apartamento para morar sozinho

Confira 5 dicas de como escolher um apartamento para morar sozinho

Morar sozinho pode parecer um desafio para quem sempre compartilhou o imóvel com outras pessoas. Se, por um lado, você será o único responsável por todas as despesas do apartamento, por sua manutenção e até pela faxina, por outro, será a possibilidade de morar em um imóvel com o seu estilo e a sua cara.

A primeira manifestação dessa mescla entre liberdade e responsabilidade é justamente a escolha do apartamento para morar sozinho. O que é preciso considerar na hora de procurar o imóvel? Como saber o que avaliar nesse momento?

Para que você não se desgaste por antecipação, preparamos este conteúdo com algumas dicas sobre o que você deve avaliar para acertar da escolha do seu apartamento novo. Confira!

1. Pense no tamanho do imóvel que você necessita

Para avaliar qual o tamanho ideal do apartamento para morar sozinho, você pode considerar três aspectos: necessidade, comodidade e disponibilidade.

No primeiro deles, você avalia qual o espaço necessário para que o imóvel atenda a sua rotina e ao seu estilo de vida. Se você gosta de receber os amigos, por exemplo, pode procurar por um apartamento maior. O tamanho também pode ser um aspecto relevante por questões profissionais, para instalar um home office, por exemplo.

No que se refere à comodidade, caso isso seja importante para você, imóveis com maior espaço de lazer, como sacada, churrasqueira e similares, são alternativas interessantes. Pense no quanto é necessário um maior espaço para garantir o conforto que você imagina ter morando sozinho.

Por fim, a disponibilidade pode ser dividida em dois aspectos: a disponibilidade financeira, uma vez que o tamanho é um dos principais fatores para se determinar o custo de um imóvel, e a disponibilidade de tempo para se cuidar do apartamento, tanto para fazer sua manutenção quanto para a limpeza.

2. Avalie a localização

Uma boa localização é um dos requisitos mais desejados em um imóvel. Isso vale para cidades grandes ou pequenas e para quem vai morar sozinho ou com uma grande família. Um apartamento bem localizado pode fazer uma grande diferença tanto na valorização do investimento quanto na qualidade de vida dos moradores.

Para se decidir sobre qual a melhor localização é preciso avaliar a sua rotina e também o seu estilo de vida. Se você mora em uma cidade com acessibilidade complexa e trânsito intenso, morar perto do trabalho pode ser a melhor opção. Além de perder menos tempo com deslocamentos, você não gasta tanto com transporte.

Não deixe de avaliar também a oferta de serviços como supermercados, farmácias e restaurantes nas redondezas. Assim, você não precisa se deslocar muito sempre que precisar de algo. Outro ponto relevante a ser considerado é que imóveis localizados em áreas mais centrais são mais valorizados. Isso pode ser importante no futuro, caso você decida se mudar.

3. Pense no tipo de decoração que deseja para sua casa

Muita gente não tem muita afinidade com o tema decoração simplesmente pelo fato de nunca ter pensado a respeito. A hora de morar sozinho, quando o apartamento é uma espécie de quadro em branco e cabe apenas a você determinar como ele será decorado, é um ótimo momento para no que realmente o atrai.

Porém, além da questão do estilo que se deseja imprimir ao imóvel, como quem mora sozinho geralmente vive em apartamentos compactos, é importante pensar em aspectos como a praticidade e a funcionalidade na decoração. Ao escolher o imóvel é importante visualize de que forma a distribuição dos móveis, pode facilitar a circulação e garantir uma sensação de amplitude. O uso de espelhos ajuda bastante nesta tarefa. Móveis versáteis, como os sofás retráteis, também garantem mais conforto.

Tenha atenção também a quantidade de luz do apartamento escolhido. Aproveitar ao máximo a iluminação natural é uma boa forma de aproveitar espaços pequenos.

4. Verifique a infraestrutura dos condomínios

Para morar sozinho em apartamento compacto sem abrir mão da comodidade, os condomínios com infraestrutura de lazer e de serviços podem ser uma excelente opção.

O primeiro grande atrativo desse modelo de empreendimento é a segurança, com equipes a postos 24 horas por dia. Quem gosta de receber os amigos também não se sente desassistido nos condomínios, que contam áreas como salões de festas, churrasqueiras, por exemplo, ideais para confraternizações. De quebra, também oferecem comodidades como piscina e academia de ginástica à disposição dos moradores. É uma forma, inclusive, de se economizar com despesas como o clube e academia.

No que se refere a serviços, é possível encontrar condomínios atendimento na modalidade pay per use, na qual o condômino contrata um serviço específico, pagando por fora da taxa condominial. Aos poucos, essa modalidade vai ganhando terreno no Brasil, com serviços como limpeza, lavagem de veículos, personal trainer, entre outros.

5. Considere seus objetivos e metas de longo prazo

Diz o ditado popular que o futuro a Deus pertence. Porém, quando se faz um investimento importante como a compra de um apartamento, é importante se considerar seu planos e metas de vida. Você decidiu morar sozinho, mas será que está procurando aquele apartamento para viver por toda a vida? Ou já planeja mudar-se em alguns anos? Neste caso, é importante pensar a compra do imóvel como um investimento. Localização, infraestrutura, tamanho, enfim, suas escolhas devem ser consideradas sob a ótica do mercado.

Qual o potencial de valorização do apartamento que você escolheu? Futuramente, você pensa em manter o imóvel ou inclui-lo em outro negócio? Além de buscar um imóvel que atenda aos seus desejos como moradia, não deixe de pensar como um investidor.

Essas são algumas orientações para ajudar você a escolher o melhor apartamento para morar sozinho. A definição de qual o melhor imóvel depende de seus gostos e percepções pessoais. Porém, mantenha sempre em seu horizonte que, ao comprar um imóvel você está realizando um importante investimento. Como é possível que você não more nele por toda a vida, é importante que o seu apartamento não seja apenas o lugar ideal para você viver, mas que também seja atrativo no mercado imobiliário.

Aproveite para conhecer nossos empreendimentos e escolher o seu apartamento. Será um prazer ajudá-lo a escolher o melhor imóvel para você investir!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.