
Como definir os pontos de tomada necessários para o apartamento?
Muitas vezes, ao comprar um apartamento na planta, focamos nossa atenção a aspectos ligados à estética, imaginando a disposição dos móveis e a combinação deles com os revestimentos, por exemplo. Mas há uma questão bastante prática e que deve ser considerada antes da pintura das paredes. Estamos falando dos pontos de tomada.
Afinal, você já se imaginou, hoje em dia, não ter um lugar para carregar a bateria do seu smartphone em cada ambiente da casa? Já contou a quantos cabos o seu home theater precisa estar conectado para funcionar, ou quantos novos eletrodomésticos tem na sua cozinha (cafeteira, chaleira elétrica, forno elétrico, airfryer e muitos outros)?
O fato é que não é seguro conectar tudo isso em uma tomada só, concorda? Por isso, o ideal é incluir essas informações em seu planejamento durante a obra. Vamos ajudar você a elaborar um bom plano para definir os pontos de tomada em seu imóvel novo. Confira!
Saiba qual a quantidade mínima de tomadas para cada ambiente
O primeiro passo é fazer um exercício mental e imaginar quais são os objetos de decoração, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que vai usar em cada ambiente. Também é interessante já ter uma ideia de como será a disposição dos móveis, para saber onde os pontos de tomada precisarão ficar localizados.
Leia a norma que rege o tema
Claro que você não precisa ser especialista em eletricidade para definir onde e quantos pontos de tomadas você terá em seu apartamento. Vale deixar as questões mais técnicas de segurança para os engenheiros e arquitetos que estão tomando conta do seu projeto.
Porém, vale a pena dar uma conferida nas normas sobre o assunto para não correr o risco de tomar decisões que possam afetar a segurança dos moradores e visitantes. A NBR 5410 é a responsável por definir como devem ser adotadas as instalações elétricas em um imóvel. No texto, você vai descobrir, por exemplo, que é preciso ter a menos uma tomada a cada oito metros quadrados.
Pense em pontos estratégicos
Há muitas situações que são particulares à vida de cada pessoa e que devem ser consideradas no imóvel para determinar os pontos de tomada necessários. Por exemplo, quem trabalha em esquema de home office precisa pensar onde será localizado o escritório para ter acesso à energia necessária nessa condição.
Outras pessoas têm muitos equipamentos e eletrodomésticos na cozinha, então, precisarão planejar bem onde vão utilizá-los e quantos pontos de tomada serão necessários. Também é preciso considerar que alguns deles exigem tomadas de 20A, aquelas mais grossas.
Conheça as vantagens de pontos de tomada USB
A popularização desse tipo de tomada tem sido maior nos últimos anos, devido às facilidades que ela traz ao apartamento. Elas são muito fáceis de instalar e práticas, para que você possa carregar diretamente no ponto da tomada os seus aparelhos que precisam de entrada USB para carregar. Entre os benefícios, estão:
- carregamento mais rápido dos aparelhos;
- preço acessível (costumam ser mais baratas, por exemplo, do que um carregador de celular);
- possibilidade de ser bivolt.
Quando você conta com uma construtora de qualidade e que entende as necessidades do consumidor, como a União, esse planejamento dos pontos de tomada fica muito mais fácil. Nossos empreendimentos consideram no projeto de cada apartamento a atenção à demanda cada vez maior por locais onde você possa conectar seus aparelhos, e prevê, claro, os sistemas mais modernos, como as tomadas USB.
Gostou de aprender mais sobre o assunto? Tem curiosidade para conhecer nossos empreendimentos, criados para atender a todas as suas necessidades e desejos? Faça uma visita, agora mesmo!