
8 cuidados com a casa que são fundamentais para quem mora sozinho
Morar sozinho é um grande sonho de muitos jovens brasileiros. Além da independência financeira, conseguir montar sua casa e seguir a sua rotina do seu próprio jeito é muito especial. Entretanto, para esses casos, é muito importante pensar nos cuidados com a casa.
Independentemente se você mora em um apartamento pequeno ou não, são muitas rotinas a serem geridas: limpezas e organizações, cuidar dos móveis, lavar louças, cuidar da roupa, fazer compras para a casa, enfim, são inúmeras tarefas. E com o nosso dia extremamente agitado, pode ser que tarefas simples se tornem um pouco complicadas.
Se está economizando para comprar um imóvel e está preocupado com a organização dele, trouxemos algumas importantes dicas que devem estar na ponta do lápis. Elas vão ser um grande guia para você tornar o seu lar agradável e da forma como você acredita que deve ser. Acompanhe!
8 cuidados com a casa para quem mora sozinho
Quando moramos na casa dos nossos pais claramente é muito mais fácil do que encarar a vida de uma pessoa que depende apenas de si para conseguir realizar as tarefas de cuidados com a casa. O mesmo vale para quem tem um cônjuge ao seu lado, afinal, esse é o momento de dividir as tarefas.
Entretanto, para os solteiros ou filhos de primeira viagem que estão enfrentando essa aventura, nada melhor do que ter um manual do que deve ser feito para ter uma casa muito organizada e que seja extremamente confortável para você. Portanto, confira as dicas que separamos.
1. Criar um organograma
O primeiro passo é construir um planejamento. Esse tipo de processo é fundamental em qualquer etapa de nossas vidas e em qualquer situação. Com um organograma em mãos, é possível controlar todos os processos de limpeza e quando eles devem ser executados.
Se for definido que o dia de lavar roupas é aos sábados, certifique-se de colocar no seu calendário essa tarefa. Assim, conhecerá melhor sua rotina e, sabendo que naquele dia existe essa necessidade, nenhuma tarefa que atrapalhe a outra poderá ser feita.
O mesmo vale para demais atividades como passar roupa, limpar a casa, fazer compras, pagar as contas de casa etc. Uma outra maneira de organizar o organograma é definindo a prioridade de cada uma das tarefas. Verifique quais são mais urgentes e saiba quando cada uma deve ser feita.
2. Evitar acumular bagunças
De nada adianta organizar as suas tarefas e executar corretamente se durante o dia a dia não conseguir manter a casa em ordem. Evite acumular bagunça, crie costumes como sempre lavar as louças após utilizar, guardar roupas sujas no cesto, se secar após sair do box e não espalhar objetos pela casa.
Ao tornar essas práticas diárias ficará mais fácil conseguir realizar as macrotarefas do item anterior e o dia será mais produtivo.
3. Ter cuidado com o sol
Ter iluminação natural em casa, além de ser muito bom para economizar com a energia, também é importante para a nossa saúde. Entretanto, por conta dos prejuízos dos raios ultravioleta para os móveis e eletrodomésticos, é importante tomar alguns cuidados.
A incidência solar pode danificar os seus objetos, prejudicando a aparência e até mesmo sua eficiência. Uma maneira de controlar isso é sempre verificar as instruções do fabricante que informam se é preciso ter cuidado com sol ou não.
4. Usar produtos adequados
Uma casa que não é higienizada com produtos de limpeza não é de fato uma casa limpa, não é mesmo? É nessa hora que o bom aroma do seu lar precisa ser cuidado. Antes de comprar os produtos verifique quais os tipos de materiais que compõem a sua residência e entenda os impactos que móveis, eletrodomésticos e outros objetos podem sofrer com determinados produtos utilizados.
Se você tem animais de estimação em casa, o cuidado deve ser redobrado. Nossos melhores amigos são sensíveis, além de serem curiosos. Evite deixar os seus produtos próximos a eles.
5. Fazer a limpeza em móveis
Mesmo que tenhamos todos os cuidados necessários com a nossa casa, móveis como sofás, poltronas, camas, almofadas e outros precisam de uma atenção especial. Coloque dentro do seu cronograma períodos de limpeza dedicados a eles. Algumas vezes, pode ser necessário contratar um serviço profissional para isso.
Outra opção que é bastante válida para esses tipos de móveis é investir na impermeabilização. Com essa prática podemos evitar alguns grandes desastres como manchar o estofado do sofá.
6. Ter plantas em casa
Apesar de ouvirmos falar muito que não é bom ter plantas dentro de casa, essa afirmativa não é necessariamente correta. Pelo contrário! Determinadas plantas são essenciais para garantir nossa saúde e proteção contra fungos, bactérias e outros micro-organismos que ao longo de tempo podem nos prejudicar.
Graças o processo de respiração delas, investir em plantas — como samambaia, espada de são jorge, orquídea, bromélia, violeta e suculentas — e hortaliças é uma ótima forma de prevenir esses malefícios e pode inclusive virar um hobbie. Outro bônus das plantas é que elas proporcionam uma decoração especial.
7. Cuidar das fortes chuvas
O Brasil é o país onde mais caem raios no mundo inteiro. Só em 2018 foram 50 milhões deles, em média, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais). Essa informação deve ser levada a sério, afinal os raios são grandes inimigos dos seus eletrodomésticos e de todo o sistema elétrico da sua casa.
Isso porque a descarga elétrica dos raios pode prejudicar seus eletrodomésticos quando estão ligados na tomada. Sempre que acontecerem fortes chuvas, no início delas tire todos os eletrônico das tomadas e somente ligue novamente quando tudo tiver passado. Ter esse tipo de precaução garante não só a vida útil dos equipamentos como da segurança da sua casa, que pode sofrer uma pane na parte elétrica e, até mesmo, um princípio de incêndio.
8. Realizar manutenções periodicamente
Ainda envolvendo eletrodomésticos e outras questões relacionadas a parte elétrica, é preciso garantir que todos esses itens estejam funcionando corretamente. Além de prevenir curtos-circuitos, isso evita a sobrecarga da casa e, consequentemente, promove o consumo consciente.
Outras partes que devem ser verificadas periodicamente são tubulações e equipamentos que utilizem o sistema de água. Rachaduras e falhas geram desperdícios desnecessários. Além de ser ruim para o meio ambiente, esse problema pode danificar a infraestrutura da sua residência.
Muita coisa, não é mesmo? Mas seguindo todas as dicas elencadas no artigo, ficará mais fácil conseguir estruturar os seus cuidados com a casa. Comprar sua primeira residência e morar sozinho é uma dádiva, entretanto, é muito importante a organização para ter um lar confortável e que seja a sua cara.
Conhece mais pessoas que precisam conferir um material como este? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais amigos a ter acesso a dicas valiosas como essas.