Pet em apartamento: 6 dicas para garantir uma vida saudável e tranquila!
Ter um pet em apartamento é tudo de bom, não é mesmo? Para isso, é importante que o seu animal de estimação consiga ser feliz no ambiente, sem causar problemas aos vizinhos. Aliás, esse é um direito de qualquer morador.
Em 2019, algumas medidas foram incluídas na Lei nº 4.591 de 64, que determinam que os condomínios não podem impedir a estadia de animais de estimação dentro dos apartamentos. Quem decide se pode ou não são os proprietários, que devem estar atentos às regras de utilização dos espaços comuns do prédio e à qualidade de vida dos bichinhos.
Quer saber como fazer isso? Olha só!
1. Leve os pets regularmente ao veterinário
O primeiro cuidado para garantir a saúde e o bem-estar do seu amiguinho são as visitas regulares ao veterinário. Esse profissional vai ajudar a identificar caso o seu pet esteja passando por algum estresse psicológico ou mesmo alguma condição física que atrapalhe sua adaptação. Além isso, é indispensável manter a vacinação e as vermifugações em dia, para a segurança da sua família e dos vizinhos.
2. Aposte no enriquecimento do ambiente
Outra dica bacana é buscar alguma forma de estimular o pet, proporcionando novas experiências e aprendizagem de uma maneira lúdica. Brinquedos e estruturas de arranhar ou saltar costumam ser excelentes opções. Pense sempre em alternativas que entretenham seu animal e façam com que ele gaste energia, como os comedouros em labirintos ou brinquedos que acionam sozinhos.
3. Siga as regras do condomínio
Cada condomínio estabelece suas regras quanto ao uso dos espaços comuns. Alguns deles até impedem que o pet transite solto pelo pátio, por exemplo. Nesse caso, é interessante descer sempre com o animal na guia e levá-lo a algum parque para que ele se movimente com mais liberdade. Não se esqueça de manter a higiene das áreas coletivas, juntando o cocô e higienizando os locais caso seu amigão faça xixi nas calçadas, paredes ou no pneu dos carros.
4. Defina um lugarzinho para as necessidades
Para evitar constrangimentos, é interessante que o pet em apartamento tenha um local definido para fazer suas necessidades. Algumas opção são: as caixas de areia, os tapetes higiênicos ou os banheiros inteligentes, que coletam o xixi para descartá-lo no ralo ou vaso sanitário. Isso vai evitar o mau cheiro no apê e a demarcação de território nos corredores.
5. Instale redes de proteção
Um pet em apartamento corre riscos que você nem imagina caso nunca tenha tido uma experiência assim. É extremamente necessário proteger todas as janelas e sacadas do apartamento para que o animal não pule e acabe caindo. Como eles não têm noção da distância que estão do chão, um acidente dessa maneira pode ser fatal.
6. Inclua os passeios na rotina
Pets que vivem em apartamento também se sentem entediados ou estressados com mais facilidade. Como o espaço disponível é menor, é importante incluir passeios na rotina. No caso dos cães, por exemplo, o ideal é sair pelo menos uma vez por dia, nem que seja até o pátio do condomínio. Mas, sempre que possível, prefira levá-los a lugares onde eles possam correr soltos e gastar energia.
Ter um animalzinho de estimação exige que você se porte como uma espécie de guardião dele, proporcionando bem-estar e integridade física. Portanto, é seu dever fazer com que os pets do seu apartamento se sintam felizes e tranquilos, respeitando as regras do condomínio.
Agora, que tal conferir algumas dicas sobre como escolher o imóvel ideal para a família?