Imóveis Online — A Covid-19 e O Comportamento do Consumidor

Imóveis Online — A Covid-19 e O Comportamento do Consumidor

A busca por imóveis online, seja para compra ou para aluguel, foi um dos fatores que mais ganharam força durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Afinal, desde 2020, o mercado imobiliário precisou se adaptar, passando por diferentes transformações como qualquer outro departamento.

Todas essas mudanças levaram a um novo comportamento do consumidor. Para entender como o costume dos compradores mudou com a pandemia e conhecer o perfil do novo cliente, reunimos alguns pontos importantes. São eles:

  • a nova tendência de procura por imóveis online;
  • dicas para atender ao novo comportamento do consumidor imobiliário.
Aprenda como identificar imóveis no perfil do cliente e aumentar as vendas

A nova tendência de procura por imóveis online

Segundo relatório da NielsenIQ|Ebit, cerca de 49,8 milhões de brasileiros desenvolveram o hábito de comprar pela internet ou aumentaram essa prática. No mercado imobiliário, a procura por imóveis também tem acontecido de maneira virtual.

Isso se deve ao fato de que costumes, hábitos e até mesmo o perfil do consumidor brasileiro sofreram alterações com o início da pandemia. Sendo assim, foi preciso se adaptar à nova realidade causada pela Covid-19, cujos impactos ainda estão sendo sentidos por toda a sociedade.

No entanto, alguns fatores contribuem para que muitos brasileiros possam realizar o sonho de ter a casa própria, como a redução de índices de taxas como a Selic e a facilitação do parcelamento dos imóveis por parte dos bancos.

Imóveis online: o que o consumidor tem procurado?

O novo comportamento do consumidor inclui a busca por imóveis com maior espaço interno e cômodos que possam servir como home office, já que essa tendência veio para ficar, assim como o aumento das compras online.

A procura por apartamentos com varanda gourmet, casas com quintal e condomínios com área de lazer completa também tem aumentado desde então. Sendo assim, as construtoras, as incorporadoras e as imobiliárias precisaram se adaptar ao novo comportamento do consumidor e a essa nova forma de consumo.

Essa adequação permitiu o melhor aproveitamento das oportunidades de vendas de imóveis online não apenas durante a pandemia, tendo em vista que os requisitos para a avaliação de imóveis também mudaram.

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Dicas para atender ao novo comportamento do consumidor imobiliário

O mercado precisa se adaptar e adquirir novas técnicas para atender às novas expectivas dos consumidores, inclusive durante a busca por imóveis online. Algumas das formas de tentar se comunicar com os compradores e facilitar a compra de imóveis pela internet são:

1. Uso dos canais de atendimento online

Não dependa apenas de telefone para conversar com o seu consumidor. Faça uso de plataformas de comunicação como WhatsApp, chat virtual e chamadas em vídeo, como o Google Meet e o Zoom. Elas são extremamente úteis para tirar dúvidas e mostrar como o investimento que o cliente está fazendo é seguro.

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2. Flexibilidade nas negociações

Um dos maiores segredos para oferecer um atendimento ainda melhor e aumentar suas chances de sucesso é apostar na flexibilidade. Ela é necessária para atender adequadamente tanto o cliente que realmente deseja fechar negócio quanto aquele que ainda está na dúvida sobre comprar um novo empreendimento.

Leia também: Contrato de compra e venda de imóveis: o que não pode faltar?

3. Otimização das negociações com a assinatura eletrônica

Alguns processos são burocráticos e podem ser muito demorados, mesmo quando facilitados pelo uso da internet. A morosidade, então, pode frustrar o comprador e fazê-lo desistir da concretização do negócio.

Por isso, vale a pena apostar na tecnologia e optar pela assinatura eletrônica para acelerar os trâmites e otimizar os contratos de compra e venda.

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