avaliação de imóvel

O que considerar na avaliação de um imóvel? Entenda aqui

Conquistar o espaço próprio é um sonho de muitas pessoas, porém, esse momento requer várias pesquisas e informações para não cair em ciladas. Na hora da avaliação de imóvel, é essencial ter atenção a vários pontos, pois esse é um procedimento fundamental para garantir uma escolha correta para toda a família.

Quem trabalha com a compra e locação de imóveis sabe que avaliar uma propriedade não é tarefa fácil, já que cada detalhe influencia diretamente o valor final e a satisfação dos moradores.

Para não ficar nenhuma dúvida se o negócio vale mesmo a pena, separamos dicas certeiras para ajudar você a tomar a melhor decisão, sem dor de cabeça nem transtornos futuros. Acompanhe!

Como fazer uma boa avaliação de imóvel

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, avaliar um imóvel não é somente estipular o seu valor de venda. Na verdade, essa atividade é feita com a análise do setor e todas as características da propriedade, chegando a uma conclusão sensata e compatível com o mercado imobiliário.

A boa notícia é que com as dicas certas é possível acertar na avaliação de imóvel e garantir que tudo com que você sonhou seja realizado.

Pesquise bastante

O preço de um imóvel é composto por vários fatores que vão desde as condições, o tamanho e a idade do empreendimento até as opções de lazer ofertadas nas proximidades. Por isso, é essencial fazer uma boa pesquisa.

Pesquisar de forma ampla é fundamental para avaliar as possibilidades e criar uma lista com as melhores opções de acordo com as necessidades da família, definindo os itens que são importantes na hora de adquirir o imóvel próprio. Além disso, pesquise as formas de pagamento e as possibilidades de uma boa negociação.

Para não ficar perdido durante o processo, defina previamente quais são os itens que interessam mais, delimitando o propósito da pesquisa — escolha o tamanho do imóvel, as regiões a serem visitadas, a quantidade de cômodos, o valor limite, entre outros.

Estude a localização

Um ponto muito importante na hora de fazer a avaliação de imóvel é a localização. Lembre-se de avaliar o espaço em que a propriedade se encontra, considerando não só o bairro, mas também a infraestrutura comercial, que deve oferecer o que você precisa nas proximidades.

Bairros com boa estrutura e transporte público tendem a ser mais valorizados, já que garantem mobilidade e facilidade para os moradores. O potencial de crescimento também é um ponto importante, já que, verificando as tendências, é possível entender se existem novas construções sendo feitas e identificar possibilidades de expansão ao redor.

Além disso, procure estabelecer uma localização na cidade para avaliar. Assim, você não fica perdido com tantas opções e pode excluir os imóveis que não satisfazem as necessidades da sua família.

Analise conservação e acabamento

Na hora da avaliação de imóvel, é imprescindível saber a idade da propriedade e observar com atenção o seu estado de conservação. Assim como há imóveis antigos muito bem conservados, existem imóveis novos que não estão bem cuidados e podem apresentar problemas no futuro.

Uma dica é avaliar os serviços básicos de manutenção no imóvel, como:

  • telhas;
  • encanamentos;
  • pinturas;
  • rede elétrica;
  • conservação das estruturas metálicas (como portas, janelas e armários embutidos).

Esse processo é bastante simples, mas muito importante para que nenhum problema aconteça. Acionar a descarga dos banheiros e verificar torneira por torneira ajuda a encontrar sinais de vazamento ou ressecamento no encanamento. Também preste atenção no funcionamento das tomadas e lâmpadas de cada cômodo.

Procure uma empresa especializada

Quer ajuda com a sua pesquisa para encontrar um bom imóvel? Fale com uma empresa especializada ou corretores qualificados e de confiança. Os profissionais credenciados estão aptos a realizar todo o trabalho seguindo as regras e normas do setor, e conhecem muitos detalhes essenciais para acertar na escolha. Além disso, têm contatos e facilidades no meio imobiliário, garantindo que você e a sua família encontrem o lugar perfeito.

Agora que você já sabe as melhores dicas para fazer a avaliação de imóvel e está ainda mais preparado para realizar esse sonho, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e ajudar outras pessoas a se planejarem? Assim, os seus amigos também podem ler essas dicas e entender mais sobre o assunto.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.