Saiba quais são os principais tipos de imóveis

Saiba quais são os principais tipos de imóveis

Se você está pensando em investir em uma casa ou apartamento para chamar de seu, já deve ter percebido que existem diferentes tipos e estilos de imóveis para se adquirir. Cada modelo de imóvel tem suas vantagens e desvantagens, que inevitavelmente vão agradar mais alguns do que outros.

A principal questão é que entre os principais tipos de imóveis, não existe um que seja ideal para todos, uma vez que cada pessoa possui as suas próprias preferências e necessidades. Dito isso, que tal entendermos melhor quais são esses tipos de imóveis e qual é melhor para você?

Então continue com a gente!

Quais são as suas necessidades?

Antes de sair procurando e fazendo financiamentos para adquirir o seu imóvel, é melhor entender aquilo que você prefere e precisa. Ou seja, quais são as características que você precisa encontrar naquela casa ou apartamento, para garantir uma boa rotina para você e a sua família.

Se você ou alguém próximo possui limitação quanto a locomoção, por exemplo, as opções que não precisarem usar as escadas serão mais práticas, não é verdade?

Outro ponto de atenção é também a questão financeira. É claro que determinado estilo de casa pode ser muito mais interessante, mas será que a sua renda ou condição atual te permite esse investimento, ou financiamento?

Lembre-se sempre de levar todas essas questões em consideração.

Quais os principais tipos de imóveis

Os tipos de imóveis são classificados segundo as principais características das suas construções, e claro, as necessidades de uso. Ou seja, se compararmos um apartamento, uma casa e um kitnet, teremos tanto características distintas de uso, quanto um grupo de necessidades diferentes atendida por opção.

Quer entender quais são as características de cada um desses tipos de imóveis? Então continue conosco!

Apartamento

Um dos tipos de imóveis mais clássicos que tem, os apartamentos consistem em um conjunto unidades habitacionais onde vivem diversas famílias separadas. Os apartamentos podem conter diferentes tipos de dormitórios, suítes, banheiros, cozinhas e outros cômodos, a depender de cada prédio.

Um ponto importante, é que existem várias subclassificações para apartamentos, como as coberturas, os duplex e os triplex.

No caso, as coberturas são aqueles apartamentos situados no último andar do prédio, e costumam ter uma área maior que as das demais unidades. Além disso, esse espaço adicional costuma contar com uma área externa, onde pode haver piscinas e churrasqueiras.

Já os duplex e os triplex são mais simples de definir, são aqueles apartamentos que possuem dois ou três andares, respectivamente. Por sinal, é muito comum que algumas coberturas sejam também duplex ou triplex.

Casa Germinada

As casas geminadas consistem em propriedades ligadas umas às outras, porém possuem proprietários diferentes. De forma geral, ambas as casas costumam ser bem semelhantes, em especial por estarem conectadas, passando, em muitas ocasiões, a impressão de se tratar da mesma residência, porém dividida entre as pessoas.

Kitnet

Já os kitnets consistem em imóveis pequenos, normalmente com 1 cômodo, uma cozinha e um banheiro, e em função disso, costumam ter valores mais acessíveis. Justamente pelo seu tamanho, os kitnets costumam ser pensados para uma pessoa viver sozinha, uma vez que um apartamento maior seria um custo muito grande, para pouca utilidade.

Além disso, outra vantagem do kitnet, é que graças ao seu tamanho ele costuma ter preços mais acessíveis em diversas regiões, o que permite que pessoas que tenham a localização como prioridade, optem por ele.

Os universitários costumam ser um grande exemplo, uma vez que possuem o desejo de morar sozinhos, não tem muito dinheiro, e costumam preferir viver próximo da sua faculdade. Esse tipo de apartamento também pode ser bem útil para aquelas pessoas que passam a maior parte do dia fora de casa, acabam voltando quase que apenas para dormir.

Loft

Considerados extremamente inovadores e contemporâneos, os lofts consistem em apartamentos ou casas que não possuem divisórias. Ou seja, não há paredes separando a maior parte dos cômodos, como cozinha, sala e até mesmo os quartos.

Esse tipo de residência é fortemente inspirado nos galpões e armazéns americanos da década de 70, e costuma gerar um ambiente bem sofisticado e interessante.

Mansão

As mansões costumam ser bem conhecidas, e quando falamos esse nome, automaticamente algo já vem em nossa mente. De forma geral, as mansões consistem em residências de alto padrão, geralmente com uma área bem ampla sendo ocupada, e com muitos cômodos pela casa.

Outra característica da mansão, é que também costuma ter diversas áreas de lazer, como churrasqueiras, salas de jogos, piscinas e jardins.

Sobrado

Os sobrados existem no Brasil desde o período de colonização, e tiveram extrema importância no começo do processo de urbanização no país. Esse tipo de residência pode ser classificado como todo e qualquer imóvel que possua 2 ou mais andares, e costuma ocupar uma área significativa.

Bangalô

Sabe quando você está vendo aqueles filmes americanos e se depara com aquelas amplas casas de madeira, ou então feitas de pedra, que têm um grande jardim acompanhado de uma varandinha na frente?

Esses tipos de casa são os chamados bangalôs, e são caracterizados por serem casas térreas, amplas e de apenas um piso. Via de regra, a casa é construída com materiais rústicos, como madeira, pedras e tijolos.

Esse modelo é particularmente popular na América do Norte, e, pelo menos até agora, não possui uma adesão tão grande no Brasil.

Edícula

Se tratam de casas pequenas, normalmente localizadas no fundo de um terreno. É bem comum que esse tipo de residência, normalmente, esteja localizada agregada a alguma outra construção, pode ser uma outra casa, um templo, pequenos santuários ou qualquer outro tipo de imóvel.

Esse imóvel não costuma ser muito grande, possuindo normalmente um quarto, sala, banheiro e cozinha. Além disso, também podem compartilhar garagem e uma área externa com o outro imóvel do terreno.

Enfim, existem muitos tipos de imóveis, com diferentes tamanhos, custos e características. Inevitavelmente, cada um deles vai adequar melhor às necessidades e estilo de vida de cada pessoa, e por isso é importante conhecer e entender o que você precisa, para saber como e onde procurar.

Gostou do nosso conteúdo? Quer conhecer mais tipos de imóveis? Então, entre em contato conosco e conheça o imóvel certo para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.