casa ou apartamento

Casa ou apartamento: como escolher o melhor para sua família?

Muitas perguntas surgem durante a busca pela moradia perfeita. Questões que envolvem a localização, tipo de bairro ou proximidade com comércios e serviços deixam os compradores de imóveis cheios de dúvidas. No entanto, há uma decisão que deve ser tomada antes de qualquer coisa: a escolha entre casa ou apartamento.

Você já tem uma ideia de qual opção mais combina com sua família? Para eliminar qualquer incerteza, elaboramos uma lista com as vantagens e desvantagens de cada modelo. Acompanhe para encontrar o empreendimento ideal e desfrutar de mais qualidade de vida no futuro lar!

Quais são os prós e contras da casa?

As casas térreas ou com mais de um pavimento são as favoritas de quem procura um espaço de moradia mais tradicional. Abaixo você confere os pontos positivos e negativos desse tipo de imóvel.

Privacidade

Ter sossego e manter uma distância considerável de outros terrenos e construções é uma das grandes vantagens de morar em uma casa. A proximidade com os vizinhos é menor se compararmos com o que acontece em um prédio repleto de unidades — onde basta abrir a porta principal para visualizar outros moradores passando pelo corredor.

Independência

Mais um aspecto que pesa a favor de uma casa é sua independência em relação a outras construções. Por não ter ligação com outras unidades residenciais, a estrutura ou parte interna do imóvel pode ser alterada sempre que o proprietário desejar. Isso significa maior liberdade para fazer reformas, construir novos ambientes e atualizar a decoração.

Espaços maiores

As casas, em especial as mais antigas, costumam apresentar metragem maior quando comparadas aos apartamentos modernos. Muitas vezes, a área total também inclui um terreno espaçoso, no qual o proprietário pode criar seus animais de estimação, cultivar plantas (hortas, árvores e gramados) e até construir um ambiente de lazer.

Custos com manutenção

Além de exigirem o pagamento de imposto específico (IPTU) e algumas taxas, como a de lixo, as casas também geram gastos relacionados a processos manutentivos. Afinal, requerem cuidados anuais para que mantenham suas instalações, acabamentos e estruturas sempre em boas condições — tudo exige serviços específicos de limpeza de terreno, consertos e reparos em geral.

Menos segurança

Proteger a família deve ser uma prioridade, não importa a cidade em que você pretende morar. Por ser uma unidade individual, a casa fica mais suscetível a invasões de pessoas mal-intencionadas. Os custos para reforçar a segurança desse tipo de imóvel também são altos, pois, diferentemente dos prédios, não há um quadro exclusivo de funcionários para cuidar do patrimônio.

Quais são os prós e contras do apartamento?

As unidades residenciais em grandes edifícios ganham cada vez mais notoriedade porque se adaptam bem ao estilo de vida nas áreas urbanas. Veja o que pesa contra e a favor dos apartamentos.

Praticidade

O dia a dia nas cidades é bastante corrido. Não é à toa que cada vez mais pessoas valorizam a praticidade, seja no ambiente de trabalho, seja no espaço de moradia. A boa notícia é que existem apartamentos decorados e planejados de modo a otimizar a rotina dos moradores. Modelos com plantas compactas e layout inteligente são os mais fáceis de limpar e organizar.

Segurança reforçada

Enquanto casas têm seus pontos de acesso bem próximos das ruas, os apartamentos permanecem protegidos dentro de grandes edifícios. Isso já é suficiente para desestimular a ação de estranhos e manter as unidades afastadas das áreas públicas.

Porém, há um aspecto que reforça ainda mais a segurança dos prédios. Estamos falando da eficiente combinação dos serviços de portaria, sistemas com câmeras de monitoramento e barreiras físicas (muros e cercas) que protegem os moradores 24h.

Lazer variado

Outro item que valoriza muitos apartamentos é a presença de playgrounds, piscinas, quadras, saunas e outros ambientes para uso exclusivo dos moradores. Há cada vez mais condomínios equipados com área de lazer completa para promover qualidade de vida a diferentes famílias.

Com variedade de atrativos dentro do próprio edifício, não é preciso se deslocar a parques, clubes e outros estabelecimentos para descansar e se divertir. O resultado é mais comodidade, economia de tempo e redução de gastos com locomoção.

Normas internas

Assim como as casas, apartamentos também apresentam algumas desvantagens. Uma delas é a necessidade de compartilhar ambientes com pessoas que têm valores, costumes e opiniões diferentes. Em alguns casos, essa diversidade pode resultar em discussões que precisam ser resolvidas quanto antes, a fim de garantir a boa convivência.

Para conter possíveis desentendimentos e tomar decisões que beneficiem a todos, é fundamental eleger um síndico que possa conduzir as reuniões, discutir normas e aprová-las em assembleias de moradores.

Barulho

Mais um ponto negativo de viver em apartamento está no barulho. Afinal, existem unidades para todos os lados, o que contribui para a percepção de ruídos produzidos por diversos moradores. Em todo caso, é importante respeitar as normas estabelecidas pelo condomínio e, se necessário, levar o problema para discussão em um momento oportuno.

Devo investir em casa ou apartamento?

A resposta para essa pergunta varia conforme o perfil, interesses e necessidades de cada pessoa. Afinal, o que é prioridade para uma família pode ser dispensável para outra, e vice-versa. Se você quer ter certeza, precisa refletir sobre cada ponto apresentado e definir qual tipo de moradia se encaixa melhor em sua rotina.

Ficou claro que tanto casas quanto apartamentos têm vantagens que compensam qualquer fator negativo. Por isso, se o seu objetivo é sair do aluguel e investir em um bom imóvel, não deixe de avaliar as principais características dos empreendimentos do mercado.

Também converse com seus familiares para saber o que eles consideram relevante e o que desejam encontrar no futuro lar. Um diálogo tranquilo e que respeite a opinião de todos os envolvidos é o primeiro passo para filtrar oportunidades e fazer a escolha certa.

E então, já consegue imaginar seu dia a dia em uma casa ou apartamento? Em qual dos dois você se sentiria mais feliz e confortável? Faça esse exercício todos os dias até decidir que o imóvel dos seus sonhos é realmente aquilo que sua família precisa.

Agora, se deseja saber algo específico sobre apartamentos, entre em contato conosco. Assim você aproveita para tirar dúvidas e conferir as melhores opções do mercado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.