
Entenda o que é um edifício verde e saiba como escolher um
O investimento em um imóvel é, muitas vezes, a realização de um sonho. Por isso, é importante que o edifício novo seja a cara dos seus moradores e que esteja alinhado com os seus desejos e seus interesses. Pensando nisso, que tal você dar uma chance para um edifício verde?
Neste post, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre esse tipo de prédio, quais são as vantagens que ele oferece e como escolher a melhor opção para começar a construir uma família. Ficou curioso? Então, vamos lá!
O que é um edifício verde?
Não, nós não estamos falando de um prédio com uma pintura nessa coloração. Edifício verde é o nome dado àqueles imóveis certificados com uma espécie de selo de sustentabilidade. Os requisitos para esse reconhecimento são diferentes para cada certificação, mas, de forma geral, é preciso responder a pelo menos cinco aspectos:
- consumo de energia;
- consumo de água;
- qualidade interna;
- destinação do material de construção;
- preocupação com o ambiente ao redor.
Isso significa que a sustentabilidade vai bem além da adoção de painéis solares, jardins verticais e reutilização da água. É preciso se preocupar desde o momento em que a obra inicia até o uso de recursos no dia a dia dos moradores.
Mas, afinal, como um edifício verde pode fazer a diferença na sua vida? É o que você vai conferir no próximo tópico!
Quais são as vantagens desse tipo de imóvel?
Contribuir para a sustentabilidade do planeta, reduzir os impactos do efeito estufa e preservar a natureza são apenas alguns dos exemplos de como um edifício verde pode beneficiar a todos. Mas não é só isso. Você também pode colher diversas vantagens optando por esse tipo de investimento. Quer saber quais são? Confira!
Economia de energia
Uma das grandes vantagens do edifício verde é que ele conta com a produção de energia limpa. Isso significa a instalação de painéis solares ao ar livre, captando uma fonte de energia sustentável e contribuindo para um consumo mais eficiente nas instalações. Isso reduz significativamente os impactos ambientais, mas também gera uma economia real na conta de luz.
Além disso, prédios com jardins verticais se beneficiam da manutenção natural da temperatura dentro dos apartamentos, reduzindo o consumo do ar-condicionado, por exemplo. Da mesma forma, aqueles edifícios com captação da água da chuva podem distribuir esse recurso para uso secundário.
Maior sustentabilidade no dia a dia
Só o fato de saber que você está contribuindo para a sustentabilidade do planeta já gera um bem-estar enorme, não é mesmo? Agora imagine viver em um local onde todos os moradores se preocupam realmente com os impactos ambientais, priorizam a seleção correta de resíduos, adotam um consumo consciente de recursos naturais e pensam em maneiras criativas de otimizar sua interação com a natureza.
Quando você vive imerso em um ambiente assim, acaba adotando a sustentabilidade como um comportamento que faz parte do dia a dia. Sua conduta se torna mais alinhada a esse estilo de vida, e você acaba levando esses cuidados para outros lugares, como o trabalho.
Ganhos para a saúde
Sua saúde também sai ganhando quando você opta por morar em um edifício verde. Isso porque, de acordo com um estudo realizado pela HEALTHfx, as construções sustentáveis já geraram cerca de US$6 bilhões em benefícios tanto para o clima quanto para a saúde.
O motivo para isso é que esses edifícios contribuem para a redução da emissão de diversos gases poluentes, deixando literalmente o ar mais limpo. E é claro que quem mora nesses locais se beneficia ainda mais.
Como escolher o melhor edifício verde?
Já se convenceu das vantagens em escolher uma área verde para o seu edifício novo? Então, agora chegou a hora de descobrir como você pode escolher o melhor prédio para morar e contribuir para a sustentabilidade do planeta ao mesmo tempo!
Analise a localização
O local onde está situado o edifício novo é bastante importante. Provavelmente, se você pretende morar em um edifício verde, imagina um lugar que esteja harmonizado com o meio ambiente, certo? No mínimo, um local arborizado, com uma paisagem agradável e livre de riscos ambientais.
Portanto, certifique-se de escolher uma construção que tenha sido realizada de acordo com esses objetivos, sem causar quaisquer ônus para as pessoas que moram na região ou mesmo para a natureza.
Conheça os diferenciais da construtora
A construtora responsável pelo projeto e pelo desenvolvimento do edifício também pode ser o indicativo de um prédio de alta ou baixa qualidade. Por isso, fique atento aos seus diferenciais. Procure saber se ela tem experiência com construções verdes, conheça outros empreendimentos já construídos e até tente contato com alguns dos seus clientes.
Geralmente, uma empresa focada em promover a sustentabilidade não se preocupa apenas com o básico, ela vai além para fornecer ainda mais vantagens, seja para o meio ambiente, seja para os futuros moradores do prédio. Se a empresa for séria e competente nesse segmento, encontrar essas informações será algo fácil.
Avalie os apartamentos e suas características
Contar com um edifício sustentável é realmente um benefício e tanto. Mas essa não é a única característica que deve ser observada ao escolher o seu próximo lar. Você precisa avaliar os aspectos do apartamento, incluindo todas as suas características, desde o tamanho até a qualidade da construção.
Se você pretende começar uma família, por exemplo, é preciso incluir um ou mais quartos extras no planejamento. Se pretende ter um escritório em casa também precisará de um cômodo exclusivo para esse fim. Além disso, pense no tamanho das peças, na qualidade das aberturas, na distribuição de tomadas, na infraestrutura do condomínio e assim por diante.
Faça um comparativo de preços
Por fim, mas não menos importante, é preciso avaliar cuidadosamente os preços ofertados pelos apartamentos que você se interessar. Apesar de o preço não poder ser o principal fator de decisão, ele é muito relevante. Combinado aos outros aspectos mencionados, ele indicará o chamado custo-benefício do seu futuro lar.
Em alguns casos, você pode até mesmo encontrar um edifício verde cujos apartamentos sejam um pouco acima do valor de mercado, porém, com uma infraestrutura muito superior, com diversos recursos sustentáveis, cômodos amplos e áreas comunitárias atrativas. Certamente, ele valerá mais a pena do que um apartamento barato, mas com menos espaço do que você, de fato, necessita, por exemplo.
Quais os diferenciais da Construtora União?
A Construtora União é uma empresa tradicional no mercado de empreendimentos imobiliários. Ela conta com expertise na área, além de trazer inúmeras inovações que realmente fazem a diferença no dia a dia dos moradores. Entre os seus principais diferenciais estão:
- áreas de lazer equipadas;
- tomadas USB nos apartamentos;
- wi-fi nas áreas de lazer;
- ações de responsabilidade social;
- financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida.
Agora que você já conhece o que é um prédio verde, chegou a hora de dar o próximo passo em direção ao sonho de comprar seu apartamento em um edifício novo. Converse com a gente!