apartamento novo ou usado apartamento novo ou usado

Apartamento novo ou usado: qual é a melhor opção para você?

6 minutos para ler

Há uma dúvida bastante comum para quem está próximo de adquirir o seu imóvel próprio: qual a melhor escolha, apartamento novo ou usado? A resposta para esta questão passa por uma análise cuidadosa de uma série de fatores.

Do tipo e do tamanho de imóvel que se procura até o perfil da negociação que se deseja fazer, tudo deve ser avaliado antes de se bater o martelo. Hoje, vamos mostrar quais as principais vantagens e desvantagens de cada um destes tipos de imóveis e ajudá-lo a verificar qual a melhor alternativa para você e sua família. Confira!

Vantagens de adquirir um apartamento novo

Ser o primeiro proprietário de um imóvel pode trazer diversos benefícios ao comprador. Estas vantagens vão desde algumas facilidades na negociação até a certeza de estar comprando um bem novo em folha, com quase nenhum risco de apresentar problemas.

Plantas mais modernas

Os apartamentos novos são resultado de projetos arquitetônicos mais modernos. As unidades são pensadas para atender às necessidades das famílias contemporâneas. Assim, alguns diferenciais que quase passam despercebidos em uma análise superficial podem fazer uma grande diferença em sua rotina.

Um exemplo simples do que estamos falando é a rede elétrica da unidade. Hoje em dia, usamos muito mais aparelhos eletrônicos do que antigamente e precisamos de um número maior de tomadas, com melhor capacidade de energia. Isso está presente com muito mais frequência nos apartamentos novos.

Infraestrutura de lazer

Outra vantagem do apartamento novo decorrente da planta mais moderna é a oferta de infraestrutura de lazer nos condomínios. Especialmente para famílias com crianças, este é um diferencial muito importante.

Os empreendimentos novos têm assumido o perfil de condomínios clube, oferecendo aos moradores uma infinidade de opções de divertimento sem a necessidade sair de casa. Quadras esportivas, espaços kids, sala de jogos e até áreas para pets estão entre estes diferenciais.

Foco na segurança

Um ponto primordial hoje em dia na hora de escolher onde se vai morar é a estrutura de segurança do local. Ter tranquilidade em sua casa é fundamental e isso costuma constar como uma das principais preocupações nos empreendimentos novos.

A construção de um condomínio atualmente tem entre suas prioridades a instalação de sistemas de segurança que passam pela portaria 24 horas, sistemas de alarme e vídeo e aparatos que restringem o acesso e a circulação de não-moradores pelo condomínio. Esta preocupação não era tão acentuada nas décadas passadas, por isso tais mecanismos não recebiam tanta atenção nos projetos mais antigos.

Facilidade de negociação

Comprar um imóvel novo, diretamente com a construtora, pode apresentar algumas vantagens no que se refere à negociação. É possível ajustar pontos como o valor da entrada e o saldo devedor, entre outros.

Quando o apartamento ainda está na planta, caso consiga juntar dinheiro para comprar um imóvel à vista, é possível obter um excelente desconto, por exemplo. Ou então pagar uma parcela mínima até a entrega das chaves e quitar o saldo devedor com um financiamento bancário, mais acessível para este perfil de imóvel.

Desvantagens de adquirir um apartamento novo

Área menor

Uma das mudanças mais evidentes entre os projetos de apartamentos mais antigos e os novos diz respeito a sua área privativa. As unidades novas têm uma área menor, o que pode ser apontado como uma desvantagem dos imóveis novos.

Essa diferença, porém, pode ser relativizada se avaliarmos que os projetos hoje são mais inteligentes, focados nas reais necessidades das famílias, sem espaços ociosos.

Vantagens de se adquirir um apartamento usado

Agora, vamos falar um pouco sobre as características dos apartamento usados e o que deve pesar na hora de escolher comprar um.

Mais espaço

A maioria das pessoas, quando pensa em um apartamento antigo, logo imagina um imóvel com um maior número de cômodos, todos com áreas generosas. Para quem prioriza mais espaço, como uma ampla cozinha e uma boa área de serviço, este tipo de imóvel pode ser realmente a melhor opção.

Os apartamentos antigos foram projetados para famílias maiores, sendo que muitas delas moravam em casas, onde naturalmente havia mais espaço. As salas precisavam ser mais amplas, assim como os banheiros. Muitos apartamentos contavam, inclusive, com um quarto para empregada, um luxo só encontrado hoje nos empreendimentos de alto padrão.

Valor mais em conta

Esta é uma regra básica de mercado. Imóveis mais antigos, por melhores que sejam suas condições, terão sempre um valor menor do que um similar novo. Assim, é possível encontrar excelentes ofertas de apartamentos usados.

É preciso lembrar, porém, que o investimento em imóveis antigos apresentam menor capacidade de revenda futura, além de haver maior risco de que surjam despesas com reformas e manutenção.

Desvantagens de se adquirir apartamento usado

Infraestrutura do condomínio

Projetados e construídos em uma época em que as necessidades das famílias eram outras, os apartamentos antigos em geral não oferecem uma grande infraestrutura de lazer e serviços. Atualmente, isso representa uma considerável desvantagem.

Vaga de estacionamento, por exemplo, não era uma necessidade de todos até pouco tempo, já que menos famílias tinham carro. Assim, o número de vagas era menor que o de unidades. A estrutura de lazer também era acanhada, muitas vezes limitada a um playground e salão de festas.

Forma de pagamento

Também pode pesar contra a aquisição de apartamento usado a forma de pagamento, nestes casos, mais engessadas. Mesmo que se encontre uma unidade com valor mais em conta do que um similar novo, a falta de opções pode complicar o negócio.

Na compra de um imóvel usado as opções de financiamento em geral são reduzidas. O limite de valor financiado costuma ser reduzido pelos bancos, obrigando o comprador a arcar com uma entrada maior. A margem de negociação também pode ficar limitada quando se trata diretamente com o comprador.

Estes são alguns aspectos que é preciso considerar na hora de se escolher entre a compra de apartamento novo ou usado. Lembre-se que questões como a localização, infraestrutura e forma de pagamento são essenciais para se definir qual a melhor opção para você e sua família.

Que tal conhecer alguns dos novos empreendimentos da União Construções antes de se decidir? Provavelmente você encontrará o apartamento dos seus sonhos, com as características e condições que está procurando. Confira!

Posts relacionados

Deixe uma resposta