
Taxa de evolução de obra: o que é e em que situação ela é cobrada!
Quem opta por comprar apartamento na planta, sabe os desafios de ter que lidar com a ansiedade para sua nova moradia ficar pronta. Nesse sentido, a taxa de evolução da obra é um dos valores cobrados e que devem estar presentes no seu planejamento financeiro.
Entretanto, muitas pessoas não são munidas de informação suficiente sobre esse tipo de custo e, ao surgir, são pegos de surpresa. Mas afinal de contas, quando e por que somos cobrados?
Se essa dúvida é a sua também ou você já quer incluir a taxa no seu planejamento financeiro para comprar um imóvel, aproveite e faça a leitura deste artigo!
O que significa a taxa de evolução da obra?
Como o próprio nome já diz, esse tipo de custo está diretamente ligado à evolução da obra. Focado em apartamentos comprados ainda na planta, a taxa (também conhecida como Juros da Obra) é cobrada juntamente entre construtoras e instituições financeiras.
O objetivo está diretamente relacionado ao empréstimo feito pela construtora à instituição bancária, no caso a Caixa, para viabilizar o empreendimento. Os juros referentes a esse crédito são pagos justamente quitar esse débito feito com a instituição financeira bancária e não a construtora em si.
Nesse caso, a construtora deve informar mensalmente à Caixa Econômica Federal qual é o percentual atual de desenvolvimento do projeto. A cada fase da obra concluída, os recursos são liberados para finalizar o empreendimento. Em contrapartida, os clientes conseguem acompanhar a previsão de entrega, conforme o contrato.
É uma cobrança legal?
Antes de mais nada é preciso entender que sim, é um tipo de cobrança legal, entretanto, devemos ter alguns cuidados ligados à ela. O seu cálculo é de 2% em cima do valor avaliado do imóvel.
Todavia, para que isso ocorra de maneira correta, é preciso que a construtora informe aos seus consumidores que será cobrado esse valor, que visa amortizar o saldo final do preço do apartamento.
Quem compra imóveis pelo Programa Casa Verde e Amarela também paga a taxa?
Para quem opta por financiar seu imóvel com suporte do programa “Casa Verde e Amarela”, bem como aqueles que financiaram pelo antigo “Minha Casa Minha Vida” devem ter ciência desse tipo de custo.
Porém, vale ressaltar que é essa instituição bancária que faz o acompanhamento da obra, ou seja, ela tem a obrigação de garantir que as contratadas cumpram o prazo de entrega do empreendimento.
Em resumo, a taxa de evolução de obra pode passar despercebida na negociação. Ao chega a cobrança é considerada uma grande surpresa para os futuros proprietários do bem. Por esse motivo, é muito importante ter atenção no descritivo desse custo. Sendo assim, a comunicação entre a construtora está fazendo isso ilegalmente.
Gostou deste material e quer ficar por dentro de outros assuntos como esse? Então, aproveite e siga a União Construtora em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.