
Tomadas USB: descubra o que são e se valem a pena
Você já conhece as tomadas USB? Esse plugue é semelhante ao tradicional, mas também tem uma entrada para recarregar a bateria de dispositivos eletrônicos. Por isso, tende a trazer facilidade e praticidade para o dia a dia.
Agora, será que vale a pena ter esse recurso na sua casa? Ele é realmente eficiente? Neste post, vamos explicá-lo melhor e encontrar as respostas. Continue lendo.
O que são tomadas USB?
As tomadas USB são um modelo de plugue que permite conectar dispositivos eletrônicos com essa porta universal e outros aparelhos comuns. Por ter esses dois formatos de contato, deixa de ser necessário utilizar qualquer tipo de adaptador.
Quais são suas particularidades?
Um detalhe importante é que, além do plugue de entrada, também é oferecida a voltagem bivolt. Essa característica permite que qualquer tomada residencial possa ser substituída sem correr riscos de queimar algum dispositivo.
Outra particularidade é relativa à corrente de trabalho. A tradicional tem aproximadamente 1.000 mA e permite a conexão de um equipamento por vez. Enquanto isso, a tomada USB tem um par de entradas ou mais e sua corrente de trabalho é de 1.500 mA ou superior.
Como as tomadas USB funcionam?
O funcionamento desse modelo de plugue é similar ao tradicional. Na prática, você verá, pelo menos, uma conexão convencional e outra USB ou duas portas de padrão universal. Então, basta plugar o cabo do equipamento e ele começará a carregar de forma automática.
Apesar disso, existem algumas diferenças relevantes entre os dois sistemas. Uma delas é o tipo de corrente. A tomada convencional usa a corrente alternada. Por sua vez, aquela com entrada USB usa a contínua, que é mais eficiente, barata e econômica.
Outra diferença importante é relativa ao suporte dos aparelhos. As tomadas 3 pinos têm capacidade para até 2.200 W para tomadas de 10 A e de 4.400 W para 20 A. Enquanto isso, os modelos USB garantem acesso a 5 W. Essa alteração apenas existe para substituir o pequeno transformador acoplado ao carregador original dos dispositivos.
Quais são as vantagens das tomadas USB?
Existem vários benefícios ao optar por esse modelo de plugue. Veja quais são os principais.
Praticidade
Conectar o dispositivo na parede é mais prático, porque você deixa de precisar do carregador a todo o tempo. Assim, é uma boa opção para instalar na sala, no quarto e até na cozinha.
Segurança
Ter uma tomada USB é mais seguro do que utilizar um adaptador ou um plugue com várias portas de entrada desse tipo. Isso evita o superaquecimento no ponto de energia, o que impede danos à rede elétrica e acidentes.
Redução de danos à rede elétrica
Levando a uma segurança maior, também há menos chance de danos afetarem sua rede elétrica. Isso significa que não haverá fios derretidos, sobrecarga e curto-circuitos.
Eficiência nas cargas
É possível recarregar a bateria dos dispositivos eletrônicos com uma velocidade 75% superior, quando comparado à porta USB de computadores. Inclusive, isso gera uma economia no consumo de energia.
Redução do consumo de energia elétrica
Existe a diminuição do consumo de energia devido ao sistema de corrente contínua. Como não existe diferença de potencial sobre seu corpo, há uma redução no gasto com a manutenção da qualidade. Ao mesmo tempo, esse tipo de corrente é mais seguro por não dar choque.
Como é feita a instalação?
A instalação de uma tomada USB tem a conexão apenas dos fios fase e neutro, deixando de lado o aterramento. O restante do processo é igual ao de um modelo convencional. Portanto, basta seguir as orientações do fabricante.
O ideal é contratar um profissional para evitar problemas, como curto-circuito, superaquecimento e derretimento de cabos. Outra opção — mais adequada — é já escolher um empreendimento que tenha essa instalação. Assim, você tem a segurança de que todo o procedimento foi feito por especialistas e que já pode começar a usar sua tomada USB.
Assim, você evita dificuldades e problemas no uso dos dispositivos eletrônicos. Afinal, as tomadas USB já estão preparadas para trazer eficiência, praticidade e redução do consumo de energia elétrica.
Gostou e quer ver mais dicas úteis para comprar seu imóvel? Siga os perfis da União Construções nas redes sociais: LinkedIn, YouTube, Instagram e Facebook.