apartamento pronto ou na planta

Apartamento na planta ou pronto: saiba qual a melhor opção para você

Quando chega a hora de adquirir o seu imóvel próprio, aparece também uma dúvida bastante comum: comprar apartamento pronto ou na planta?

Como não há uma resposta objetiva e definitiva para essa pergunta, uma vez que cada pessoa tem suas necessidades e demandas, preparamos este post comparando as vantagens de cada negócio para ajudar você a definir qual é a melhor opção. Confira!

Vantagens de comprar apartamento na planta

Quem opta por adquirir um imóvel ainda na planta realiza uma espécie de parceria com a construtora, já que ajuda a financiar a própria obra e concluir o empreendimento.

Confira as vantagens desse modelo de negócio.

Melhor valor

Um imóvel adquirido na planta geralmente custa menos do que um finalizado. O próprio risco de adquirir um bem que ainda não existe faz com que o valor seja mais em conta.

Além disso, enquanto o apartamento não é entregue, o comprador paga parcelas baixas, sobre as quais não incidem juros, apenas um ajuste referente ao INCC, que mede a inflação do setor de construção.

Entrada parcelada

O imóvel na planta é adquirido diretamente com as construtoras, que costumam ser mais flexíveis do que os bancos na negociação com os compradores. Dessa forma é possível obter melhores condições, especialmente na entrada do negócio.

É possível parcelar esse primeiro pagamento, o que faz uma grande diferença na montagem financeira do negócio.

Valorização do imóvel

Além do valor mais em conta, quem compra um imóvel ainda na planta aproveita a sua valorização, que é visível assim que a obra é concluída e as chaves do apartamento são entregues.

Em alguns casos, essa valorização imediata pode chegar aos 30% do valor pago, transformando a sua compra em um excelente investimento.

Unidade nova

Quem opta por um imóvel na planta está adquirindo um apartamento novo, nunca usado, construído com base em um projeto moderno, adequado às necessidades das famílias contemporâneas.

Isso é um diferencial tanto em relação a espaço físico quanto a questões de infraestrutura da unidade, como rede de energia elétrica, tomadas USB etc.

Facilidades com a documentação

Ao adquirir um imóvel uma casa ou apartamento ainda na planta, o comprador negocia diretamente com a construtora, sem envolver terceiros, e isso costuma simplificar a transação.

Além disso, as demandas referentes à documentação do negócio também são mais simples, já que não envolvem um contrato definitivo e sim uma promessa de compra e venda.

Possibilidade de customização

Adquirindo um apartamento na planta, o comprador tem a oportunidade de customizar alguns itens da sua unidade ainda durante a obra, o que pode ser mais prático e mais barato.

Pisos, metais e demais acabamentos estão entre os itens que podem ser escolhidos e instalados antes da conclusão da obra.

Desvantagens de comprar apartamento na planta

Alguns fatores precisam ser levados em conta no momento de decidir por comprar um imóvel na planta. Confira quais são eles.

Tempo para receber o imóvel

Ao comprar um imóvel na planta, é preciso ter em mente o tempo para a conclusão da obra, a regularização do empreendimento, com sua posterior liberação para ocupação.

Nesse tempo, o comprador precisará manter um segundo imóvel para sua moradia, o que representa um custo que deve ser considerado no planejamento do negócio.

Riscos de atrasos ou interrupção da obra

Embora seja possível e recomendável ao comprador cercar-se de seguranças sobre o negócio, sempre há algum risco de atrasos na obra, o que pode atrapalhar os planos.

Para evitar isso, é importante pesquisar o histórico da construtora sobre um eventual histórico de atrasos ou paralisação das obras a fim de minimizar esse risco.

Vantagens de comprar apartamento pronto

Quem compra um apartamento pronto pode visitar o imóvel antes de fechar o negócio, conhecendo a unidade in loco e não por meio de plantas ou maquetes. Veja as vantagens desse negócio.

Entrega imediata

O imóvel pronto, obviamente, já está concluído e disponível para ser ocupado logo que o negócio é efetivado. Para quem não tem condições de manter um aluguel enquanto aguarda pela conclusão do imóvel novo e precisa ocupar o imóvel imediatamente, esse é um fator determinante.

Porém, como dissemos, o que se paga pelo imóvel na planta antes da conclusão costuma ser um valor mais baixo.

Possibilidade de visitar o imóvel

Quem compra um imóvel pronto tem a possibilidade de visitá-lo quantas vezes achar necessário antes de fechar o negócio e visualizar o espaço disponível, além das suas reais condições.

Ao adquirir um apartamento ainda em fase de construção, você terá como base apenas plantas e projeções em três dimensões.

Desvantagens de comprar apartamento pronto

Imóveis prontos também apresentam algumas desvantagens em comparação com aqueles ainda na planta. Veja algumas delas.

Entrada mais elevada

Uma desvantagem de adquirir um imóvel já pronto diz respeito à entrada que precisa ser paga no negócio. Isso porque a grande maioria dos financiamentos depende do pagamento de um valor maior de entrada.

A entrada exigida pelos bancos para realizar o financiamento pode chegar a 30% do valor do imóvel. Ao contrário do que ocorre na compra do imóvel na planta, esse montante não pode ser parcelado. Mesmo com a possibilidade de utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) neste pagamento, o valor pode ser elevado para o comprador.

Necessidade de eventuais reformas

Um imóvel pronto e já usado pode exigir reformas e obras de manutenção antes de se encontrar nas condições desejadas pelo comprador para sua ocupação. Antes de fechar o negócio é fundamental avaliar com atenção as condições do imóvel para identificar eventuais reparos necessários.

Essas obras podem pesar no orçamento e tornar o negócio mais oneroso do que o previsto inicialmente.

Essas são as principais diferenças entre comprar um apartamento pronto ou na planta. A decisão do melhor negócio depende das suas condições e necessidades. Nos imóveis na planta, é importante conhecer bem a empresa responsável pelo projeto.

Que tal agora aproveitar para conhecer os empreendimentos da Construtora União? Você pode ainda entrar em contato com nossa equipe para obter mais detalhes e definir o melhor negócio para você.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.