apartamento arejado

Confira 6 dicas de como manter o apartamento arejado

Fazer o ar circular dentro dos ambientes domésticos traz benefícios na forma de frescor, atmosfera agradável, leveza e sensação de bem-estar. Quem se preocupa em manter o apartamento arejado também consegue evitar o surgimento de doenças respiratórias, alergias, problemas com mofo e até maus odores.

Felizmente, é possível ter todas essas vantagens com algumas alterações nos cômodos ou simples mudanças de hábitos. E não importa se você mora em um imóvel novo ou usado, poderá usar a criatividade para melhorar as áreas internas e perceber ótimos resultados.

Que tal começar? Veja as dicas que separamos para ajudar nessa missão!

1. Regule a entrada de sol

A luz natural é revigorante e tem potencial para renovar o clima de qualquer residência. Ainda assim, é preciso ter cuidado com o excesso de calor gerado por essa energia, principalmente naquelas fachadas que ficam muito expostas ao sol.

Paredes voltadas para o oeste, por exemplo, tendem a aquecer muito durante a tarde, aumentando a temperatura do ambiente. Isso pode ser um ponto positivo no inverno e um incômodo no verão. Então, a solução é controlar a entrada da luz solar sem prejudicar a passagem dos ventos.

Persianas horizontais ou verticais são boas escolhas. Instale nas principais janelas e portas, sempre observando a trajetória solar para adequar as condições de luminosidade. Dessa forma, não precisará lidar com espaços abafados e desconfortáveis, o que exigiria uma ventilação mais potente.

2. Alie cores claras a lâmpadas modernas

Tons neutros e suaves refletem melhor a luz, o que significa que também retêm menos calor. Portanto, se o objetivo é manter os espaços mais frescos, priorize o uso de cores claras em paredes, pisos e forros. Você não precisa se limitar ao tradicional branco, já que há versões pastéis de outras tonalidades.

O tipo de lâmpada aplicada nas luminárias do apartamento também pode interferir na temperatura interna. As antigas incandescentes saíram de linha, mas muita gente ainda tem alguns exemplares em casa. Se for o seu caso, troque por modelos de LED ou fluorescentes.

Os produtos mais modernos não aquecem, então evitam que os cômodos fiquem quentes. Seguindo a mesma lógica, faça uma espécie de reforma decorativa para retirar o excesso de equipamentos eletrônicos do lugar. Assim, terá menos aparelhos ligados simultaneamente e irradiando calor.

3. Elimine obstáculos das aberturas

Se renovar o ar interno é uma condição básica para deixar o apartamento arejado, você precisa garantir que as correntes de fora consigam entrar. Para isso, elimine qualquer barreira que tenha potencial para diminuir a força dos ventos que chegam ao imóvel.

Móveis robustos e eletrodomésticos altos não devem ficar muito próximos das janelas e portas. Também evite cobrir as aberturas com cortinas espessas ou blackouts. Mesmo os elementos vazados, como biombos e estantes, podem prejudicar a passagem do ar entre os recintos.

Sendo assim, sempre que você perceber ausência de ventilação, observe a configuração do ambiente. Troque as coisas de lugar, faça testes de composição e analise o resultado. Aos poucos, encontrará a disposição ideal de layout para favorecer o arejamento.

4. Proporcione ventilação cruzada

Essa proposta é bem conhecida entre os arquitetos e consiste em garantir trocas de ar a partir do posicionamento estratégico das aberturas do imóvel. Em geral, são escolhidas aquelas fachadas que recebem os ventos predominantes para a instalação das maiores janelas.

Ainda assim, é possível fazer adaptações em locais que não foram projetados para isso ou possuem poucas aberturas. Para proporcionar ventilação cruzada em um apartamento pequeno, basta abrir duas janelas localizadas em extremidades opostas (uma da sala e outra da cozinha, por exemplo).

Dessa forma, as aberturas vão compartilhar correntes de ar ao longo do dia. Com a passagem de ventos de um lado para o outro, entrando e saindo a todo momento, seu lar estará sempre fresco, seco e arejado. Esse efeito pode ser potencializado com a participação de mais janelas no processo.

5. Utilize aparelhos de climatização

Não há segredo para aproveitar esses equipamentos e deixar o apartamento arejado. No entanto, alguns cuidados no modo de usar e até no posicionamento das saídas de ar podem fazer toda a diferença no desempenho dos aparelhos.

Os ventiladores estão entre os preferidos por conta do baixo custo e pelo fato de não alterarem drasticamente a temperatura. Para que sejam verdadeiros aliados, o ideal é colocar de frente para as janelas e outras aberturas. Assim, a corrente produzida empurrará o ar quente para fora, renovando a atmosfera interna.

Já o ar-condicionado deve ser usado apenas quando todas as aberturas estiverem fechadas. É ótimo para dias chuvosos e abafados, quando não podemos abrir as janelas por conta da umidade excessiva. Se possível, posicione esse aparelho na parte superior da parede, fazendo com que o ar frio desça e forme correntes de convecção.

6. Inclua plantas na decoração

Vasos e canteiros floridos são a paixão de muitas pessoas. Não é à toa que tanta gente cultive folhagens distintas para embelezar o jardim, alegrar os ambientes e valorizar o próprio imóvel. Quem mora em apartamento também pode se beneficiar com os poderes de algumas plantas.

Existem espécies que filtram o ar com muita eficiência, convertendo o dióxido de carbono em oxigênio. Há até variedades que removem substâncias nocivas da atmosfera, portanto, podem ser ótimas aliadas na hora de melhorar a qualidade dos ambientes.

Veja algumas opções para você incluir em diferentes espaços:

  • fícus;
  • jiboia;
  • antúrio;
  • palmeira-ráfia;
  • samambaia;
  • hera;
  • gérbera;
  • dracena;
  • crisântemo;
  • espada-de-são-jorge.

Quanto mais plantas estiverem presentes na decoração do seu imóvel, mais agradável ele será para você e a sua família. A dica, portanto, é substituir os excessos de objetos e de acessórios por vasos preenchidos com vida em forma de flores ou folhagens.

Esperamos que as ideias apresentadas facilitem a missão de tornar o apartamento arejado e convidativo para todos. Para melhorar os resultados, combine o máximo de práticas e faça as adaptações necessárias, sempre respeitando seu estilo de vida e possíveis preferências de composição.

Agora, se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais e permita que mais pessoas tirem proveito das dicas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.