
6 dicas para saber se um bairro é seguro para morar!
Muitos são os fatores que determinam a compra de um imóvel, como o valor, a presença de áreas de lazer, a oferta de comércio e serviços, entre outros. No entanto, optar por um bairro seguro deve ser um fator fundamental para a sua decisão o final.
Sabendo o valor que essa escolha terá na sua vida e na da sua família, elaboramos este artigo. Listamos as 6 principais dicas para você saber identificar se um bairro é seguro para morar. Acompanhe!
1. Investigue as estatísticas de criminalidade da região
Aproveite a navegação na internet e faça uma pesquisa dos índices de criminalidade da região onde pretende morar. Periodicamente, as Secretarias de Segurança Pública dos estados divulgam esses dados.
A vantagem dessas informações é que elas são oficiais e elaboradas por meio de dados de instituições como as polícias civil e militar. Além disso, o relato em redes sociais de moradores podem ser bem úteis, mesmo não servindo como um documento legal.
2. Observe se há policiamento
As rondas constantes da polícia militar são essenciais para afugentar pessoas mal-intencionadas. Quando fizer a visita no local do imóvel que pretende adquirir, fique atento ao policiamento.
Observe se existem cabines de policiamento fixas. Em alguns municípios, elas são denominadas como Posto de Observação e Vigilância (POV). Além disso, você poderá ver policiais circulando em automóveis, bicicletas ou caminhando em duplas.
3. Conheça a opinião dos vizinhos
A opinião dos vizinhos com certeza vai ajudar você a definir se o bairro é seguro. Afinal, os moradores da região vão expressar as suas opiniões de acordo com as suas vivências. Eles não contam com intenções comerciais para convencê-lo a morar no local.
O ponto de vista imparcial da vizinhança é essencial. Dizemos isso porque determinados indivíduos, quando estão interessados em comercializar ou alugar os seus imóveis, podem não opinar de maneira verdadeira.
4. Verifique a segurança do condomínio
Se a sua casa ou apartamento compartilha áreas comuns com outros moradores, verifique a segurança do condomínio. Certamente, os que funcionam 24 horas são os mais indicados. Além dos seguranças e porteiros, devem existir câmeras e alarmes em pontos estratégicos.
5. Confira a existência de comércio
A existência de comércio e, até mesmo, de salas de escritórios, clínicas médicas e odontológicas assinalam que o bairro é seguro. Isso acontece porque, quando os empresários pretendem abrir os seus negócios em determinadas regiões, eles verificam a segurança local.
Afinal, comerciantes e donos de salas não querem colocar em risco os seus patrimônios materiais nem a idoneidade física ou a vida de seus clientes. Além disso, os seguros patrimoniais têm variação nos preços de acordo com a localização dos imóveis. Quanto mais violentas forem as regiões, mais onerosos são os planos de proteção.
6. Preocupe-se com a infraestrutura da região
A infraestrutura da região é composta por uma série de serviços disponibilizados pela prefeitura e pelo Estado. Por exemplo, a iluminação, o calçamento, a coleta de lixo e o policiamento ostensivo. Além da existência do comércio e de serviços privados.
O bairro que não conta com uma boa infraestrutura tende a ser mais violento e, em muitos casos, controlado pela marginalidade. Sendo assim, esse é um tópico que sempre deve ser avaliado.
Com essas 6 dicas, ficamos tranquilos. Sabemos que, a partir de agora, você sabe como avaliar se um bairro é seguro. Dessa maneira, com essa pesquisa, conseguirá fazer uma escolha o mais acertada possível na próxima vez em que for comprar um imóvel.
Continue com a gente e leia o nosso artigo sobre segurança das crianças. Até breve!