móveis para apartamento

7 dicas para acertar na escolha dos móveis para apartamento

Você comprou um imóvel ou deseja mudar tudo na casa onde mora atualmente? A troca de móveis para apartamento deve ser algo muito bem planejado para que você tome as decisões certas e consiga encontrar uma decoração que seja agradável, proporcione conforto, mantenha os espaços com livre circulação e atenda aos seus desejos.

Mas como fazer tudo isso dar certo, se há tantas opções no mercado? Uma boa ideia é procurar blogs, sites e revistas de decoração para ter inspirações e poder decidir com mais calma o que combina mais com você e sua família. As outras 7 sugestões você vai encontrar ao longo deste post. Mas lembre-se: o que vale, no fim das contas, é respeitar o seu gosto pessoal! Vamos conferir?

1. Procure ajuda profissional

Você pensa que a contratação de um decorador, arquiteto ou designer de interiores será um custo a mais, que pode tomar parte do seu dinheiro que seria melhor aplicada na compra dos móveis para apartamento? Saiba que pode estar enganado! Contar com a ajuda de um profissional no momento de decorar sua casa pode proporcionar, até mesmo, economia.

Isso porque eles sabem exatamente como planejar melhor o seu orçamento para encontrar os itens que você deseja nos melhores fornecedores, ajudando a encontrar maior equilíbrio entre custo e benefício. Além disso, eles estão preparados para entender quais são os seus gostos e adequar as suas vontades a um estilo único, que terá a sua personalidade.

Claro que, como mencionamos, fazer uma boa pesquisa em revistas e blogs para se inspirar ainda é uma boa dica. Isso vai auxiliar na hora de fazer o projeto de decoração, facilitando o momento da compra dos móveis certos para cada ambiente do seu apartamento.

Para completar, esses profissionais sabem exatamente como combinar cores, estampas e padronagens diferentes, adequando tudo da melhor maneira para atender você. Por fim, podem ter ideias mais modernas para o aproveitamento dos espaços, em especial se os cômodos não forem muito grandes. Pense nisso!

2. Planeje bem como vai usar os espaços

Independentemente de ter o apoio de um profissional qualificado, você precisará fazer um bom planejamento do uso dos espaços antes de sair para as compras dos móveis para apartamento. Muitas vezes, acabamos adquirindo um item envolvidos pela emoção do momento, mas quando ele chega em casa, percebemos que o tamanho pode não ser adequado ou que será difícil combiná-lo com o restante da mobília.

Você pode fazer esse planejamento apenas mentalmente, mas o ideal seria colocar tudo no papel, criando uma planta baixa do imóvel e elaborando a disposição dos móveis, de acordo com o que os moradores da casa precisam. É um bom momento para decidir o que realmente será necessário comprar para que não haja gastos desnecessários.

3. Busque os chamados móveis funcionais

Essa é uma dica fundamental para quem tem um imóvel pequeno. Os móveis funcionais são aqueles que podem ser mais bem adequados à rotina dos moradores. Assim, além de decorar o ambiente, deixando-o mais bonito, devem ter utilidade, seja para guardar coisas, seja para receber visitas, acomodar hóspedes etc.

Outro ponto que se enquadra na funcionalidade dos móveis são as quinas, por exemplo. Se você tiver crianças pequenas, é bom procurar aqueles com as pontas arredondadas e evitar mesas de vidro ou que possa colocar os pequenos em risco. Avalie, ainda, se há necessidade de montar uma sala de jantar ou se é melhor usar aquele canto destinado a ela para outra função mais importante, como um mini escritório. Tudo depende, como mencionamos, das suas necessidades.

Pense, sempre, em que funções os móveis poderão ter: um banco pode servir para apoiar objetos e como assento. Um sofá-cama pode ajudar na hora de receber pessoas para dormir em sua casa e uma cama baú pode armazenar coisas que ficavam espalhadas pelo apartamento.

4. Opte por cores mais neutras

As cores mais neutras ajudam você a criar ambientes mais confortáveis e agradáveis. Além disso, é mais difícil que você se canse da decoração, pois elas permitem que você use os tons mais fortes em objetos menores de decoração, ou seja, que são mais fáceis de trocar com o tempo, sem ter que fazer um novo projeto.

5. Tenha as medidas em mãos

É preciso sempre medir os espaços e os móveis que pretende colocar neles para ajudar no planejamento da decoração. Assim, você conseguirá dispor melhor a mobília, garantindo o bem-estar, sem entulhar muito os cômodos e oferecendo bom espaço para circulação.

Uma boa ideia é fazer a marcação dos móveis, com as medidas exatas, usando um giz no chão. Ficará mais fácil imaginar o cômodo depois de pronto e avaliar se os móveis escolhidos têm o tamanho adequado.

6. Aposte na diversificação de objetos de decoração

Usando as cores neutras nos móveis mais pesados, como sofá, armários, mesas, entre outros, você terá mais liberdade para criar pontos de destaque nos ambientes com os objetos de decoração. Esse é o momento de investir em cores e design diferenciados, além de espelhos em locais estratégicos para dar uma sensação de mais amplitude.

As cortinas e almofadas também entram nessa composição, contribuindo para dar mais leveza ou alegria ao ambiente, dependendo da escolha. Só não se esqueça de não exagerar e entulhar demais os cômodos com os itens de decoração.

7. Faça uma boa pesquisa de preços

Por fim, não compre nada à primeira vista. O mercado está repleto de opções e, depois que você já planejou bem como deseja a decoração do seu imóvel, pesquise muito bem os preços. Veja se vale a pena comprar tudo no mesmo lugar e obter um bom desconto ou a melhor forma de pagamento ou se compensa garimpar em lojas separadas.

Também é importante que você determine quais são as prioridades: que móveis são essenciais e quais são os supérfluos, para dividir melhor o seu orçamento e não deixar passar nada importante (a cama e o sofá, por exemplo, devem ter boa qualidade para que durem mais tempo e garantam o seu bem-estar).

Seguindo as nossas dicas, comprar móveis para apartamento poderá ser uma atividade agradável, que vai proporcionar muito prazer para você e sua família. Faça um bom planejamento da nova decoração, conte, se possível, com um profissional para ajudar nessa tarefa e não deixe de pesquisar bem os preços antes de qualquer aquisição.

Vai comprar um apartamento e deseja receber mais dicas interessantes como estas para fazer as melhores escolhas? Que tal cadastrar-se para receber a nossa newsletter gratuitamente em seu e-mail?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.