decoração de sala simples e barata

6 ideias para uma decoração de sala simples e barata

Por funcionarem como cartões de visita das residências, as áreas sociais pedem um capricho maior no projeto de interiores. O problema é que nem sempre há orçamento disponível para atualizar os espaços. Nesses casos, uma boa alternativa é buscar ideias com foco em decoração de sala simples e barata.

Muitas soluções têm custo baixo e podem transformar completamente o visual desse cômodo. Portanto, se você não pretende contratar um decorador no momento, fique de olho nas dicas que listamos para alterar tudo sem gastos excessivos!

1. Usar papel ou adesivo nas paredes

Difícil pensar em ideias econômicas sem lembrar desses materiais. A parte positiva é que, por serem aplicados nas paredes, conseguem alterar o estilo de todo o ambiente de uma só vez. Existem muitas opções disponíveis no mercado, para todos os gostos, estilos e bolsos.

Os papéis com estampas variadas são perfeitos para cobrir paredes inteiras ou partes específicas delas. Você pode usá-los para compor um painel de TV ou para cobrir fundos de nichos presentes na sala. É uma ótima alternativa a outros tipos de revestimentos pela facilidade de instalar e de remover.

Há também adesivos que fazem a função de papel de parede, com fácil aplicação, e outros em forma de figuras com contornos bem delimitados, como árvores, pássaros, frases e até azulejos. É possível encontrar versões que simulam até o efeito do quadro negro, o que permite escrever e desenhar com giz.

2. Otimizar o espaço com prateleiras

Itens de mobiliário, em geral, são ótimas peças para atualizar o visual dos ambientes. O ponto negativo é que costumam demandar um alto valor de investimento. Assim, se a finalidade é gastar pouco, compensa buscar peças que tenham preço mais baixo nas lojas.

As prateleiras são bons exemplos porque consistem em placas simples de madeira, acrílico, vidro ou outro material. Apesar da simplicidade, elas são muito versáteis e permitem apoiar uma série de objetos que costumam ser mantidos na sala: livros, quadros, esculturas, arranjos de flores etc.

Nichos e ganchos têm função semelhante e também são baratos. Você pode combiná-los às prateleiras para pendurar pertences dos moradores e das visitas. Com esses elementos, o ambiente não ficará apenas mais bonito e atrativo, mas devidamente organizado. Uma boa opção para se inspirar e pensar na otimização do espaço é visitar um apartamento decorado, onde é possível conhecer soluções de decoração que podem ser úteis para a sua casa e estilo.

3. Customizar artigos ornamentais

O conceito de sustentabilidade está entre as tendências de decoração e permanecerá em alta por alguns anos. Sendo assim, por que não tirar proveito do que você já tem para criar novas peças? É uma ótima oportunidade de testar suas habilidades com o artesanato e outras técnicas.

Uma alternativa simples é reaproveitar potes de vidro de conserva para compor ornamentos para a sala. Você pode preenchê-los com substrato e suculentas para obter terrários personalizados. Outra opção é enchê-los de flores secas ou de cascas aromáticas (como a canela) para decorar e perfumar o ambiente.

Se na sua cidade há comércios que doam caixotes de madeira, que tal transformar essas estruturas em itens funcionais? Basta lixá-las e cobri-las com verniz para dar um bom acabamento. Os caixotes prontos podem servir como mesa de centro ou de canto, além de abrigar objetos em seu interior.

4. Intercalar os modelos dos tecidos

Essa é uma excelente dica de decoração de sala simples e barata por demandar pouco investimento. Assim como os quartos, esse cômodo costuma ter várias peças de tecido. Elas são representadas pelas cortinas (com ou sem bandô), tapetes, capas de almofadas e de sofás.

Por conta dessa variedade, é interessante que você sempre troque todos os tecidos ao mesmo tempo. Nesse processo, procure combinar as cores e as estampas das peças para deixar o visual harmônico. É uma ótima forma de atualizar a aparência da sala sem precisar incluir novos elementos.

Outra dica legal é adequar o tipo de tecido à época do ano para deixar o espaço mais agradável e promover sensação de bem-estar. Se for inverno, por exemplo, aposte em peças de veludo, plush e com fibras felpudas. No verão, elas podem ser substituídas por itens de poliéster, linha fina e algodão.

5. Incluir um toque de natureza

Difícil encontrar uma residência que não tenha pelo menos um exemplar de espécie vegetal. Seja um pequeno vaso florido ou uma horta verticalizada, os benefícios de manter plantas em casa são diversos: a decoração fica mais bonita, o espaço ganha vida e a sensação de frescor é garantida.

Assim, se a sua sala recebe bastante luz natural e ventilação, uma boa estratégia para atualizá-la é adicionar um toque de verde sobre os móveis, nas paredes ou no piso. Isso pode ser feito com a combinação de folhagens em tons variados, como samambaias, zamioculcas e pacovás.

Quanto mais variadas forem as plantas, mais interessante ficará o conjunto. Se sobrar um dinheirinho no fim do mês, vale a pena investir em suportes com diferentes alturas para apoiar os vasos. Ao dispor esses recursos lado a lado em um canto da sala, você terá uma bela atmosfera urban jungle (selva urbana).

6. Renovar móveis antigos

Você não precisa substituir os móveis sempre que aparentarem algum defeito ou desgaste. Em muitos casos, uma simples reforma é suficiente para deixá-los com cara nova. O processo de reparo também pode ser aproveitado para mudar o estilo da peça, caso esse seja um desejo da família.

Veja algumas possibilidades para renovar modelos antigos.

Pintura ou aplicação de verniz

Que tal uma camada de tinta para atualizar o visual da sua mesa de centro ou aparador? Cores neutras, como branco, bege e cinza, são perfeitas para um efeito moderno ou minimalista.

Já os tons vibrantes e chamativos funcionam melhor quando o objetivo é apostar em um estilo decorativo alegre, como o vintage. Nesse caso, não hesite em pintar uma peça de vermelho, amarelo ou turquesa.

Quem curte uma reforma mais discreta pode substituir a pintura por lixamento seguido da aplicação de verniz. A técnica é ideal para móveis de madeira, porque destaca as características desse material.

Troca do estofamento ou do tecido

Sofás, pufes e poltronas são comuns em salas de estar e têm como característica básica o estofamento. Por isso, uma alternativa para renovar essas peças é trocar o forro ou o tecido que cobre a espuma interna.

Vale substituir tramas mais ásperas por tecidos mais suaves, bem como atualizar um tecido estampado com um modelo em cor sólida. As possibilidades são diversas e você terá móveis incríveis para valorizar o ambiente.

Viu como é possível encontrar ideias para uma decoração de sala simples e barata? O próximo passo é escolher as soluções que mais têm a ver com as mudanças desejadas e colocar a mão na massa. Temos certeza de que o espaço terá uma nova cara após essa intervenção.

Agora, se o seu objetivo é substituir algumas peças de mobiliário, não deixe de conferir nossas dicas para acertar na escolha dos novos móveis!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.