Tela de proteção para janela

Tela de proteção para janelas: importância e como escolher a melhor

Todo mundo concorda que segurança nunca é demais, correto? Por isso, quem vive em apartamento ou mesmo em casa de dois pisos precisa considerar a possibilidade de instalar tela de proteção para as janelas do imóvel.   

Quem tem criança em casa sabe da aflição que é estar constantemente em alerta sobre onde elas estão, o que estão fazendo e se estão realmente seguras. Por mais atento e cuidadoso que sejam os seus responsáveis, as crianças são imprevisíveis. Diversas situações podem colocá-las em risco.

Neste post, vamos explicar por que a instalação de tela de proteção para janela é uma forma barata e simples de garantir a segurança da sua família. Confira!

Por que instalar tela de proteção para janela

Veja abaixo os motivos pelos quais você deve considerar a instalação de tela de proteção para janela na sua casa ou apartamento.

Garante segurança para as crianças

Por mais tranquilas e obedientes que sejam, crianças estão sempre no grupo de risco para os acidentes em janelas ou varandas. Elas podem até entender os riscos, mas são imprevisíveis por natureza. A curiosidade, uma característica saudável que as faz explorar o mundo e ganhar conhecimento, também pode colocá-las em perigo.

O problema é que, além de serem curiosas, as crianças tem uma crença em uma falsa invencibilidade, algo que só o amadurecimento facilita a compreensão. Para os pais, os dispositivos de segurança na casa garantem tranquilidade. Por mais zelosos que sejam os responsáveis, é impossível ter a garantia de que se poderá monitorar as crianças em 100% do tempo. E basta um minuto de desatenção para que elas tenham sua integridade ameaçada por um acidente.

Garante segurança para os animais

Ainda mais do que as crianças, os animais de estimação têm fascínio pelas janelas e por explorar o mundo exterior. O problema é que seu discernimento no que se refere a altura e os riscos que um passeio fora do apartamento pode acarretar. Lembre-se de que cachorros e gatos tem instinto de caça, o que torna uma janela aberta e desprotegida um atrativo perigoso. Basta que um pássaro se aproxime, por exemplo, para o seu gato ensaie um ataque que pode ser fatal.

Mesmo que o seu apartamento não seja muito alto, a ponto de causa lesões no seu animal de estimação em uma queda, a janela desprotegida pode ser uma rota de fuga. Uma vez na rua, seu gato ou cachorro pode simplesmente se perder e não conseguir retornar. Quando a janela é baixa, há ainda outro benefício da tela de proteção: ela impede a entrada no apartamento de animais de rua, que podem ser atraídos por seus próprios pets.

Tem custo baixo

A tela de proteção para janela tem um custo baixo, que se resume a instalação inicial, uma vez que não há necessidade de nenhum tipo de manutenção. Além da matéria prima não ter um custo elevado, a mão de obra, embora exija qualificação e cuidados especiais, é relativamente simples. O investimento em tela de proteção dependerá da área a ser protegida e, na maioria dos casos, a instalação exige apenas algumas horas de trabalho.

Cuidados ao instalar a tela de proteção

Embora seja um serviço relativamente simples, a tela de proteção para janelas precisa de cuidado na instalação, de forma a garantir a qualidade do serviço e a segurança do imóvel. Confira abaixo a que é preciso ficar atento.

Tipo de material

Existem dois tipos de tela de proteção para janela. A de polietileno de alta densidade apresenta maior resistência e impermeabilidade. O material recebe tratamento contra a umidade e ferrugem. Sua aparência é semelhante ao plástico.

Um pouco menos resistente, as telas de nylon ou poliamida tem uma vida útil menor, pois sofrem mais os efeitos como o sol e a chuva. Por isso, são mais utilizadas em ambientes internos, na proteção de escadas ou beliches, por exemplo. Independentemente do tipo de tela, após a instalação ela não deve ser mais ser retirada para não danificar a tensão que garante a proteção. 

Local de instalação

Embora sejam as áreas de maior risco, as janelas não são os únicos locais que podem ser protegidos por meio de telas. O equipamento pode ser utilizado também em escadas, piscinas e camas do tipo beliche. Mesmo aberturas menores, como janelas basculantes ou entradas de luz, devem ser protegidas por telas. Afinal, não se pode subestimar o espirito de aventura de crianças e animais de estimação.

Durabilidade da tela

O tempo de vida útil da tela de proteção varia de acordo com alguns fatores, como o material utilizado, o local de instalação (interno ou externo) e a exposição do equipamento a luz e a chuva , por exemplo. Em geral, os fabricantes dão garantia de 3 anos para as telas instaladas em ambientes externos e de 5 anos no caso dos ambientes internos.

Escolha do fornecedor

Embora não exista no Brasil nenhuma norma ou regulamentação específica para empresas que instalam as redes de proteção, é importante tomar alguns cuidados na hora de contratar o seu fornecedor. Primeiramente, verifique a situação da empresa, analisando o seu CNPJ e as demais licenças para atuar. Avalie também o seu tempo no mercado e a avaliação de outros clientes. A internet e as redes sociais são uma excelente ferramenta para isso.

Aproveite também indicações de parentes, conhecidos e vizinhos que já tenham instalado tela de proteção para janela. Assim, você tem uma referencia da qualidade do serviço. Dê prioridade também às empresas que, além da fabricação da tela, realizam a sua instalação. Instalar a tela por conta própria não é recomendado devido a especificidade do serviço e contratar um profissional exclusivamente para esta tarefa pode ter um custo maior.

Há diversos argumentos para você se convencer da necessidade de instalar tela de proteção para janela em sua casa. Além de ser uma medida de baixo custo e praticamente nenhuma manutenção, é, acima de tudo, uma prova de amor para com a sua família. É um investimento em sua tranquilidade e qualidade de vida.

O que achou das nossas dicas e orientações sobe a tela de proteção para janela? Ficou com alguma dúvida? Tem alguma outra sugestão sobre o assunto? Então que tal deixar um comentário e compartilhar suas ideias? 

sair-do-aluguel-de-forma-pratica-facil

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Super necessário sempre ressaltar a importância das telas de proteção. Além de proteger crianças e os pets, dá uma segurança muito maior para a casa.
    Ótimo post!!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.