o que é igmp

O que é IGP-M, como ele funciona e como é calculado?

O mercado financeiro tem muitos termos específicos e regras diferentes, fazendo com que muitas pessoas fiquem um pouco confusas. Para quem mora de aluguel, é essencial entender o que é IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), já que esse índice determina um reajuste na hora de atualizar o valor.

Apesar de as siglas parecerem um pouco intimidantes, elas não são nenhum bicho de sete cabeças. Saber como esse índice influencia o seu custo de vida e impacta os seus investimentos é fundamental para garantir a organização financeira.

Para ajudar você nesse processo, criamos este post com as informações mais importantes sobre o assunto. Continue lendo para aprender como o IGP-M funciona!

O que é IGP-M?

O IGP-M é uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP), responsável por registrar a variação de preços no mercado. Medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), ele registra a inflação dos preços desde as matérias-primas industriais e agrícolas até os serviços e bens finais.

Ele tem como base os valores coletados entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês atual — período chamado de mês de referência. Nas pesquisas, são considerados os preços de vários itens, como comida, transporte e vestuário.

O índice foi criado no final dos anos 1940 pela própria FGV, servindo desde então como base para os reajustes em contratos de aluguel, tarifas de energia elétrica e, eventualmente, até mesmo, alguns seguros, planos de saúde e mensalidades escolares.

Para que usamos o IGP-M?

O objetivo do IGP-M é monitorar a variação dos custos, verificando a movimentação dos preços, já que quanto mais alto estiver o valor de um item em relação ao mês anterior, maior será o indicador — e vice-versa.

Por apontar essa variação de valores do mercado, é um poderoso indicador da macroeconomia brasileira, já que os investidores podem ter uma ideia de como está a inflação atual usando esses dados.

Além disso, o IGP-M serve como referência na correção e no reajuste dos valores de alguns contratos, como é o caso dos contratos de aluguel e da conta de energia elétrica.

Qual é a diferença entre IPCA e IGP-M?

Quando pesquisamos sobre os índices de monitoramento da inflação e reajuste de valores, nos deparamos com outro indicador, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que tem como propósito a mensuração de variações nos valores de mercado.

As principais diferenças entre eles são a cobertura, uma vez que o IPCA cobre apenas preços ao consumidor, enquanto o IGP-M também cobre custos de construção e preços no atacado. Além disso, a fonte de monitoramento e informação do IPCA é o IBGE, diferentemente do IGP-M, que é calculado por uma instituição privada.

Como o IGP-M é calculado?

O IGP-M é o resultado de um balanço de três índices do mercado feito a partir da média aritmética ponderada deles. Cada um desses indicadores tem um peso: 10%, 60% e 30%, sendo, respectivamente.

  • INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado) — colhido em diversas capitais brasileiras, classifica a movimentação do custo para construir moradias;
  • IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo – Mercado) — monitora os movimentos dos preços de produtos domésticos no atacado;
  • IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor – Mercado) — mede o comportamento dos valores nos principais setores que impactam o poder de compra do consumidor.

Os pesos desses índices são divulgados percentualmente, indicando uma parte da despesa interna bruta, medida com base nas Contas Nacionais. Dessa forma, para chegarmos ao valor do IGP-M, é preciso realizar um balanço amplo dos preços da economia do país, englobando os seus principais setores.

Agora você já sabe o que é IGP-M, por que e como ele é calculado, tendo mais controle e conhecimento sobre o seu dinheiro e as formas de investir no mercado.

Que tal compartilhar este artigo nas redes sociais para que os seus amigos também fiquem mais informados?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.