
Como Organizar sua Vida Financeira Para Comprar um Imóvel?
Se você sonha em comprar um imóvel, é importante saber como organizar sua vida financeira. Afinal, não se trata de uma aquisição barata. Então, para garantir que tudo ocorra da melhor forma, vale a pena se preparar para tirar esse projeto do papel.
Confira as dicas abaixo para começar a se planejar e realizar o seu grande sonho!
Como organizar sua vida financeira? Confira este passo a passo
Saber como organizar sua vida financeira e, principalmente, colocar as ações em prática, não são tarefas tão simples. Porém, dedicar-se a cada pequeno passo permitirá colher ótimos frutos.
Nesse sentido, além de comprar o tão sonhado imóvel, você ainda poderá viver de forma mais tranquila e realizar muitos outros planos pessoais. Para isso, confira o que fazer:
1. Livre-se das dívidas
O primeiro passo é se livrar das dívidas, até porque muitos bancos não aprovam o financiamento de quem tem o nome negativado.
Independentemente disso, não ter pendências financeiras ajudará você a se organizar melhor e honrar com o pagamento do imóvel. Então, se possível, pague outras contas antes.
Leia também: Como pagar as dívidas? 7 dicas para te ajudar a se organizar melhor
2. Separe parte da renda
Economizar uma parte da sua renda é fundamental para montar a sua entrada. Vale lembrar que, quanto maior for o valor entregue no começo, menor será o montante financiado e as prestações.
Para isso, o primeiro passo pode ser a criação de um orçamento doméstico, no qual devem ser anotados todos os gastos. Isso ajuda a melhorar o controle das finanças e permite identificar onde é possível economizar. Para facilitar, você até pode usar aplicativos para fazer o controle dos gastos.
A partir disso, é possível optar por ir ao trabalho utilizando transporte público ao invés de carro próprio. Outro exemplo é deixar de consumir algum produto que possa ser considerado dispensável. Mesmo que sejam pequenas despesas, quando somadas, podem fazer a diferença para quem quer aprender como organizar sua vida financeira.
3. Previna-se para arcar com possíveis gastos adicionais
Ao se preparar para comprar um imóvel, é comum focar na economia do valor da propriedade em si. No entanto, é importante considerar as despesas adicionais que podem surgir durante a aquisição do empreendimento.
Além do valor pago ao banco, é preciso considerar outros gastos, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que varia de acordo com a cidade em que o imóvel está localizado, e as taxas cartoriais. Também é necessário pagar pela análise jurídica da documentação e pela avaliação do imóvel.
Leia também: Saiba como criar o seu orçamento pessoal para comprar imóvel
4. Defina qual é a melhor opção entre comprar ou alugar
Ao considerar a compra de um imóvel, é importante entender a taxa de juros que será aplicada sobre o valor do imóvel durante o período de financiamento. Caso o custo total do financiamento seja menor do que o valor das parcelas do aluguel e seus reajustes, pode ser mais interessante optar pela aquisição da casa própria.
Além disso, é importante lembrar que o financiamento imobiliário envolve um compromisso financeiro de longo prazo e que é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para a compra do imóvel, para amortizar o valor do financiamento ou até mesmo para quitar a dívida completamente.
Leia também: INCC — Conheça essa Taxa e Tire Todas as suas Dúvidas
5. Evite deixar o dinheiro parado
Tão prejudicial quanto gastar todo o dinheiro que recebe é deixá-lo parado na conta corrente. Afinal, ele perde o valor ao longo do tempo devido à inflação.
A melhor forma de evitar isso é por meio dos investimentos para médio e longo prazo. A boa notícia é que existem, atualmente, várias aplicações para quem quer ter rendimentos maiores do que a poupança. E o melhor: sem correr riscos.
Se você não quer ou não tem tempo para estudar o mercado financeiro, há alternativas de investimento em renda fixa, como CDB e LC, que podem ser interessantes. Esses investimentos oferecem uma remuneração previsível e são considerados mais seguros que a renda variável.
Quer saber mais sobre como se preparar para comprar um imóvel? Então, confira quatro dicas para fazer a sua organização financeira e comprar o seu apê!