apps para controle financeiro pessoal apps para controle financeiro pessoal

6 indicações de apps para controle financeiro pessoal

6 minutos para ler

Quem deseja realizar um grande objetivo como a compra de um imóvel, precisa de disciplina para controlar suas despesas e juntar capital. Nem sempre esta é uma tarefa fácil, especialmente para quem não tem o hábito de economizar regularmente.

Mas a tecnologia pode ajudar nesta tarefa. Existe uma série de aplicativos que podem ajudar a quem precisa começar a poupar. Neste post, vamos ajudar você a escolher o app para controle financeiro pessoal que melhor se adapta à sua realidade.

Prossiga a leitura e aprenda mais sobre educação financeira para tirar do papel o projeto de comprar a sua casa ou apartamento.

Por que é importante utilizar uma ferramenta de controle financeiro

Quando se tem um objetivo financeiro, a decisão de economizar é o primeiro passo a tomar. Porém, além da disciplina de diminuir os gastos, reunir capital exige um controle sobre suas finanças que nem todo mundo consegue desenvolver.

Disponíveis no seu smartphone, os aplicativos de planejamento pessoal podem auxiliar de forma decisiva no seu projeto. Por meio deles, é possível estipular metas de economia e receber alertas sobre o cumprimento ou não dos objetivos estipulados.

É claro que, por melhor que seja, um aplicativo não é o suficiente para garantir um controle financeiro que permita economizar um determinado valor todo o mês. O app pode funcionar não apenas como uma espécie de assessor financeiro. Mas, também, como um estímulo para que você mantenha a disciplina no cumprimento da estratégia traçada.

Confira, a seguir, algumas sugestões de aplicativos que podem te auxiliar com esta função.

1. Guiabolso

Um dos apps de controle financeiro pessoal mais populares no Brasil, com mais de 5 milhões de usuários, o Guiabolso destina-se ao acompanhamento tanto de contas pessoais como de empresas. Com uma interface simplificada, permite controlar as movimentações financeiras de forma automática.

Por meio de uma ferramenta que conecta o aplicativo com as contas bancárias do usuário, qualquer crédito ou débito é registrado no Guiabolso, sem que seja necessário inserir manualmente as informações. O sistema funciona com os bancos Santander, Banco Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Citibank e NuBank.

O Guiabolso também classifica automaticamente o tipo de despesa realizada (alimentação, transporte, etc) e permite acompanhar e ajustar metas de economia preestabelecidas. O app é gratuito e está disponível nos sistemas Android e iOS. O acesso à conta também pode ser feito por meio do site do Guiabolso.

2. Mobills

Também bastante popular, o Mobills está entre os aplicativos de controle de finanças melhor avaliados no Google Play. Tem uma interface simples e fácil de utilizar, permitindo ao usuário acompanhar sua evolução financeira por meio de gráficos e tabelas.

Além de armazenar as despesas por categorias, o Mobills permite cadastrar o cartão de crédito e informa ao usuário quando ele se aproxima do limite de gasto ou quando é hora de pagar a fatura. Permite ainda criar orçamentos e metas financeiras, uma ferramenta muito útil para quem precisa economizar.

O Mobills está disponível nos sistemas Android e iOS e pode ser acessado também por meio da web. O aplicativo oferece uma versão gratuita com algumas funcionalidades e planos pagos, com diferentes valores, de acordo com o interesse do usuário.

3. Organizze

Com um layout enxuto, o Organizze é um app intuitivo e simples de se utilizar. As receitas e despesas são inseridos manualmente e podem ser utilizados para acompanhar metas financeiras estabelecidas pelo usuário.

Permite a categorização das despesas e receitas para um acompanhamento individual de cada uma delas. Oferece a criptografia dos dados, o que garante a segurança do usuário. Uma vez alimentado, não depende da internet para ser utilizado. Assim, é possível gerar relatórios, por exemplo, de forma offline.

O Organizze está disponível nos sistemas Android e iOS e também tem acesso por meio da web. Além de uma versão gratuita, oferece um plano premium com mais funcionalidades.

4. Minhas Economias

O Minhas Economias oferece todas as funcionalidades dos principais apps de controle financeiro do mercado. Algumas são o controle de despesas e o monitoramento da movimentação da conta bancária do usuário.

Todas as informações financeiras do usuário são transformadas em gráficos, facilitando o monitoramento. Os dados também podem ser exportados para uma planilha de excel. Além disso, dispõe da ferramenta Gerenciador de Sonhos, que auxilia o usuário a atingir metas financeiras pré-estabelecidas.

O aplicativo é gratuito e funciona nos sistemas Android e iOS. Permite ainda o acesso por meio do site.

5. Toshl Finance

No Toshl o usuário cria um personagem para conduzir o monitoramento das suas finanças e orientar como devem ser feitas as suas despesas. O app apresenta as principais ferramentas disponíveis nos aplicativos de maior sucesso na categoria.

Como diferencial, está a possibilidade de integrar ao gerenciador de finanças as transações feitas por meio do PayPal e gerenciar a conta de Bitcoins do usuário. Também permite o cadastramento de despesas em outras moedas, uma funcionalidade muito útil para não se perder o controle financeiro durante viagens, por exemplo.

Com uma versão gratuita e dois pacotes pagos, com funcionalidades avançadas, o Toshl Finance funciona tanto no sistema Android quanto no iOS.

6. Wisecash

Para quem procura um app gratuito e relativamente simples de se utilizar o Wisecash deve agradar. Intuitivo e focado nas ferramentas mais usadas pela maioria das pessoas, ele cumpre sua função de auxiliar no controle de despesas, especialmente para quem ainda está iniciando este processo.

A aplicação que permite o lançamento de gastos recorrentes facilita o registro de despesas como o aluguel, por exemplo, que pesarão em seu orçamento todos os meses. O wisecash prioriza as informações fundamentais, como o saldo disponível e o total gasto por período.

Cadastro de pagamentos, lembrete de datas de vencimento e geração de gráficos e relatórios complementam o pacote de funções básicas que oferece. O aplicativo está disponível para os usuários do sistema Android.

Estas são algumas opções de app para controle financeiro pessoal que podem ajudá-lo a economizar para tirar do papel sua ideia de adquirir sua casa ou apartamento. Além deles, há outros aplicativos úteis que você pode utilizar. O fundamental é dar o primeiro passo e ter disciplina para realmente realizar o seu projeto.

Agora que você já conhece estas ferramentas, que tal conferir nosso post sobre a importância de se obter a independência financeira para realizar todos os objetivos em sua vida?

Posts relacionados

Deixe uma resposta