imposto de renda

Como Declarar a Compra do seu Apê no Imposto de Renda?

Está se aproximando uma data que gera muitas dúvidas dos brasileiros: o dia de declarar o Imposto de Renda. Em 2021, o prazo será até o dia 31 de abril. 

Para quem realizou alguma movimentação diferente no ano passado, é normal ter um pouco mais de insegurança. Se você comprar um apartamento, é necessário informar à Receita Federal. Mas como verá neste artigo, não há motivos para preocupação. Veja como fazer!

Passo a passo para declarar o apartamento no Imposto de Renda

Mesmo que você nunca tenha adquirido outro imóvel ou tenha muita experiência com a declaração de Imposto de Renda, este passo irá ajudar você. Veja só o que é necessário fazer: 

Ficha bens e direitos

A primeira etapa é clicar na ficha “Bens e Direitos”. Cada tipo de imóvel possui um código no sistema, sendo que o de apartamentos é 11. 

Discriminação

No campo discriminação, você deverá incluir o máximo de informações sobre o imóvel que adquiriu. Vale notar que não basta escrever, é preciso apresentar a documentação, como contrato, recibo de pagamentos, etc.

Valor informado

Os valores declarados são aqueles que você realmente pagou até o último dia do ano de 2020. Então, se você financiou o seu apartamento, isso precisa ser especificado – e você irá informar o que pagou até aquele momento e não o valor total do imóvel.

Obrigatoriedade da declaração

Caso a sua renda não atinja o mínimo para que a declaração seja obrigatória, você só deverá informar a compra do imóvel se o custo dele for superior a R$ 300 mil. Porém, se você já precisar fazer o Imposto de Renda de qualquer forma, então, a aquisição precisará ser informada. 

Por que preencher corretamente a dentro do prazo?

Muitos contribuintes negligenciam e deixam para fazer o Imposto de Renda no último dia. Além de você correr o risco de encontrar o sistema sobrecarregado, pode ser que tenha algum problema e não consiga enviar a declaração. 

Ainda que seja uma burocracia que ninguém deseja fazer, é importante tomar cuidado. Quem não informar corretamente à Receita Federal sobre as movimentações financeiras realizadas, quando é necessário fazer, pode estar sujeito a pagamentos de multas. 

Então, não perca tempo. Reúna os documentos que possui da compra do seu imóvel e tire alguns minutos para cumprir com o seu dever. 

Acesse aqui para saber mais sobre financiamento imobiliário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.