como escolher uma construtora

Como escolher uma construtora boa e confiável?

Ao decidir comprar um apartamento, os empreendimentos na planta são uma ótima alternativa para quem busca qualidade por um ótimo custo-benefício ou deseja ter imóveis como investimento. Porém, essa opção torna fundamental saber como escolher uma construtora de confiança.

Um apartamento mal projetado ou contratempos relacionados às obras podem fazer com que a aquisição traga dores de cabeça e se torne um verdadeiro problema. Assim, a escolha da empresa responsável pelo empreendimento é um cuidado importante para garantir o melhor investimento e ter a certeza de que o imóvel será entregue de acordo com as indicações previstas no contrato.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais dicas sobre como escolher uma construtora boa e confiável na hora de adquirir o seu apartamento. Confira!

Confira o tempo de mercado

Pesquise a quanto tempo a construtora atua no mercado. Os anos de experiência são fundamentais para garantir imóveis de qualidade e projetos desenvolvidos da melhor forma, além de trazer mais segurança para o comprador. 

Isso acontece porque empresas que não cumprem o que prometem ou oferecem um atendimento de má qualidade tendem a perder clientes ao longo do tempo, forçando o encerramento das atividades.

Como consequência, uma construtora que tem anos de atuação e um histórico de crescimento, têm mais chances de ser realmente confiável no momento de investir em um imóvel.

Veja a reputação a construtora

Para complementar, pesquise a reputação da construtora e o histórico com os clientes. Esse é um cuidado importante para ter certeza de que, com o passar dos anos, a empresa continua prezando pela qualidade das entregas e o cumprimento dos contratos.

Converse com pessoas conhecidas para ver se eles conhecem o trabalho e invista nas ferramentas online: os motores de busca, como o Google, e as redes sociais são ótimas opções. Ao pesquisar o nome da empresa, você pode encontrar reclamações feitas pelos clientes, notícias sobre empreendimentos entregues e atrasos ou, até mesmo, informações sobre demandas judiciais.

Em complemento, os perfis nas redes sociais permitem uma interação direta com os clientes, trazendo avaliações, feedbacks e dados importantes para que você verifique se eles ficaram satisfeitos. Nessa pesquisa, você também terá acesso aos posicionamentos da empresa diante de problemas, para ver se eles ofereceram soluções e como foi o posicionamento diante da situação.

Pesquise a saúde financeira do negócio

Pode até parecer estranho pensar nisso, mas esse é um cuidado importante para quem deseja saber como escolher uma construtora realmente confiável. Problemas financeiros podem atrapalhar o cronograma de entrega, fazer com a empresa opte por mudanças na qualidade dos itens usados na obra ou, até mesmo, resultar no abandono do projeto.

Todas as situações trazem prejuízos para os compradores, mas podem ser evitadas ao pesquisar como está a saúde financeira do negócio. Consultas ao CNPJ da empresa ou solicitar documentos como certidões negativas de dívidas e de ações judiciais são algumas atitudes para verificar esse ponto. Você pode contar com auxílio profissional, se achar necessário.

Ao analisar essa documentação, aproveite para solicitar todas as licenças necessárias para a construção, a fim de garantir que o empreendimento já tem as autorizações exigidas e evitar surpresas, como atrasos no início das obras devido a pendências com os documentos.

Visite outros empreendimentos

Uma das grandes preocupações ao comprar um imóvel na planta é a impossibilidade de visitá-lo para realmente compreender as suas características. Nesses casos, uma dica que pode ajudar a escolher uma construtora é visitar outros empreendimentos entregues.

Cada construção é única, mas existem projetos que são desenvolvidos com pontos em comum, permitindo que você tenha uma noção mais próxima do que será entregue. Além disso, essa é uma forma de observar os materiais usados, a qualidade do acabamento e outros detalhes sobre o empreendimento.

Se possível, aproveite para conversar com pessoas que morem nos apartamentos. Elas podem repassar informações sobre a experiência com a construtora e falar um pouco sobre a sua satisfação com o imóvel comprado.

Confira os detalhes dos projetos

Exceto quando o projeto já está em fase final, com um modelo de apartamento decorado, você realmente não tem como conferir como será, de fato, o imóvel adquirido. Então, ao escolher uma construtora, é preciso redobrar a atenção ao analisar o projeto. Observe as metragens indicadas, a disposição dos cômodos, área de lazer e demais informações.

Se o empreendimento contar com uma maquete, vale a pena analisá-la para ter uma ideia de como será a construção finalizada. O memorial descritivo também é fundamental, pois traz todas as características da construção, por exemplo:

  • estrutura;
  • etapas da construção;
  • acabamentos utilizados;
  • marca dos materiais usados;
  • detalhes sobre instalações elétricas e hidráulicas.

Inclusive, esse é um documento complementar ao contrato de compra e venda e deve estar registrado no cartório de Registro de Imóveis competente. Exatamente por isso, ele traz mais segurança na compra, além de vincular a construtora, trazendo mais segurança ao comprador em relação ao que será entregue.

Analise a qualidade do atendimento

Ao comprar um imóvel na planta você terá que aguardar um período para, enfim, receber o tão sonhado apartamento. Isso significa que durante esse tempo, você precisará entrar em contato com a construtora em diversas oportunidades para quitar valores referentes ao projeto, esclarecer dúvidas sobre o imóvel ou acertar outros detalhes sobre a aquisição, por exemplo.

Portanto, avalie com atenção como é o atendimento oferecido, se eles são atenciosos e preparados para esclarecer todas as suas dúvidas. Veja quais são os canais de comunicação ofertados e o tempo de retorno, quando não for possível ser atendido no momento de seu interesse.

Uma construtora de confiança, com certeza, se preocupa em oferecer um atendimento de excelência aos clientes e valorizar esse relacionamento. Então, observe com atenção como é o tratamento dispensado a você e aos outros interessados nos empreendimentos sempre que tiver oportunidade.

Pronto! Agora que você já sabe como escolher uma construtora boa e confiável, analise todas as informações e faça um comparativo para encontrar a melhor opção. A Construtora União, por exemplo, tem mais de 35 anos de mercado, reconhecida pela credibilidade e pelos empreendimentos de qualidade entregue aos clientes.

Então, gostou deste post? Se você está em busca do imóvel ideal para a sua família, entre em contato conosco e conheça os nossos empreendimentos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.