como crescer profissionalmente como crescer profissionalmente

Como crescer profissionalmente e se destacar no mercado?

6 minutos para ler

Um fato inegável é que um diploma de graduação já não é suficiente para se destacar no mercado. Por isso, saber como crescer profissionalmente é, principalmente, sobre o autodesenvolvimento e autoconhecimento. Aliás, esses são aspectos que refletem não só na sua carreira, mas também na sua qualidade de vida

Muitos profissionais querem se destacar em um mercado tão implacável quanto o de trabalho, mas nem todos se arriscam ou buscam aperfeiçoar as suas habilidades. Se você não sabe por onde começar a trabalhar o crescimento da sua carreira, confira as nossas dicas práticas. 

Faça networking

Networking, que, em tradução livre, significa rede de trabalho, é o hábito de se relacionar com pessoas que tenham os mesmos objetivos profissionais e de criar uma conexão de negócios. Quem nunca ouviu que, para conseguir boas oportunidades de trabalho e novos projetos, é preciso ter o famoso QI — “quem indica”? 

Uma pessoa bem relacionada aumenta as suas chances de estar profissionalmente bem colocada, sendo esse um dos primeiros passos para entender como crescer profissionalmente. Afinal, ter um currículo bom e qualificações que o destaquem no mercado é necessário, mas, sem um bom relacionamento e contatos, a sua jornada será mais difícil. 

Para começar o seu networking, procure manter relação com os seus amigos da época da faculdade, frequentar espaços que tenham ligação com a sua área de atuação e não deixar de atualizar as suas redes sociais, principalmente o LinkedIn. 

Mantenha-se atualizado 

Uma das piores coisas que um profissional pode fazer é ficar parado no tempo. As novas tecnologias, modelos de trabalho e necessidade da população transformam as informações a todo momento. Afinal, conhecer e se atualizar sobre a sua área de atuação é uma obrigação como profissional. 

O mercado de trabalho não tem espaço para candidatos que não investem em autoconhecimento, pois, com a grande concorrência em todos os setores, surge a oportunidade de escolha por parte das empresas. 

Então, para crescer profissionalmente, faça especializações e cursos de atualização e aperfeiçoamento, busque por fontes atualizadas e confiáveis (livros, apostilas, guias etc.) e reserve um tempo na sua agenda para saber o que tem acontecido no seu setor e no mundo. 

Não tenha medo de errar

É claro que ninguém gosta de cometer erros, principalmente no ambiente profissional. No entanto, um dos segredos para crescer profissionalmente é não ter medo de se arriscar, cometer falhas e aprender com elas. 

Para não errar, você não pode inovar, o que significa que você não cresce, não se desenvolve e estará sempre no mesmo ponto. O receio de falhar é um dos maiores bloqueadores do sucesso, pois você nunca saberá se algo dará certo sem tentar, e caso falhe, é o momento de aprimorar as suas ideias e estratégias. 

Entretanto, é preciso saber errar. Errar é humano, certo? O problema acontece quando você permanece no erro. É preciso ser rápido nesse processo, para que possa aprender com ele, mas sem perder seu tempo remoendo-o. Em vez disso, aperfeiçoe o seu trabalho.

A partir do momento que a sua cabeça não se preocupar mais com a autopunição, o seu foco estará em fazer diferente, inovar e ser mais eficiente. Dessa forma, você conseguirá ver as suas falhas sob um ângulo de aprendizado, e não de fracasso. 

Alinhe-se à tecnologia

Mesmo para aqueles que não atuam no setor de TI, é fundamental estar antenado e alinhado às tecnologias em alta no mercado. A transformação digital vem reinventando a maneira como trabalhamos e exercemos as nossas tarefas diárias. 

Adequar-se a esses novos modelos é um dos passos para crescer profissionalmente, pois essa é uma questão de atualização profissional que não só facilita o seu trabalho, mas que o faz se destacar no mercado. Tarefas mais ágeis, entregas melhores, menores riscos e menos erros são somente alguns dos benefícios que as inovações podem proporcionar para a sua rotina. 

Saber como cada inovação e tendência influencia no seu trabalho, na sua carreira, no setor em que atua e na sua empresa lhe permite manter-se à frente de profissionais desatualizados, sendo que isso, consequentemente, resultará em decisões acertadas e de impacto positivo, refletindo no seu crescimento profissional. 

Corra riscos 

Outro segredo para crescer profissionalmente é correr riscos. A ousadia daqueles que não têm medo de tentar o novo pode ser muito bem-vista e recompensada no mercado de trabalho. 

Ter uma mente inovadora é um dos pré-requisitos para ser um profissional de sucesso em um mercado que passa por mudanças o tempo todo. As empresas valorizam os colaboradores que tentam sair do lugar-comum e correm riscos para enfrentar o novo, resolver problemas e alavancar a corporação. Afinal, elas entendem que esse é um profissional em que vale a pena investir, mantendo-o por perto. 

Essa disposição em enfrentar os riscos e não ter medo de errar está relacionada a tomadas de decisão embasadas, então, não basta “dar tiros no escuro”. Sendo assim, a sua ousadia deve caminhar com estudos, atualizações de mercado e de segurança sobre o que está dizendo. Para tanto, é preciso mudar hábitos, principalmente o comodismo, enxergando as verdadeiras oportunidades de se arriscar. 

Estabeleça metas e objetivos profissionais

Não há como crescer profissionalmente sem estabelecer metas e objetivos para a sua carreira. Primeiro, é preciso entender a diferença entre esses dois termos — que são tratados como sinônimos, mas não o são. 

Objetivo é aquilo que você deseja alcançar, como o sucesso profissional, um cargo em específico ou um salário maior para aumentar os seus rendimentos. Já as metas são os passos necessários para alcançar isso, sendo que elas devem ter prazos para conclusão e ser quantificáveis. 

Para definir os seus objetivos e metas, comece pensando em seus pontos fortes e fracos, pois, a partir daí, você terá consciência dos aspectos que precisa desenvolver e, logo, terá as suas metas, que podem ser: 

  • ter um novo diploma;
  • mudar de área ou emprego;
  • melhorar os seus resultados;
  • ampliar a sua rede de contatos;
  • começar um negócio próprio. 

Para traçar o seu objetivo, é preciso ter em mente o que deseja para a sua carreira — onde quer estar daqui a cinco anos, por exemplo. Sendo assim, o autoconhecimento é fundamental para traçar os seus planos para o futuro, entendendo quais áreas pessoais devem ser trabalhadas. 

Para ter uma carreira de sucesso, é preciso entender que não há como crescer profissionalmente sem trabalhar diariamente os seus hábitos e habilidades. É preciso deixar costumes negativos, como procrastinar, de lado. Assim, terá tempo para se dedicar à atualização e ao estudo. 

Agora, assine a nossa newsletter e receba dicas gratuitas da União Construtora para a sua vida pessoal e em família e para a sua carreira!

Posts relacionados

Deixe uma resposta