imóvel na planta

Imóvel na planta: entenda algumas das principais vantagens

Chegou a hora de realizar o tão esperado sonho: comprar sua primeira casa. Essa é uma decisão que requer muito planejamento financeiro pessoal, organização e entendimento das possibilidades de compra existentes, como adquirir um imóvel na planta.

São muitos fatores que devem ser analisados nessa etapa. Afinal, o que é melhor? Investir em um local que ainda vai demorar um certo tempo para ficar pronto ou naquele que já está disponível para mudar agora mesmo?

Em cada um dos casos há diversas vantagens, então o que vale entender nesse momento é: o que mais se adéqua às minhas necessidades atuais?

Se você está pensando em comprar seu bem e não sabe como avaliar se um imóvel na planta é realmente uma excelente opção, pode relaxar! Trouxemos sete benefícios específicos dessa modalidade!

Entenda como funciona a compra de um imóvel na planta

Antes de mais nada, o primeiro passo para avaliar essa opção é entender como ela funciona. Realizar esse sonho de consumo faz parte da nossa realidade, independentemente da faixa etária, ter sua casa própria é uma grande conquista.

Entretanto, para que isso aconteça, certas estratégias precisam ser tomadas, como o que já adiantamos: muito planejamento financeiro e, consequentemente, sacrifício temporário de alguns consumos.

Para conseguir facilitar esse momento, comprar um imóvel na planta pode ser uma opção muito mais benéfica e que trará muitos outros resultados. A etapa de lançamento é uma modalidade interpretada como promessa — pelo fato de o empreendimento ainda estar em fase de obras —, e o valor a ser pago tende ser menor. 

Quem deseja fazer o financiamento desse tipo de residência deve entender que a compra é dividida em dois momentos: pré e pós entrega das chaves. Na fase inicial, o comprador terá como responsabilidade a entrada e as primeiras parcelas, que giram em torno de 18 a 36 meses. 

O valor de entrada é, geralmente, utilizado pelas construtoras para acelerar a obra e, assim, evitar o maior medo tanto delas quanto de quem compra o imóvel: o atraso na entrega. Após a finalização e a retirada das chaves, o comprador decidirá se opta pelo pagamento do saldo devedor à vista ou se opta por um financiamento ou até mesmo um consórcio imobiliário.

Conheça quais são os benefícios da compra de um imóvel na planta

Quem opta pela compra de um imóvel em fase de lançamento, como já adiantamos, está destinado a adquirir seu apartamento de uma maneira muito mais simplificada e, principalmente, mais barata que outros tipos de ofertas.

Para que você consiga entender de maneira geral esses e outros benefícios que o imóvel na planta tem a oferecer, listamos as principais vantagens desse tipo de aquisição. Confira!

Preço mais acessível

Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos pontos mais reconhecidos nessa modalidade. Isso acontece porque o bem ainda em fase de lançamento tende a ser mais barato em decorrência do “risco” existente.

Apesar de existir a possibilidade do atraso das entregas, as construtoras contam com diversos times de qualidade, planejamento de obra, desenvolvimento de projeto e outras áreas que trabalham integralmente para o cumprimento do prazo estabelecido.

Dessa maneira, para famílias que não contam com grande verba financeira, mesmo com todo o planejamento, a compra de um apartamento na planta é extremamente alinhada à sua realidade e sem necessidade de adquirir algo que não tenha a qualidade que vocês merecem.

Infraestrutura moderna

É necessário reconhecer: quanto mais novo o imóvel, mais bem equipado e com qualidade de infraestrutura ele será. Isso vale tanto para o apartamento quanto para o condomínio, seja a rede elétrica, instalação hidráulica e outros pontos que podem gerar infiltrações, rachaduras, falhas técnicas etc.

Valorização imobiliária

Outra grande vantagem do imóvel na planta é a sua valorização de mercado após a entrega. Mesmo que o valor inicial a ser pago seja bem abaixo do valor de mercado, quando pronto, ele valoriza bastante, não só por ser um imóvel novo, mas também pelo condomínio ser recente e provavelmente apresentar diversas qualidades e diferenciais quando comparado aos locais mais antigos.

Facilidades de pagamento

É muito importante para as construtoras que elas consigam vender rapidamente todas as unidades habitacionais do seu empreendimento. Por essa razão, proporcionam diversas facilidades de pagamento. 

Entre essas oportunidades estão: negociação flexível da entrada, pagamento maior na entrada para amortizar os juros das parcelas pós-entrega das chaves, incentivos financeiros de programas e subsídios governamentais — como o Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida) — etc.

Patrimônio duradouro

Por ser um imóvel novo, ele terá uma durabilidade e uma valorização de mercado (como já adiantamos) muito maiores do que um local que está pronto há um certo tempo. Se estiver pensando em seus filhos, saiba que quanto mais bem reconhecida a construtora, maiores são as chances de ter um patrimônio com grandes retornos financeiros.

Documentação em dia

Quem já comprou um imóvel sabe que a parte da documentação é um pouco desgastante, devido à burocracia envolvida. Contudo, no caso da aquisição do bem na planta, não existe nenhum morador anteriormente, o que facilita o processo. Além disso, a construtora, que é responsável pela venda, ajuda na organização dos documentos.

Personalização do imóvel

Por último, mas não menos importante, esse tipo de compra permite aos moradores ajustar o imóvel de acordo com seus gostos. Isso acontece porque, após a finalização das obras internas, o comprador poderá ir deixando o local do jeito que desejar. Além disso, muitas construtoras, para potencializar as suas vendas, oferecem linhas especiais de itens, como pisos, bancadas, azulejos, armários, entre outros, que podem dar à residência a sua cara! 

Sabemos que realizar o grande sonho de ter sua casa própria é um grande desafio, entretanto, a compra de um imóvel na planta pode ser a solução ideal para quem quer acelerar essa conquista. Por isso, analise as vantagens que trouxemos neste texto na hora de fazer sua aquisição.

Já conhece quais são os empreendimentos na planta da Construtora União? Aproveite e saiba quais são as melhores opções que se encaixam perfeitamente no seu perfil.

sair-do-aluguel-de-forma-pratica-facil

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.