
Por que investir em um imóvel com vaga de garagem?
Ao decidir comprar um imóvel, é muito importante identificar suas necessidades antes mesmo de escolher o novo lar. Para isso, é preciso listar todos aqueles requisitos dos quais você não abre mão e ainda definir algumas características como a vaga de garagem.
Pensando nisso, desenvolvemos este post para ajudar você a entender as principais razões pelas quais investir em um imóvel com vaga de garagem é mesmo um bom negócio. Vamos lá?
Valorização do imóvel
Não é difícil entender por que um imóvel se valoriza quando tem garagem, não é mesmo? Muitas pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais por um apartamento se ele contar com um espaço seguro no qual os moradores possam deixar seu carro ou sua moto. Dependendo da cidade onde você for morar, só esse recurso pode valorizar o imóvel em 10 ou 15%.
As razões para isso são claras: além da segurança, os moradores também podem deixar seus veículos perto de casa, sem precisar andar muito para chegar até eles. Outro benefício notável é a possibilidade de disponibilizar um espaço para acomodar o automóvel de visitas.
Possibilidade de renda extra
Em imóveis que oferecem mais de uma vaga, ou mesmo naqueles que não, é possível fazer da sua vaga uma fonte de renda extra. Como? Bem, hoje em dia muitas famílias já têm mais de um veículo. Assim, você pode simplesmente locar a sua vaga para algum vizinho.
No entanto, isso só pode ser feito naqueles casos em que houver uma convenção do condomínio permitindo que os moradores exerçam esse tipo de atividade. Portanto, procure se informar sobre isso antes mesmo de fechar a aquisição do imóvel.
Segurança e proteção ao veículo
Infelizmente, o roubo de automóveis não é algo raro de se deparar. Em muitas cidades, a incidência desse tipo acontecimento é ainda maior. Aí está mais uma razão pela qual você se beneficia comprando um imóvel com vaga de garagem; afinal, seu veículo estará em um local seguro.
Mas não é só isso. Veículos que ficam estacionados a céu aberto costumam sofrer um desgaste acelerado em função das condições climáticas, seja excesso de chuva ou de sol. Isso pode acabar representando uma grande depreciação ao longo do tempo. Por isso, é preferível deixar o carro em um local protegido.
Facilidade para receber amigos
Quando o apartamento não conta com vaga de garagem, além do inconveniente para você, ainda existe um desconforto ao receber os amigos e familiares, que precisam deixar o carro fora do condomínio. Ceder a sua vaga na garagem para que eles deixem seus veículos é mesmo uma comodidade importante.
Em dias de chuva, por exemplo, pode ser ainda mais trabalhoso e constrangedor fazer com que seus amigos se exponham antes de chegar ao seu apartamento. O mesmo é válido para aqueles dias extremamente quentes em que as visitas precisam caminhar sob o sol para chegar até a sua casa.
Mais mobilidade no dia a dia
Um incômodo frequente no dia a dia de quem mora em um apartamento sem garagem é a inconveniência de ter que se deslocar até o veículo para sair de casa. Principalmente para quem tem uma rotina corrida ou costuma sofrer com atrasos, ter o carro por perto é sinônimo de tranquilidade.
Além disso, quando não dispõe de uma vaga própria, você corre o risco de chegar do trabalho e ter que estacionar o carro ainda mais longe do edifício, fazendo com que você ande mais até o apartamento, assim como para voltar ao carro no dia seguinte. Agora, imagine ter que fazer isso em um dia de chuva.
Outros fatores que contribuem com a valorização do imóvel
Obviamente, a garagem não é o único fator que você vai observar ao escolher o seu novo prédio. Existem diversos outros aspectos que merecem a sua atenção. Confira rapidamente os principais deles a seguir.
Localização
Não é à toa que a localização é um dos detalhes que mais influenciam no preço de um imóvel. Muitas vezes, apartamentos muito semelhantes custam valores expressivamente distintos em função do lugar onde se encontram. De fato, a região onde um condomínio se instala pode interferir significativamente na qualidade de vida que você terá morando nele.
Morar no centro, por exemplo, imprime um estilo de vida mais agitado, com mais barulho, movimento de pessoas e maior fluxo de carros, além de você ter tudo perto. Já morar em locais mais afastados permite desacelerar e desfrutar de mais calma e tranquilidade, embora, em alguns casos, isso signifique abrir mão de algumas comodidades, como estar perto de comércios.
Estrutura
Independentemente de ser um apartamento novo ou usado, a qualidade da estrutura do imóvel também impacta bastante no momento da escolha. Isso vai determinar, inclusive, a qualidade de vida de quem for morar nele ao longo dos anos.
Em alguns casos, problemas estruturais podem se arrastar por longos períodos, demandar diversas reformas e nem assim serem solucionados. Por isso, é importante checar se o projeto do imóvel é realmente de qualidade e adequado às suas necessidades.
Acabamento
Assim como os demais itens mencionados, o acabamento tem uma grande relevância, principalmente na apresentação do imóvel. Os detalhes são importantes para conferir bom gosto e zelo pelo local. Investir em um apartamento bem dividido, mas com um mau acabamento, por exemplo, pode acabar custando caro e provocando novas reformas em pouco tempo.
Além disso, quanto mais bem acabado for o imóvel, mais bonito ele ficará depois de mobiliado e decorado. Sendo assim, cheque sempre a qualidade da pintura, os materiais utilizados nos detalhes, as portas e janelas, o piso e assim por diante.
Como você viu, a vaga de garagem é um fator importante na escolha de um bom apartamento, mas esse processo de decisão também contempla outras variáveis importantes. A decisão pode ser um pouco lenta, mas é necessário ficar por dentro de todos esses aspectos antes de escolher o seu imóvel.
Se você quer começar a explorar algumas opções de imóvel com vaga de garagem, converse com a gente! Nós podemos ajudar!