Entenda quais são os principais erros ao comprar imóveis

Entenda quais são os principais erros ao comprar imóveis

A aquisição do seu próprio imóvel é um momento extremamente marcante para qualquer pessoa. Justamente por ser a realização de um sonho, muita gente fica ansiosa e deseja alcançar esse objetivo o quanto antes, mesmo que não seja a melhor opção.

Por isso é preciso ter calma e atenção para evitar cometer erros ao comprar um imóvel. Afinal de contas, não é algo que você possa se desfazer facilmente, não é mesmo? É preciso ter uma certa dose de atenção e cuidado nessa tomada de decisão.

Com isso em mente, decidimos elencar alguns dos principais pontos que você deve ter atenção redobrada na hora de adquirir sua casa própria. Ficou curioso? Então, continue conosco para descobrir mais!

Pouca atenção a documentação

Conquistar o seu apartamento ou casa própria é sempre um momento marcante na vida das pessoas, exigindo um bom orçamento para a aquisição. Seja comprando à vista ou optando por algum tipo de financiamento, o fato é que será necessário investir um bom dinheiro no imóvel em questão. Justamente por causa disso, um ponto que acaba recebendo menos atenção do que deveria é a documentação do imóvel.

Desde a assinatura do contrato até o momento de receber a chave, diversos documentos e idas ao cartório são necessários. Esses processos não só garantem a legalidade do processo e te protegem de problemas jurídicos, como também representam um gasto bem grande.

A emissão de muitos documentos do processo costumam envolver taxas que não são baratas, e por isso, é importante incluir esses custos no seu orçamento, para evitar surpresas.

Falta de planejamento

Ao adquirir um imóvel, existem muitos pontos que devem ser levados em consideração, que vão desde a administração financeira da sua família, até a sua vida cotidiana. Lembre-se que você está assumindo um compromisso, por meio do financiamento, que com frequência ultrapassa os 30 anos em pagamentos.

Ou seja, é preciso ter um controle muito preciso da sua vida financeira no longo prazo, para não acabar se enrolando com os pagamentos. Entretanto, as coisas não se limitam apenas a essa perspectiva. A qualidade de vida da sua família também precisa ser considerada.

Afinal, o imóvel em questão atende às necessidades de conforto da sua família? Vocês têm o costume de viver muitos anos na mesma região ou se mudam com frequência? Tudo isso deve ser considerado.

Se empolgar na compra do imóvel

Alguma vez você já se deparou, em uma visita, com um imóvel que não importa o quanto você olhe, ele parece perfeito para você e sua família? Em todos os detalhes, desde os mais funcionais até aqueles mais ligados ao gosto pessoal, tudo parece encaixar perfeitamente?

Esse tipo de situação é bem comum, e na maior parte das vezes o interessado costuma sair logo para o financiamento do imóvel, justamente por esse entusiasmo da visita. O grande problema, é que toda essa animação costuma nos impedir de dar atenção a diversos outros pontos importantes da compra de um imóvel.

Afinal, essa casa é perto do seu trabalho? Da escola dos seus filhos? Tem hospitais por perto? As padarias e mercados da região são muito mais caros do que você está acostumado ou estão na mesma faixa? Quando você adquire um imóvel, é preciso considerar todo o impacto dele sobre o seu custo de vida, principalmente quando você se muda para um cidade ou região que não está acostumado.

Do contrário, é muito fácil perder o controle das suas finanças e se ver em uma situação cada vez mais difícil.

Não avaliar o imóvel com calma

Lembre-se sempre que uma única visita dificilmente te dará informações suficientes sobre as condições do imóvel, muito menos sobre a qualidade de vida da região. A avaliação de um imóvel é algo complexo, que requer tempo, calma, e muita atenção de quem está realizando.

Afinal de contas, existem muitos problemas em uma casa ou apartamento que não são perceptíveis em uma primeira olhada. Até pior que isso, se estivermos falando de um corretor ou construtora de má qualidade, é possível que eles omitam esse tipo de informação para conseguir vender mais rápido.

Esse tipo de erro costuma custar caro no futuro, e por isso é tão importante que as decisões não sejam tomadas de forma precipitada.

Além disso, realizar várias visitas também facilita o processo de conhecer a vizinhança, ver como é o movimento, iluminação e segurança da rua. Tudo isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis após comprar o imóvel.

Não ter um valor em reserva

Outro fator importante, e um erro que costuma ser cometido pelos mais afobados, que não vêem a hora de ter logo sua casa própria, é não ter uma reserva de emergência. É claro que todos desejamos conseguir nossa casa quanto antes, mas a falta de precaução pode nos custar bem mais caro do que esperamos.

A questão é simples, poucas coisas são mais comuns do que imprevistos (apesar de o nome sugerir o contrário). Se você não possuir uma reserva de emergência, qualquer problema de última hora pode colocar em uma situação de aperto.

Se algum problema no encanamento exigir uma reforma que não estava prevista, você pode se ver obrigado a solicitar um empréstimo com juros bem acima do desejado. Algum outro tipo de reforma que não tenha uma razão tão estrutural, mas que você deseje fazer e que não estava no radar inicialmente, também é motivo de atenção.

Até mesmo problemas não relacionados à casa, mas que geram despesas adicionais, podem se tornar problemáticos se você não estiver preparado para eles. Por isso, ter uma reserva de emergência é algo fundamental para quando você for fazer um investimento do tamanho da compra de um imóvel.

Conquistar a casa própria é o sonho de muita gente, entretanto, a animação e a ansiedade por esse momento podem prejudicar a nossa tomada de decisão. Por isso, cada decisão deve ser tomada com calma e avaliando diversos aspectos presentes, e futuros da condição financeira e de vida da sua família.

Gostou do nosso conteúdo? Quer conhecer mais sobre o mundo do mercado imobiliário? Então entre em contato conosco para conhecer as melhores oportunidades para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.