investimento a longo prazo

A importância do investimento a longo prazo para a sua família

Consegue enxergar você e a sua família nos seus próximos 5, 10 ou 20 anos? Ter a oportunidade de prever o futuro pode parecer algo um pouco complicado, entretanto, é possível com um bom planejamento. Realizar investimentos a longo prazo permite que possamos alcançar os nossos principais sonhos sem precisar abdicar de outras coisas que fazem parte do estilo de vida.

É justamente por esse motivo que algumas pessoas buscam maneiras de realizar aplicações financeiras com um tempo maior. Seja para conseguir comprar a tão sonhada casa ou apartamento de frente ao mar, uma grande viagem com todos os filhos ou, até mesmo, mudar de cidade.

Criar um planejamento financeiro pessoal é o passo inicial e fundamental após identificar o objetivo a ser seguido. E, para isso, no mercado existem diferentes maneiras de conseguir realizar essa importante prática.

Entretanto, como devem ser realizados investimentos a longo prazo de maneira correta? Quais são as opções que devem ser analisadas? Se você quer entender melhor a importância de buscar maneiras de alcançar um sonho seu e da sua família, confira a leitura deste artigo! 

O que é um investimento a longo prazo?

Não existe necessariamente uma definição correta do que é um investimento realizado a longo prazo. Essa modalidade pode envolver ações que requerem no mínimo um ano para começar a gerar algum retorno para seu investidor. Entretanto, vale considerar a estratégia e o objetivo final para essa validação.

Levamos essa avaliação para aqueles que, de alguma maneira, precisam realizar alguma ação que requer um investimento alto e a receita atual não é compatível para a execução desse projeto de vida. Outras possibilidades são aquelas pessoas que, ao chegar na aposentadoria, não querem depender apenas da previdência ou para quem pensa nos filhos ainda jovens e querem criar uma receita futura para eles ao chegarem na fase adulta.

No mercado podemos encontrar diferentes formas para conseguir aumentar seu patrimônio em um maior período, seja como bolsa de valores, renda fixa ou até mesmo a boa e velha poupança. Cada um deve ser analisado de acordo com o seu potencial para nutrir o investimento e também, novamente, o fim que aquela rentabilidade vai gerar.

Qual a importância do investimento a longo prazo?

O período atual é contemplado por inconstâncias e promete trazer diversas surpresas para o futuro. Afinal, quando iríamos imaginar que um vírus em um continente oposto ao nosso causaria tanto impacto e demandaria uma reserva financeira? 

E é justamente visando esse cenário que se torna fundamental termos uma visão a longo prazo, blindada de impactos externos que podem afetar o nosso padrão de vida. Entretanto, pensar em criar uma rentabilidade para um futuro mais distante vai muito além de apenas precaução. Pode ser encarado como uma forma de realização de sonhos.

Para que você possa entender por que é tão importante construir agora mesmo uma reserva financeira, trouxemos alguns dos principais retornos que devem ser obtidos ao trazer essa prática para sua vida. Confira!

Educação financeira

Não é à toa que colocamos esse tema como o primeiro a ser apresentado para tornar clara a importância de investimentos a longo prazo. A gestão financeira pessoal tem um grande papel hoje na nossa vida, uma vez toda ela está relacionada com as nossas receitas e despesas.

O tema já ganhou tanta relevância que em alguns países — entre eles, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Israel e Alemanha — é disciplina da grade curricular infantil. Ao trabalhar o tema desde a infância, as crianças entendem a importância de utilizar seu dinheiro de maneira mais responsável.

Mais segurança

Muito ligada à educação financeira tratada no item anterior, a reserva financeira possibilita que soframos menos o impacto de fatores externos que não estão sob nosso controle, como uma demissão inesperada. Com essa preocupação, principalmente nesse cenário indesejável, é possível manter o padrão de qualidade de vida da família até que a situação seja normalizada.

É possível enxergar essa estratégia também como forma de segurança para outros momentos da vida. Infelizmente, um dos receios para solicitar a aposentadoria é o impacto financeiro que a dependência da previdência social pode causar. Ter uma rentabilidade a longo prazo pode não só oferecer mais tranquilidade na melhor idade da vida, mas também ajudar a conquistar outros objetivos como comprar um imóvel, realizar viagens mundo afora ou até mesmo, criar seu próprio negócio.

Valorização de patrimônio

Um dos objetivos de realizar investimentos por um período maior é aumentar a valorização do seu próprio patrimônio. Comprar um imóvel é um grande exemplo aqui. Com o passar do tempo, esse bem terá mais representação no mercado e pode vir a se tornar uma garantia de receita futura.

Realização de objetivos 

Se conseguir juntar dinheiro é um grande desafio para você, as diversas opções existentes de investimento a longo prazo podem ajudar com essa dificuldade. Além de conquistar um imóvel ou outras rentabilidades, ações na bolsa de valores, tesouro direto, previdência privada e fundos de multimercados entram na lista de possibilidades.

Caso seu objetivo seja dar maior segurança para seus filhos na vida adulta, melhorar o padrão da família durante sua aposentadoria ou objetivos mais simples como viagens internacionais e ter uma vida mais tranquila na zona rural, as aplicações a longo prazo deixam de ser um sonho e se tornam realidade.

Construir patrimônio

Deixar a vida de aluguel é um dos principais sonhos de nós, brasileiros, não é mesmo? Esse objetivo é tão importante e já vem se mostrando uma realidade. Em 2018, a startup MindMiners identificou que 52% dos brasileiros colocaram conquistar o imóvel próprio como sua principal prioridade. Agora, em 2020, o IBGE mostra que 66,4% já constam com seu próprio bem, sendo 48 milhões em número absoluto.

Sendo assim, a melhor maneira de tornar esses números ainda maiores é o investimento de receita a longo prazo. Com capital necessário, mais pessoas conseguem deixar a vida de aluguel e elevam o patrimônio da sua família.

Ao longo deste artigo, apresentamos a importância de colocar práticas que visam conseguir construir um investimento a longo prazo seguro e oferecer, na mesma proporção, mais controle financeiro, bem como a realização de objetivos específicos. Sabemos que nem sempre pode ser uma tarefa simples, mas colocando como um estilo de vida, fica mais fácil alcançar os resultados esperados.

Aproveitando que está interessado em montar um patrimônio, conheça mais sobre as opções de empreendimentos que a União Construções tem a oferecer. Certamente temos a melhor opção para você e a sua família.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

  1. Exatamente! Hoje existem várias formas de se planejar financeiramente para alcançar mais rápido o sonho da casa própria 😊

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.