
Chegada de um bebê: como influencia na vida do casal e na compra do apê?
O planejamento de um filho normalmente envolve uma enorme quantidade de emoções positivas, incluindo altas expectativas e a realização de um sonho de vida. Mas o que muitos casais não pensam é nos aspectos práticos e estruturais dessa mudança na sua vida. É preciso preparar o apartamento ou a casa para a chegada de um bebê.
Pequenas alterações de cômodos, reformas inteiras ou mudanças podem ser necessárias para acomodar o recém-chegado com todo conforto. Por isso, queremos ajudar você a pensar também nesses aspectos. Vamos lá?
As mudanças na rotina do casal
A primeira grande mudança que ocorre com a chegada de uma criança está relacionada à rotina do casal. É preciso ter em mente que, durante um bom tempo, seus hábitos de sono vão mudar. Transitar pelos cômodos do apartamento deve ser algo fácil e, basicamente, “quanto menos trabalho, melhor”.
Muitas vezes, isso requer que você mexa em estruturas do imóvel, seja para deixar o quarto do bebê mais próximo do seu ou até para criar uma passagem que possa ser usada no meio da noite enquanto ele for pequeno e acordar várias vezes. É muito comum, por exemplo, que seja preciso ampliar cômodos ou deixá-los mais aconchegantes.
O aumento de despesas
Obviamente, tudo isso resulta em um aumento expressivo de despesas, que vão bem além do consumo do bebê. Por isso, a chegada do novo integrante deve ser muito bem planejada, já que uma mudança ou reforma vão exigir recursos financeiros abrangentes.
A necessidade de ambientes específicos para a criança
Além do quartinho do bebê, existem outros espaços que são de necessidade exclusiva dele. Você já pensou nos locais que vão acomodar a cadeira de amamentação? Como você vai instalar um trocador no banheiro? Como você vai se acomodar perto do bebê quando ele tiver dificuldades para dormir?
Também é importante planejar espaços para instalar cercadinhos onde o bebê possa ficar brincando quando você tiver que dar conta de outros afazeres. É preciso deixar um cantinho na cozinha, na sala de estar e até no seu escritório, se seu trabalho for home office.
As adaptações no apartamento atual
Muitas adaptações podem ser feitas para melhorar a comodidade e aumentar a segurança do seu bebê em casa. É muito importante que você instale proteções para as janelas e coloque portões nas escadas e nas portas que dão acesso à parte externa, se houver.
Além disso, pode ser necessário ampliar os cômodos, dando mais espaço para os móveis e evitando que a criança se bata em tudo assim que começar a engatinhar.
A possível mudança de imóvel
É sempre válido considerar a possibilidade de uma mudança de imóvel diante da chegada de um bebê. Isso porque você pode escolher um apartamento muito mais amplo, que não exija reformas nem envolva uma série de outros gastos que podem ser arriscados nessa fase.
Além disso, você pode optar por um local com uma vizinhança tranquila, com mais segurança, com farmácias, supermercados, hospitais e até escolas próximas. Também pode buscar um imóvel com mais quartos ou planejado para quem tem uma criança pequena.
Assim como preparar o enxoval do seu filho ou planejar os seus primeiros passos, considerar as características do imóvel onde você mora também é uma forma de proporcionar mais conforto e qualidade de vida, tanto para o bebê quanto para o casal.
Gostou das dicas para se preparar para a chegada de um bebê? Então, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais?