
Como organizar a mudança para o apartamento novo?
Após resolver todos os trâmites que envolvem o contrato de uma nova residência, batem as dúvidas de como organizar mudança e por onde começar. São caixas espalhadas, pertences por todo lado e serviços que devem ser contratados e cancelados.
Para não ter estresse em um momento que deve ser especial e alegre, é fundamental planejar com antecedência tudo o que deve ser feito. Pensando nisso, separamos dicas valiosas para adotar na sua mudança e não ter perdas ou prejuízos.
Cuidados necessários no embalo de pertences
Parte do seu trabalho em organizar mudança para a casa nova será embalando os seus pertences, que são as roupas, utensílios, artigos decorativos, mobília, eletrodomésticos e outros.
Para isso, comece reunindo o máximo de caixas de papel que conseguir. Uma dica é procurar em supermercados, atacarejos e até em galpões de reciclagem. Depois, compre plástico bolha e fita adesiva. Em seguida, categorize-as, escrevendo o cômodo ou os itens em cada uma delas, pois isso facilitará, e muito, no momento de organizar as coisas no novo lar.
Como esse processo demanda bastante tempo e organização, separamos algumas dicas para que você não tenha estresse nem dores de cabeça.
Embale com antecedência
Leve em consideração que deverá embalar tudo o que está na sua casa. Ou seja, é muita coisa que precisa de organização e, principalmente, cuidado. Um erro que gera muitos contratempos, objetos esquecidos e perdas é deixar esse passo para a última hora, pois tudo será embalado de qualquer jeito.
Então, comece a fazer isso, ao menos, uma semana antes e guarde aquilo que você não usará muito na sua rotina até o dia da mudança, como as roupas que não estão na estação, objetos, livros, revistas e artigos decorativos. Ah! E se for possível, leve com você e separadamente aquilo que for mais valioso.
Faça embalagens reforçadas
Imagine abrir as suas caixas ao chegar no apartamento novo e encontrar suas coisas quebradas, riscadas, manchadas ou rachadas? Muitas vezes, isso não acontece por culpa da transportadora ou da distância do trajeto entre uma casa e outra, mas porque o acondicionamento não foi reforçado.
Para que isso não aconteça, reforce todos os seus objetos, inclusive as peças mais delicadas — como copos, pratos, louças, espelhos, computadores e artigos de porcelana — com plástico bolha, jornais e bastante fita adesiva.
Como organizar mudança: dicas para uma mudança tranquila
É muito comum ficar perdido quando o assunto é como organizar mudança, pois é tanta coisa que deve ser embalada e limpa, que não se sabe por onde começar. No entanto, com um bom planejamento, é possível tornar esse processo simples e bem tranquilo. Veja dicas para isso.
Inicie a pesquisa de transportadoras
A escolha da transportadora deve levar em consideração todos os serviços inclusos, para evitar o máximo de dores de cabeça possível. Avalie se a empresa oferece seguro caso alguma coisa aconteça com os seus pertences, os horários disponíveis e os mínimos detalhes do contrato.
Isso é importante para que a sua carga não seja perdida e para que não haja problemas com a entrega dos seus objetos em endereços errados, por exemplo. Essa parte do planejamento, que precede a sua mudança, é fundamental para que tudo saia conforme o combinado.
Peça indicações de amigos
A melhor maneira de conhecer um bom serviço é pedindo referências de quem já foi cliente de uma empresa. Então, a nossa dica aqui é solicitar indicações de transportadoras que sejam de confiança e tenham um bom custo-benefício. Assim, você não corre o risco de ter os problemas citados por contratar alguém “às cegas”.
Limpe a residência nova com antecedência
Uma das dúvidas ao organizar mudança é sobre quando se deve começar a limpar a nova casa. O ideal é que isso seja feito assim que você estiver com as chaves e liberado para a mudança.
Se você deixar para limpar o novo apartamento ou casa quando os pertences que estão com a transportadora chegarem, a bagunça será em dobro. Isso permitirá que avalie todas as condições do imóvel, caso seja usado, e que possa fazer os ajustes necessários.
Dessa maneira, quando os seus objetos chegarem, o local já estará limpo, organizado e pronto para receber a sua decoração e organização. Além disso, você terá melhor acesso às paredes e cantos, já que não haverá móveis nem caixas bloqueando a sua limpeza.
Organize um ambiente por vez
Para não ficar perdido, ter tranquilidade na sua mudança e não fazer mais bagunça do que já está, organize um cômodo de cada vez. Arrumar os ambientes aos poucos ajudará a pensar a melhor maneira de colocar a mobília e a decoração e na hora de verificar se tudo da sua mudança chegou intacto.
A ansiedade pela casa nova pode fazer você ficar perdido e querer arrumar tudo de uma vez, mas é importante ir com calma, para não virar um transtorno. Uma dica é começar pelos quartos e banheiro. Além de não serem a passagem nem o centro da casa, você poderá dormir em um local organizado e limpo o quanto antes e tomar banho sem problemas.
Para isso, coloque todas as caixas em um só lugar e leve aquelas que foram etiquetadas para seus devidos lugares (coisas do quarto, cozinha, banheiro etc).
Revenda o que não quer mais
No momento em que estiver embalando os seus pertences, perceberá a quantidade de coisas que acumulou com o tempo, mas que não quer mais porque já não têm utilidade para você — como roupas que deixam de servir.
Essa será a oportunidade de fazer uma grana vendendo em bazares e topa-tudo ou de fazer uma boa ação e doar esses objetos para ONGs ou instituições de caridade. Entretanto, lembre-se de somente doar ou revender aquilo que está em boas condições de uso.
Solicite a transferência de serviços
Com cerca de uma semana de antecedência, entre em contato com as operadoras de telefone, internet, TV por assinatura e demais serviços contratados para o endereço antigo e peça a transferência.
Fazer isso com antecedência evitará que fique sem conexão na sua nova casa ou descobrir em cima da hora que a empresa atual não atende o bairro para o qual você se mudará (isso é muito comum com a internet). Se for preciso mudar de operadora e prestadores de serviços, peça indicações dos seus novos vizinhos, pois eles conhecerão as melhores opções para a área.
As duas principais dicas de como organizar mudança sem complicação são: planejamento e paciência. Tenha bastante cuidado com os seus pertences e com os serviços que contratará, pois, se isso for feito de maneira desleixada, certamente, você terá imprevistos e prejuízos.
Ainda morando de aluguel? Confira nosso post com dicas de como sair do aluguel, para que, em breve, possa aplicar essas orientações para a sua mudança!