pulmão de segurança

O Que É O Pulmão De Segurança e Qual a Sua Importância?

Quando se fala de segurança, morar em um prédio dentro de um condomínio fechado que se preocupa com a proteção das pessoas se torna prioridade para qualquer comprador. É neste momento que muitas pessoas procuram por empreendimentos com pulmão de segurança.

Ele se refere ao termo utilizado para a identificação do conjunto de portões que são instalados próximos  e paralelos ao acesso de pedestres de um determinado empreendimento. Confira qual a importância dele nos prédios!

O que é o pulmão de segurança?

Pulmão de segurança e proteção são dois termos que andam juntos quando o assunto é segurança dos moradores. Quando um projeto imobiliário é desenvolvido, dentre muitos detalhes que são avaliados, o pulmão de segurança é um deles. 

Ele é o conjunto de portões que, na maioria das vezes, são instalados próximo à passagem de pedestres e que garante maior segurança aos moradores de um prédio, assim como, aos trabalhadores dele.

Esses portões têm duas barreiras, também formadas por mais portões e que servem como a principal estratégia de segurança aos moradores do empreendimento. Quando os visitantes chegam ao prédio, passam pelo primeiro acesso e apenas após a liberação dos moradores é que ele passa pelo último portão e consegue entrar no empreendimento.

Qual a importância do pulmão de segurança nos empreendimentos?

O pulmão de segurança ou conhecido como “enclausura” de proteção é importante pois é a garantia de uma proteção extra para os condomínios e apartamentos mais modernos, evitando a entrada de pessoas indesejadas e possíveis invasões.

A identificação dos visitantes é feita de forma obrigatória quando se tem essa tecnologia instalada, podendo ser feita de forma manual ou por meio de portaria remota. Quando o visita não é alguém conhecido, torna-se mais fácil retê-lo no pulmão de segurança e acionar a segurança do empreendimento.

Além disso, é sempre recomendável avisar os porteiros sobre o procedimento da clausura e sempre utilizá-la de forma responsável, assim todos ficam mais seguros.

Como identificar um empreendimento seguro?

Existem alguns pontos que você deve observar para saber se o empreendimento que usa a enclausura é seguro e garante proteção aos moradores. São eles:

  • portaria: verifique se a enclausura é utilizada corretamente na portaria do condomínio. O pulmão de segurança é utilizado para garantir a segurança de moradores e visitantes, então sempre verifique se essas pessoas estão seguranças dentro da enclausura;
  • garagem: verifique se o funcionamento não é prejudicado mesmo nos horários de maior movimentação;
  • em entregas: nas entregas de delivery, não é permitida a entrada de entregadores na enclausura. É necessário que ele aguarde do lado de fora e o morador deve passar pelos portões de segurança para garantir que a sua segurança e a segurança do condomínio não seja comprometida.

Agora que você já viu o que é o pulmão de segurança e a sua importância, confira as melhores regiões para comprar apartamento em Aracaju!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.