
Como instalar um cooktop no seu apartamento novo?
Práticos e modernos, os cooktops ganharam o seu espaço nas casas brasileiras justamente por seus diferenciais. Além de garantirem mais estilo e elegância às cozinhas, são fáceis de limpar e têm um design que facilmente se adapta à decoração e à organização do ambiente, mesmo em áreas mais reduzidas.
É também por conta de seus diferenciais que é preciso ter alguns cuidados na hora de instalar esse tipo de fogão. Afinal, além de garantir um melhor desempenho, uma instalação bem-feita garante a segurança no ambiente.
Confira neste post algumas dicas básicas sobre como instalar um cooktop e usufruir da melhor forma desse equipamento tão útil na sua cozinha!
Por que escolher o cooktop
Antes de mostrar como instalar um cooktop, vale a pena destacar o porquê de esse modelo de fogão conquistar cada vez mais espaço nas cozinhas das famílias brasileiras.
Por suas dimensões e seu design, o cooktop se adapta a qualquer modelo de cozinha, o que é uma grande vantagem atualmente, já que os imóveis (e as cozinhas) estão mais compactos. Para quem não cozinha com frequência e não utiliza forno, o cooktop é o eletrodoméstico ideal.
Ele também é fácil de limpar. Formado apenas por uma mesa de bancada, geralmente, basta um pano úmido para deixá-lo com cara de novo. Nos modelos tradicionais, é mais comum o acúmulo de gordura exigir mais tempo e dedicação para deixar tudo em ordem.
Tipos de cooktop
Existe uma grande variedade de fogões cooktop no mercado. Dos menores, de apenas uma boca, aos mais robustos, com seis bocas. Quanto à fonte de calor, são três as opções: a gás, elétrico ou por indução. Veja como funciona cada um deles.
Cooktop a gás
Em geral, tem como fonte de calor o gás de cozinha (GLP), mas demanda uma fonte de energia elétrica para o acionamento do acendedor e de outros acessórios. Permite o uso de panelas de qualquer tipo ou material.
Cooktop elétrico
Seu funcionamento depende da energia elétrica. Além de esquentar mais rápido, permite um melhor controle da intensidade do calor. Porém, é preciso ter cuidado na escolha das panelas que serão utilizadas nesse cooktop, para que ele não seja danificado.
Cooktop por indução
Nesse modelo, o calor é gerado por indução por meio de um campo elétrico. O sistema funciona apenas com panelas e recipientes magnéticos, como o ferro e o aço inox. Entre as suas vantagens estão a maior segurança, uma vez que não gera fogo, e a economia, pois utiliza a energia elétrica apenas para o seu acionamento.
Como instalar o cooktop
A instalação de um fogão cooktop é relativamente simples, mas exige alguns cuidados que devem ser pensados antes mesmo de adquirir o eletrodoméstico.
Defina uma bancada adequada
Para instalar um fogão de mesa, é preciso, antes de qualquer coisa, providenciar um espaço adequado para acomodá-lo. O cooktop demanda uma bancada planejada, com características específicas.
Além de suportar o peso do eletrodoméstico, é preciso que essa bancada seja resistente ao calor e à umidade. Porcelanatos, pedras — naturais ou artificiais — e até madeira podem servir de base para o equipamento. A parte interior da bancada, onde será instalado o equipamento, também precisa ser resistente ao calor.
Com as medidas do fogão em mãos, será preciso cortar a bancada, tarefa para a qual contar com a ajuda de um profissional é o mais indicado. Para quem ainda está montando sua cozinha, a dica é escolher o modelo antes, para que a bancada seja projetada já com o espaço certo para o eletrodoméstico.
É importante que a bancada onde será instalado o cooktop tenha espessura entre 2 cm e 7 cm, dependendo do modelo escolhido. Dê preferência a espaços bem ventilados.
Ainda durante a preparação da bancada, é necessário certificar-se de que há um ponto de energia próximo ao local onde será instalado o seu cooktop, bem como fácil acesso ao gás para alimentar o fogão.
Fixe o cooktop
O cooktop acompanha um kit de instalação que conta com itens como presilhas e fitas de vedação. Após acomodar o aparelho na bancada, é preciso fixá-lo por meio dessas peças.
Faça a instalação do gás
Se o seu cooktop for alimentado por gás, é preciso providenciar uma tubulação específica. A mangueira deve ficar distante da tomada de energia elétrica para prevenir acidentes. Se necessário, é possível adquirir kits de instalação específicos para cooktops em lojas de eletrodomésticos.
Um cuidado importante: a maioria dos fogões cooktop são configurados de fábrica para que utilizem o gás de cozinha, conhecido como GLP. Se na sua casa você recebe gás natural, é preciso procurar o fabricante para ajustar o aparelho antes da instalação.
Caso você opte por um cooktop elétrico, ele deve ter uma tomada de energia exclusiva.
Na dúvida, busque ajuda profissional
Instalar um fogão cooktop é uma tarefa relativamente simples, mas requer cuidados. Afinal, você lidará com gás de cozinha e energia elétrica. Se ficar com dúvidas sobre a instalação, procure a ajuda de um profissional especializado, que saberá contornar eventuais dificuldades.
Dicas para limpar o seu cooktop
A facilidade de limpeza é uma das vantagens do cooktop em comparação ao fogão com forno. Mas isso não significa que ele não demande um certo cuidado para evitar danos permanentes e mantê-lo sempre com cara de novo.
Primeiramente, tome cuidado com os materiais que você vai utilizar nessa limpeza, para não arranhar ou danificar o aparelho. Um pano ou uma flanela de algodão úmido e uma esponja macia já são o suficiente para deixá-lo impecável.
Detergente neutro pode ajudar a remover qualquer traço de gordura. Lembre-se de que, quanto menos tempo esses resíduos permanecerem na superfície do seu fogão, mais fácil será removê-los.
Esperamos que este post tenha eliminado todas as suas dúvidas sobre como instalar um cooktop. Siga todas as orientações e cuidados que mostramos neste passo a passo e, caso fique com alguma dúvida, não hesite em procurar a ajuda de um profissional especializado nesse tipo de equipamento.
Gostaria de ficar por dentro das últimas notícias sobre o mercado de imóveis, decoração e ainda ler sobre qualidade de vida? Então, assine nossa newsletter e receba, sempre em primeira mão, nossas novidades.