Apartamento Pronto Ou Na Planta — Qual É A Melhor Opção?

Apartamento Pronto Ou Na Planta — Qual É A Melhor Opção?

Ao considerar comprar o seu imóvel próprio, uma dúvida bastante comum pode surgir: apartamento pronto ou na planta, qual é a melhor opção?

No entanto, cada pessoa tem necessidades e demandas próprias, o que faz com que não haja uma resposta objetiva e definitiva para essa pergunta. Por isso, elaboramos este post para que você possa comparar ponto a ponto as vantagens e as desvantagens de cada negócio para, então, definir a sua escolha. Confira:

  • quais são as vantagens de comprar um apartamento pronto;
  • quais são as desvantagens de comprar um apartamento pronto;
  • quais são as vantagens de comprar um apartamento na planta;
  • quais são as desvantagens de comprar um apartamento na planta;
  • o que considerar ao optar por um apartamento pronto ou na planta.

Quais são as vantagens de comprar um apartamento pronto?

Optar por um imóvel pronto para morar ao invés de um empreendimento na planta possui algumas vantagens. Confira os benefícios desse negócio.

1. Entrega imediata

O imóvel pronto, obviamente, já está concluído e disponível para ser ocupado logo que o negócio seja efetivado. Esse pode ser um fator determinante para quem precisa ocupar o imóvel imediatamente.

2. Possibilidade de visitar o imóvel

Quem opta por um apartamento pronto pode visitar o imóvel antes de fechar o negócio, conhecendo a unidade in loco e não por meio de plantas ou maquetes. Além disso, também é possível visitá-lo quantas vezes achar necessário antes de concluir a compra e visualizar o espaço disponível, além das suas reais condições.

Quais são as desvantagens de comprar um apartamento pronto?

Imóveis prontos também apresentam algumas desvantagens em comparação com aqueles ainda na planta. Veja algumas delas.

1. Entrada mais elevada

Uma desvantagem de adquirir um imóvel já pronto diz respeito à entrada que precisa ser paga ao fechar negócio. Isso porque a grande maioria dos financiamentos depende do pagamento de um valor maior nesta etapa.

A entrada exigida pelos bancos para realizar o financiamento pode chegar a 30% do valor do imóvel, e, ao contrário do que ocorre na compra do imóvel na planta, esse montante não pode ser parcelado. Além disso, o valor pode ser elevado para o comprador mesmo com a possibilidade de utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

2. Necessidade de eventuais reformas

Um imóvel pronto e já usado pode exigir reformas e obras de manutenção antes de estar apto para ocupação. Por isso, é importante avaliar com atenção as condições do imóvel para identificar eventuais reparos necessários.

Apesar de ser possível economizar ao reformar ou ao fazer obras, elas podem pesar no orçamento e tornar o negócio mais oneroso do que o previsto inicialmente.

Quais são as vantagens de comprar um apartamento na planta?

Quem opta por adquirir um imóvel ainda na planta realiza uma espécie de parceria com a construtora, já que ajuda a financiar a própria obra e concluir o empreendimento. Esse modelo de negócio traz uma série de benefícios, confira:

1. Melhor valor

Quando pensamos em um apartamento pronto ou na planta, é importante considerar que a segunda opção costuma custar menos do que um finalizado. O próprio risco de adquirir um bem que ainda não existe faz com que o valor seja mais em conta.

Além disso, enquanto o apartamento não é entregue, o comprador paga parcelas baixas, sobre as quais não incidem juros, apenas um ajuste referente ao INCC (Índice Nacional de Custo de Construção).

2. Entrada parcelada

O imóvel na planta é adquirido diretamente com as construtoras, que costumam ser mais flexíveis do que os bancos na negociação com os compradores. Dessa forma, é possível obter melhores condições, especialmente na entrada do negócio. Sendo assim, o parcelamento desse primeiro pagamento faz uma grande diferença na montagem financeira do negócio.

3. Valorização do imóvel

Além do valor mais em conta, quem compra um imóvel ainda na planta aproveita a sua valorização, que é visível assim que a obra é concluída e as chaves do apartamento são entregues.

Em alguns casos, ela pode chegar aos 30% do valor pago, transformando a sua compra em um excelente investimento a longo prazo.

4. Unidade nova

Quem opta por um imóvel na planta está adquirindo um apartamento novo, nunca usado, construído com base em um projeto moderno, adequado às necessidades das famílias contemporâneas.

Isso é um diferencial tanto em relação a espaço físico quanto a questões de infraestrutura da unidade, como rede de energia elétrica, tomadas USB etc.

Leia também: Conheça os apartamentos de 250 mil reais da Construtora União

5. Facilidades com a documentação

Ao adquirir um imóvel uma casa ou apartamento ainda na planta, o comprador negocia diretamente com a construtora, sem envolver terceiros, o que costuma simplificar a transação.

Além disso, as demandas referentes à documentação do negócio em relação ao apartamento pronto também são mais simples, já que não envolvem um contrato definitivo, e sim uma promessa de compra e venda.

6. Possibilidade de customização

Ao comprar um apartamento na planta, o comprador tem a oportunidade de customizar alguns itens da sua unidade durante a obra, o que pode ser mais prático e mais barato.

Pisos, metais e demais acabamentos estão entre os itens que podem ser escolhidos e instalados antes da conclusão da obra.

Leia também: Decoração de luxo: 4 fatores que não podem faltar!

Quais são as desvantagens de comprar apartamento na planta?

Outros fatores, menos favoráveis, também precisam ser levados em conta no momento de decidir por comprar um imóvel na planta. Confira quais são eles:

1. Tempo para receber o imóvel

Ao comprar um imóvel na planta, é preciso ter em mente:

  • o tempo para a conclusão da obra;
  • a regularização do empreendimento;
  • prazo de liberação para ocupação.

Nesse tempo, o comprador precisará manter um segundo imóvel para sua moradia, o que representa um custo que deve ser considerado no planejamento do negócio.

2. Riscos de atrasos ou interrupção da obra

Embora seja possível e recomendável ao comprador cercar-se de seguranças sobre o negócio, sempre há algum risco de atrasos na obra, o que pode atrapalhar os planos.

Para evitar isso, é importante contar com uma construtora experiente e confiável, bem como analisar a ocorrência de atrasos ou paralisação das obras a fim de minimizar esse risco.

Leia também: Construtora em Sergipe — Escolha a melhor opção para comprar um imóvel!

O que considerar ao optar por um apartamento pronto ou na planta?

Como vimos, optar por um apartamento pronto ou na planta vai além do simples fato de escolher onde viver. Agora que você já conhece as vantagens e as desvantagens das duas opções, considere também:

  • a situação financeira da sua família;
  • prazo para mudança;
  • orçamento para possíveis obras;
  • condição do imóvel;
  • localização e infraestrutura do empreendimento;
  • facilidades e amenidades;
  • fator de revenda;
  • aspectos legais.

Que tal aproveitar o momento e conhecer os empreendimentos da Construtora União? Você também pode entrar em contato com nossos especialistas para obter mais detalhes e definir o melhor negócio para você.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.