passeios em Aracaju passeios em Aracaju

7 passeios em Aracaju para fazer com a família

6 minutos para ler

Sergipe é um estado realmente agraciado pela natureza, destino de viagem desejado por muitas pessoas e com diversas opções de cidades atrativas para conhecer. Uma das aventuras que você não pode deixar de viver nesse lugar paradisíaco são os passeios em Aracaju.

Por ser um estado pequeno, a capital acaba reunindo a maior parte dos visitantes e, nela mesma, é possível encontrar opções de agências de turismo que promovem excursões por diversos locais na região. Confira agora aqueles passeios que você não pode deixar de fazer em Aracaju!

1. Praia de Atalaia

Visitando Aracaju você tem a oportunidade de conhecer nada menos do que a orla mais bonita do Brasil — a Orla de Atalaia. Sua infraestrutura conta com:

  • quadras de futebol, vôlei, basquete, tênis;
  • pista de skate;
  • pista de kart.

Além disso, é na Atalaia que se encontra o Projeto Tamar de conservação marinha e a Feira do Turista, com lojas de produtos diversos e atrações como o famoso forró, de quinta a domingo.

Para quem deseja encontrar alguma atividade para fazer com os filhos, o lugar fica ainda mais atrativo. De um lado, conta com um mar deslumbrante e uma paisagem natural incrível. De outro, uma estrutura completa que não deixa faltar nada. Ainda existem os parques, como o Mundo Maravilhoso das Crianças, com opções de brinquedos pagos e gratuitos.

2. Mercado municipal

Se você busca um ponto turístico que expressa muito bem a realidade local, vai gostar de conhecer o mercado municipal. Em Aracaju, ele é dividido em três partes, os chamados:

  • Antônio Franco — venda de diversos artigos de produção local, como sapatos, roupas e bolsas;
  • Thales Ferraz — conta com a Passarela das Flores e os principais pontos de comida típica sergipana;
  • Albano Franco — reúne os vendedores regionais de frutas e verduras frescas.

Todos ficam em sequência e você pode visitá-los em uma mesma ocasião. É uma ótima opção de passeio em família.

Essa é uma excelente forma de tornar o passeio mais cultural e aprofundar o conhecimento sobre os costumes sergipanos. Nele, você encontra uma grande quantidade de artesanato atrativo, literatura de cordel, doces típicos e muito mais.

3. Ilha dos Namorados

Se você pretende curtir um clima de romance, a Ilha dos Namorados é a opção certa para aproveitar um dos melhores passeios em Aracaju. A praia oferece um visual paradisíaco e, para ajudar, ainda costuma ser pouco movimentada, chegando a ficar deserta algumas vezes.

As águas locais são tranquilas, o que favorece ainda mais um banho de mar a dois. A estrutura ainda conta com uma grande região de sombra, redes na água e boias para quem quer se divertir.

4. Praia do Refúgio

Se você realmente quer aproveitar as melhores praias do nordeste curtindo a calmaria e garantindo a sua privacidade, precisa conhecer a Praia do Refúgio. É um local com poucos visitantes, especialmente durante a semana, por isso, é bastante favorável para quem quer fugir do fluxo intenso de pessoas.

Nessa região, a água do mar é quentinha, o que acaba tornando o local ainda mais atrativo. É um convite natural. Porém, é preciso se manter atento, pois, em função da temperatura da água, a Praia do Refúgio recebe a visita de muitas águas-vivas.

5. Oceanário

O Oceanário de Aracaju é uma parte do projeto Tamar e é um dos passeios que você não pode deixar de fazer. Ele reúne mais de 60 espécies de animais aquáticos que estão distribuídas em 18 aquários e uma estrutura de mais de 1.700m2 em forma de uma tartaruga gigante.

Se você quiser aproveitar ainda mais, escolha os horários de alimentação dos animais para ir visitar. Assim, você pode ver a equipe interagindo com eles e tem até a oportunidade de tocar alguns, com supervisão. É uma ótima oportunidade de se divertir e, ainda por cima, aprender mais sobre a vida no mar.

6. Parque da Sementeira

Nem só de praias é feita Aracaju. Se você gosta de parques e passeios ao ar livre, em contato com a natureza e a possibilidade de ampliar seu conhecimento, o Parque da Sementeira é um destino indispensável. Ele conta com diversas espécies de plantas e árvores (mais de 120) e uma área verde encantadora, própria para um passeio em família.

É um ambiente para relaxar e curtir. Você pode aproveitar a visita para desfrutar de um piquenique ou simplesmente para escutar os pássaros ao redor. Para as crianças, a área pode ser uma ótima oportunidade para correr, andar de skate, patinetes e afins. Você também terá a opção de comprar água, pipoca e guloseimas de vendedores no local.

7. Museu da Gente Sergipana

Se você quer enriquecer culturalmente seu passeio, precisa visitar o Museu da Gente Sergipana. Ele fica no centro de Aracaju e conta com uma variedade de exposições muito criativas que contam a história do estado, com detalhes da cultura e das tradições locais, incluindo suas festas populares, o cordel e os ritmos musicais.

Você vai se surpreender com a interatividade proporcionada no local, que permite que você fique submerso na cultura sergipana por alguns instantes. Além de poder interagir com um feirante virtual logo na entrada, você ainda poderá criar seu próprio cordel, conferir as roupas típicas das festas de Sergipe e experimentar brincadeiras antigas.

A entrada no Museu é gratuita e você contará com a ajuda de monitores locais para transitar pela estrutura. O ideal é reservar em torno de 2 horas para contemplar calmamente todas as atrações.

Os passeios em Aracaju são realmente encantadores, enriquecidos na cultura Sergipana e com uma infraestrutura que não deixa a desejar. Por isso, o local se torna perfeito para passear sozinho, em casal ou mesmo com a família.

Com um bom planejamento financeiro dá para aproveitar todas as atrações, explorar a cultura local, vivenciar uma experiência sergipana e muito mais!

Agora você já conhece as principais atrações e os passeios em Aracaju que não pode deixar de conferir. Que tal compartilhar este post com outras pessoas e ajudá-las a descobrir essas maravilhas também?

Posts relacionados

Deixe uma resposta