vantagens de morar em condomínio fechado vantagens de morar em condomínio fechado

9 vantagens de morar em um condomínio fechado

6 minutos para ler

Quando você começa a considerar a compra do seu primeiro imóvel, é preciso levar em conta uma série de aspectos que podem garantir a sua tranquilidade a longo prazo. Por isso, é importante avaliar as vantagens de morar em condomínio fechado.

Esse tipo de local reúne características específicas que podem proporcionar conforto, segurança e comodidade para você e sua família. Se você quer entender melhor como se beneficiar dessa alternativa de moradia, fique conosco e conheça tudo o que precisa saber antes de escolher o local para o seu lar. Aproveite a leitura!

Saiba as vantagens de morar em um condomínio fechado.

A seguir, confira os principais benefícios que um espaço como esse pode proporcionar!

1. Mais privacidade

Se existe uma coisa que você não consegue controlar em uma casa convencional são as pessoas que têm acesso à sua campainha, como visitas, vendedores ambulantes, pesquisadores etc. Em um condomínio, esse problema acaba.

Esse tipo de moradia conta com uma portaria que, normalmente, funciona 24 horas por dia. Assim, nenhum visitante entra sem ser anunciado, o que permite que você escolha quem tem acesso ao seu imóvel. Isso representa mais segurança para você, sua família e seus vizinhos.

2. Segurança para toda a família

Falando em segurança, essa é outra das principais vantagens de morar em um condomínio fechado. Não se trata apenas de evitar assaltos e invasões, mas de proporcionar a sensação de proteção aos moradores. Essas estruturas costumam investir pesado em medidas que garantam a segurança, o que inclui:

  • câmeras de vigilância;
  • portões automáticos;
  • cercas elétricas;
  • sistemas de interfone;
  • equipe treinada à disposição.

Isso é o que permite que os moradores mantenham suas janelas abertas, deixem as crianças brincarem no pátio e transitem pelos espaços de convivência sem se preocupar. Como o valor por todos esses serviços é rateado entre as famílias residentes, o custo-benefício é bastante atrativo.

3. Área de lazer completa

É claro que privacidade e segurança fazem toda a diferença quando comparamos uma residência convencional com um imóvel em condomínio fechado. Ainda assim, existe outro aspecto que merece destaque: a área de lazer completa. Quando se trata de condomínios, as áreas de convívio social e lazer realmente ganham atenção especial.

Dependendo do local escolhido, você contará com uma estrutura com salões de festa, quadras esportivas, piscinas, academias de ginástica, brinquedotecas e muito mais. É quase como se houvesse um clube a poucos passos do seu lar.

4. Convívio social

A vizinhança é um aspecto essencial em qualquer residência. É importante ter pessoas por perto, seja para pedir uma ajudinha, seja simplesmente para conversar e criar um círculo de amigos. Em um condomínio, as áreas comuns são um ótimo meio de conhecer os moradores mais próximos, ajudando na socialização.

Mesmo para quem tem um dia a dia corrido e dificuldades em encontrar tempo para interagir, a vivência em um espaço assim torna muito mais fácil o relacionamento com as pessoas que moram ao seu redor. Além disso, as chances de cruzar com um vizinho na garagem, no jardim ou mesmo nas assembleias aumentam bastante.

5. Qualidade de vida

Qualidade de vida é um aspecto que depende de muitos fatores, como senso de pertencimento a uma comunidade e segurança. Morar em um condomínio pode ajudar muito nesse sentido. Esse tipo de moradia traz muito mais conforto e tranquilidade para a família, exatamente por todas as vantagens que já citamos.

Além de tudo isso, residir em um espaço como esse pode proporcionar ainda mais momentos de lazer, sem precisar enfrentar grandes distâncias. Também possibilita melhores interações sociais com pessoas que tenham as mesmas afinidades e comodidade para as crianças, que ficam protegidas e felizes com as opções de atividades perto de casa.

6. Espaço para as crianças

Quem tem ou pretende ter filhos já começa a se preocupar com a segurança das crianças durante todos os estágios do seu desenvolvimento. É importante ter espaços onde elas possam brincar sem correr riscos nem se expor.

Alguns condomínios dão atenção especial às áreas kids, com diversos brinquedos, campos de futebol, parques e outros espaços de recreação. Além disso, os pequenos podem sair livremente para andar de bicicleta ou correr pela área do condomínio sem maiores riscos.

7. Padrão arquitetônico

Em uma casa convencional, unir a beleza e a funcionalidade na arquitetura pode custar caro. Além disso, a escolha pessoal dos vizinhos pode desvalorizar a região e o seu imóvel. Já em condomínios, isso não acontece. Todas as residências seguem um padrão e isso torna a área ainda mais bonita e valorizada.

Os detalhes, como o estilo da casa, dos jardins, a metragem do terreno e assim por diante, tendem a seguir um modelo. Por isso, no fim, todo o condomínio acaba atribuindo mais estilo aos moradores. Essa é uma verdadeira vantagem para quem tem bom gosto.

8. Menos trânsito

Por que você precisaria pagar por uma academia do outro lado da cidade se existe uma no seu condomínio? Por que levar as crianças a um parque ou à aula de natação toda semana se elas têm um vasto espaço de lazer em casa? Como você pode imaginar, o condomínio acaba dispensando a necessidade de enfrentar o trânsito em diversas circunstâncias.

Assim, você e sua família podem usar o tempo livre para realmente relaxar e ficar juntos, em vez de simplesmente passar horas no carro, acumulando estresse. Você pode aproveitar esses momentos da melhor forma possível nos espaços disponíveis.

9. Facilidades em geral

Um condomínio é um espaço com potencial de valorização em um bairro ou uma região, e isso acaba estimulando o desenvolvimento local. Sabe o que isso significa? Mais mercados, padarias, cafés, lojas, farmácias e estabelecimentos comerciais diversos por perto.

Esse fator pode realmente influenciar a sua qualidade de vida, aumentando a comodidade e dispensando a necessidade de grandes deslocamentos para fazer coisas simples.

Conheça a Construtora União

A Construtora União existe desde 1983, trabalhando em obras habitacionais com verdadeira maestria nesse segmento. Com as obras executadas, são construídos verdadeiros propulsores do desenvolvimento na área escolhida, fundando bairros e regiões habitadas.

Seus projetos são inovadores e prezam pela qualidade em cada detalhe, da estrutura às fachadas. Além disso, a construtora prioriza uma arquitetura moderna e funcional, o que eleva a satisfação dos moradores, gerando comodidade, conforto e segurança para a família.

Quer conhecer de perto as vantagens de morar em condomínio fechado? Converse com um de nossos corretores!

Posts relacionados

Deixe uma resposta