saiba como organizar sua vida financeira

Como Organizar sua Vida Financeira Para Comprar um Imóvel?

Se você sonha em comprar um imóvel, é importante saber como organizar sua vida financeira. Afinal, não se trata de uma aquisição barata. Aliás, é bem provável que essa seja a aquisição mais custosa que você fará.

Então, para garantir que tudo ocorra da melhor forma, vale a pena se preparar. Confira estas dicas para você começar a se planejar e realizar o seu grande sonho!

Como organizar sua vida financeira — veja este passo a passo?

Saber como organizar sua vida financeira e, principalmente, colocar as ações em prática não é tão simples. Porém, se você fizer isso, colherá ótimos frutos. Além de poder comprar um imóvel, ainda poderá viver de forma mais tranquila e realizar outros planos. 

Livre-se das dívidas

O primeiro passo é se livrar das dívidas, até porque muitos bancos não aprovam o financiamento de quem tem o nome negativado.   

Independentemente disso, não ter pendências financeiras ajudará você a se organizar melhor e honrar com o pagamento do imóvel. Então, se possível, pague outras contas antes, como a prestação do veículo ou uma 

Separe parte da renda

Economizar uma parte da sua renda é fundamental para montar a sua entrada. Vale lembrar que, quanto maior for o valor entregue no começo, menor será o montante financiado e as prestações. 

Desse modo, observe os seus gastos financeiros e veja onde pode economizar. Para facilitar, você até pode usar aplicativos para fazer o controle dos gastos.

A partir disso, você pode definir, por exemplo, deixar de andar de ir trabalhar de carro todos os dias ou consumir algum produto. Mesmo que sejam pequenas despesas, quando são calculadas, elas podem fazer a diferença para quem quer saber como organizar sua vida financeira. 

Evite deixar o dinheiro parado

Tão prejudicial quanto gastar todo o dinheiro que recebe é deixá-lo parado na conta corrente. Afinal, ele perde o valor ao longo do tempo, por causa da inflação. 

A melhor forma de evitar isso é por meio dos investimentos para o médio e longo prazo. A boa notícia é que hoje existem várias aplicações para quem quer ter rendimentos maiores do que a poupança, sem correr riscos. 

Então, se você não tem tempo para estudar o mercado e/ou não quer investir em renda variável, é interessante buscar alternativas como CDB, LC e muitas outras. 
Quer saber mais sobre como se preparar para comprar um imóvel? Então, veja os artigos da Construtora União sobre financiamento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.