
Aluguel por Temporada: Quais as Principais Vantagens Para Investidores?
O Mercado Global de aluguel por temporada cresce 11,2% ao ano, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) de 2024. Ou seja, esse é um momento ideal para apostar nesse tipo de serviço, especialmente se você está considerando investir em imóveis.
Continue a leitura para entender melhor como funciona o aluguel por temporada, quais são as suas vantagens e o que você deve considerar antes de investir em imóveis para aluguéis de curto prazo.
O que é o aluguel por temporada? Como ele funciona?
O serviço de aluguel por temporada é quando alguém aluga um imóvel (casa, apartamento, chalé, etc.) por um período curto, normalmente para férias, trabalho ou uma rápida mudança de cidade.
Diferentemente de um contrato de aluguel tradicional, que dura meses ou anos, esse tipo de locação costuma ser de alguns dias, semanas ou até meses. O mais interessante é que todo esse processo pode ser feito on-line, em poucos cliques.
Hoje, plataformas como Airbnb e Booking.com são as mais usadas para isso, de acordo com dados da própria plataforma, só o Airbnb, por exemplo, conta com mais de 5 milhões de anfitriões. Já o Booking.com, conta com mais de 28 milhões de anúncios de acomodação.
Quais são as vantagens do aluguel por temporada para investidores?
E não são só as pessoas que querem alugar um imóvel que se beneficiam com esse tipo de serviço, investir em alugar por temporada atrai cada vez mais pessoas que buscam uma renda extra ou até uma nova fonte principal de ganhos.
Com o crescimento dessas plataformas, ficou mais fácil colocar o imóvel para rodar e efetuar as locações. Veja a seguir algumas vantagens desse tipo de investimento:
Rendimento maior por diária
Comparada ao aluguel tradicional, o valor cobrado por diária no aluguel por temporada é mais alto porque o locatário pode aproveitar a demanda sazonal e pode incluir serviços e comodidades extras, como móveis, Wi-Fi e localização privilegiada;
Flexibilidade
Com um imóvel de temporada, o proprietário decide quando alugar e pode utilizá-lo para uso próprio sempre que desejar, tornando-o indisponível nas plataformas de aluguel ou nos meios de divulgação durante esse período.
Alta demanda em regiões turísticas
Cidades com atrações turísticas ou eventos sazonais possuem procura constante ao longo do ano. Por exemplo, cidades litorâneas como Aracaju e Salvador se destacam por atrair visitantes durante todo o ano, graças às suas belezas naturais e eventos;
Diversificação de renda
Ter um imóvel de temporada é uma excelente forma de investimento, pois permite não depender exclusivamente de um aluguel fixo. No aluguel tradicional, se o inquilino sair, pode demorar para encontrar outro, enquanto no aluguel por temporada você pode gerar receita constantemente, ajustando as locações conforme a demanda;
Valorização do imóvel
Manter o espaço bem cuidado para hóspedes também ajuda a valorizar o patrimônio.
Com melhorias implementadas ao longo dos anos para atender os visitantes, o valor do imóvel tende a aumentar.
Investir em móveis planejados, sistemas de segurança modernos e melhorias na ventilação são exemplos de ações que não só aprimoram a experiência (o que pode justificar o aumento da diária), mas também contribuem para a valorização do imóvel no mercado.
Gestão facilitada por aplicativos
Muitas plataformas, como as citadas anteriormente, permitem anunciar, conversar com hóspedes e receber pagamento de forma simples e segura. Essa é uma ótima maneira de ter o controle na palma da mão, mas isso não impede que você divulgue o imóvel de maneiras mais tradicionais, como por meio de placas físicas ou telefone de contato.
O que considerar antes de investir em imóveis para aluguel por temporada?
Se a ideia de alugar o seu imóvel por temporada lhe interessou, é importante analisar alguns fatores antes de sair criando o seu anúncio. Não é apenas comprar, mobiliar, divulgar e esperar o dinheiro cair.
Dessa forma, entenda quais os pontos que você deve considerar nessa decisão:
- perfil dos hóspedes: é preciso pensar se você quer atrair casais, famílias, ou viajantes a trabalho, pois isso influência no tipo de imóvel e na decoração;
- investimento inicial: além da compra do imóvel, você também terá gasto como móveis, eletrodomésticos, decoração e até internet boa para ofertar;
- gestão constante: você precisará responder hóspedes, manter o lugar limpo e resolver pepinos de forma rápida. Apesar das plataformas facilitaram bastante, você ainda terá um pouco de trabalho, então considere o seu tempo como um investimento também;
- regulamentações locais: algumas cidades apresentam regras específicas ou restrições para esse tipo de aluguel, então é importante ficar por dentro dessas informações para evitar dores de cabeça;
- concorrência: veja quantos imóveis parecidos já estão na área e se o preço médio compensa. Oferta e a demanda podem influenciar diretamente no valor que você pode cobrar, então é importante analisar a concorrência para garantir que o preço seja atraente.
Quais tipos de imóveis são ideais para aluguel por temporada?
Algumas opções de imóveis fazem mais sucesso entre quem busca aluguéis por temporadas e quem oferece esse serviço.
É o caso dos apartamentos, principalmente em cidades turísticas ou grandes centros, uma vez que eles ofertam mais segurança e boa estrutura (com portaria, elevador, garagem) e são mais fáceis de manter e limpar entre uma reserva e outra.
Outro ponto que também faz toda a diferença na hora de escolher o imóvel para aluguel por temporada é a localização, como já comentamos, estar perto de praias, parques, centros comerciais, metrôs ou pontos turísticos fará com que o seu imóvel nunca fique vago.
Outros tipos de imóveis muito procurados são os estúdios, lofts e kitnets, principalmente entre viajantes sozinhos ou casais. Já casas maiores são boas para famílias ou grupo de amigos.
Como garantir um bom retorno no aluguel por temporada? Confira 3 dicas!
Quer garantir que o seu investimento em aluguel de imóveis por temporada dê certo? Então você precisa conferir as dicas seguir:
- capriche nas fotos: a primeira impressão é tudo, então invista em fotos de qualidade, com boa iluminação e mostrando todos os cantinhos do imóvel. Um espaço bonito e bem-apresentado chamará mais atenção.
- mantenha o imóvel sempre limpo e bem cuidado: hóspedes satisfeitos deixam boas avaliações, e isso impacta diretamente nas culturas reservas. Um lugar limpinho, com tudo funcionando, é meio caminho andado para garantir nota alta e mais pedidos de reserva.
- oferte uma boa experiência: Wi-fi rápido, roupa de cama limpa, uma decoração aconchegante e até um mimo de boas-vindas podem fazer toda a diferença para a experiência dos seus hóspedes.
Como você pode perceber nesse texto, o aluguel por temporada é uma excelente oportunidade de investimento imobiliário, trazendo um bom retorno financeiro que tende a se valorizar com o tempo.
Se você está com dúvida sobre quanto cobrar no aluguel dos seus imóveis, continue a leitura no blog da Construtora União e confira esse outro post no qual damos algumas dicas de como precificá-lo.