
5 dicas para sair das dívidas ganhando pouco
Cuidar das finanças é essencial para cumprir diferentes objetivos com tranquilidade. Se você quer comprar um imóvel, por exemplo, precisa sair das dívidas quanto antes para facilitar esse processo e evitar novos problemas com dinheiro.
Mas será que tem como fazer isso ganhando pouco? Já adiantamos que sim e, inclusive, vamos apresentar alguns caminhos para você melhorar qualquer cenário negativo. Pode ter certeza de que a mudança de hábitos, aos poucos, fará toda a diferença.
Vamos às dicas? Continue a leitura e fique por dentro das nossas 5 dicas!
1. Crie metas para resolver o problema
Definir metas e registrá-las em algum lugar é uma excelente forma de manter a motivação para mudar sua situação financeira. Nesse caso, procure pensar em metas de curto, médio e longo prazo que tenham a ver com os seus objetivos. Confira alguns exemplos:
- curto prazo — realizar um procedimento de saúde;
- médio prazo — fazer uma faculdade ou especialização;
- longo prazo — trocar de carro ou comprar um imóvel.
As metas devem ser realistas para que seja possível alcançá-las nos prazos definidos. Dessa forma, a cada passo cumprido, você ganha um incentivo a mais para seguir firme no cuidado com as finanças.
2. Controle todas as movimentações financeiras
Se você não tem o hábito de acompanhar seus gastos e ganhos, é melhor mudar isso agora. Sem um controle rigoroso das movimentações financeiras, fica difícil entender sua situação e prever as medidas necessárias para equilibrar seu orçamento.
Uma boa dica é anotar todos os valores que entram e, principalmente, os que saem da sua conta. Monte uma planilha física ou digital e alimente essas tabelas todos os meses, sem deixar nenhum item de fora. Outra opção é usar aplicativos financeiros que mantêm tudo à vista para você identificar padrões de consumo e agir com inteligência.
3. Faça uma revisão de gastos para sair das dívidas
Com a aplicação da dica anterior, você terá condições de visualizar quais despesas podem ser cortadas ou reduzidas ao longo do tempo. Sabemos que com custos fixos, como o aluguel ou a mensalidade de academia, não há muito o que fazer.
Ainda assim, nada impede que você reduza o desperdício e a formação de dívidas com alguns cuidados. Por exemplo, evite uso de cartão de crédito, diminua as compras parceladas, evite o consumo impulsivo e considere a diminuição de planos de serviços, como telefone, internet e TV por assinatura.
4. Negocie os pagamentos assim que puder
Mesmo com a contenção de gastos, você pode precisar de um empurrãozinho para colocar as finanças em dia. Nesses casos, considere entrar em contato com os credores para renegociar os prazos e os juros, propondo até uma redução dos valores com um adiantamento.
O importante é mostrar disposição para resolver as pendências e sair das dívidas, dialogando de forma clara e transparente com os envolvidos. Muitas vezes, é possível revisar as condições de pagamento com essa conversa.
5. Procure formas de fazer renda extra
Esse é ótimo caminho para agilizar a conquista de seus objetivos, como obter um financiamento ou investir em algum bem. Existem muitas opções de trabalhos que podem ser realizados fora do expediente, como venda de produtos e prestação de serviços.
O ideal é buscar trabalhos temporários alinhados com suas habilidades e que se adaptem à sua rotina. O bom é que, com a renda extra, você já consegue quitar alguns valores devidos sem afetar o seu padrão de vida.
Agora ficou mais fácil resolver pendências e colocar as contas em dia, hein? Esperamos que o conteúdo seja útil para sair das dívidas e atingir suas metas, independentemente do tipo de objetivo ou do tempo envolvido.
Se você gosta dos nossos conteúdos, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades.