obra Quem Pensa Enriquece (1973), que também está na lista de livros de educação financeira, Hill descreve as principais características comuns entre os milionários e os passos para se tornar um. Entre eles:

  • fixe e pense na quantidade exata de dinheiro que você precisa e deseja;
  • defina datas de quando você precisa ter esse dinheiro;
  • desenvolva um plano de ação para alcançar esse valor;
  • leia esse planejamento em voz alta pela manhã e pela noite, todos os dias.

Napoleon reforça que sonhar e desejar é o primeiro passo para alcançar os seus objetivos. No entanto, é preciso sair do lugar e não somente ficar almejando o dinheiro, ou seus desejos permanecerão sonhos e nunca serão realidades.

Com muita disciplina, planejamento e auxílio de bons autores e livros de educação financeira, é possível se tornar um investidor, mesmo não sendo milionário, e ter a tão sonhada independência financeira. No entanto, é necessário ter sempre os seus objetivos em mente e aprender a juntar, poupar e cortar gastos supérfluos.

Agora, compartilhe essa lista nas suas redes sociais e ajude os seus amigos e seguidores a cuidarem do próprio dinheiro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.