Como comprovar renda para um financiamento imobiliário?
Você já se perguntou porquê são solicitados tantos documentos para conseguir comprovar a renda para um financiamento imobiliário? Esse tipo de questionamento é feito por várias pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria.
Antes de mais nada e, por motivos óbvios, as instituições exigem uma garantia da sua capacidade de arcar com os custos futuros para disponibilizar um empréstimo. É somente a partir dessa verificação que o financiamento pode ser concedido. O mesmo ocorre com as construtoras, por exemplo, que necessitam de um respaldo antes da venda.
Nesse sentido, você sabe como comprovar sua renda? Caso não, confira a leitura deste artigo. Explicaremos os pontos mais importantes sobre o tema!
Entenda como comprovar renda para o financiamento imobiliário
É muito comum ao longo desse processo identificar pessoas com dificuldade para conseguir concluí-la. Afinal de contas, são diversos os documentos solicitados.
Principalmente quando há a composição de renda familiar, que é muito comum no mercado. Nesse caso, buscamos entender quais são os documentos solicitados e que comprovem que se trata de um mesmo grupo de família.
Portanto, sabendo que é uma etapa muito importante para concluir o financiamento imobiliário, separamos o passo a passo completo para te ajudar nessa empreitada:
Holerite
Popularmente conhecido como contracheque, esse documento tem valor oficial para comprovar renda. Ele é entregue pelo departamento pessoal da empresa do trabalhador e consta todos os dados referentes ao pagamento dos seus funcionários.
Isto é, apresenta informações como salário bruto, líquido, descontos, deduções, entre outros pontos relacionados. Em caso de financiamento imobiliário — ou qualquer outro tipo de crédito — são solicitados os três últimos holerites para identificar a renda média de um assalariado.
Decore
A Decore, ou seja, Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é emitida por um contador. Esse profissional irá reunir extratos bancários, bem como comprovante de Imposto de Renda e qualquer outro tipo de informação que possa transparecer a renda do solicitante do financiamento.
Geralmente, a Decore é emitida para profissionais que atuam tanto em empresas públicas, quanto privadas. Entretanto, para quem é autônomo, o documento também pode ser utilizado.
Comprovante de trabalho autônomo
Além da opção destacada acima, existem outros meios que podem ser feitos para traduzir a renda de profissionais autônomos. Estes comprovantes são, na grande maioria, registros oficiais das atividades, recibos, contratos, notas fiscais, entre outros. Nesses casos também é recomendado incluir os comprovantes de contribuição ao INSS e ISS.
Extrato bancário
Para quem também não tem registro de carteira assinada o extrato bancário pode ser uma forma de conseguir comprovar sua renda. Nesse caso, são solicitadas movimentações bancárias dos últimos seis meses.
E justamente por esse motivo, que ao desejar adquirir um imóvel, o ideal é que você concentre todas suas entradas e saídas em uma única conta bancária. Dessa forma será mais fácil justificar sua receita.
Em resumo, é justamente pela necessidade de garantir segurança tanto aos futuros proprietários de imóveis, bem como às construtoras, que você precisa entender como comprovar renda para um financiamento imobiliário. Avaliar os custos da compra de um imóvel é fundamental quando o assunto é o planejamento da realização dos seus sonhos.
Quer saber mais detalhes quais documentos serão necessários? Aproveite para entrar em nosso site e conversar em nosso chat para fazermos uma simulação, sem compromissos!