Financiamento reprovado: o que pode levar a isso?

Financiamento reprovado: o que pode levar a isso?

Você sabe quais são os motivos que podem levar a um financiamento reprovado? Sabemos que o sonho de muitas pessoas é o de conquistar a casa própria. No entanto, nem sempre há condições imediatas para realizar esse objetivo, uma vez que a quantia é alta e exige planejamento financeiro por muitos anos.

Nesse sentido, uma excelente alternativa para quem já tem parte desse valor é realizar um financiamento em alguma instituição financeira, pois muitas oferecem empréstimos para que a pessoa consiga adquirir o seu imóvel. Porém, existem condições para fazer essa retirada e, às vezes, a pessoa não cumpre com os requisitos, o que faz com que o financiamento seja reprovado.

É comum que esse assunto desperte muitas dúvidas, pois se trata de algo mais burocrático e que exige conhecimento das principais regras existentes. Pensando nisso, elaboramos este material, a fim de que você saiba mais sobre o tema. Confira!

Quais são as principais causas de um financiamento reprovado?

Inicialmente, apresentaremos algumas das principais causas que podem levar a um financiamento reprovado. Veja!

Restrição cadastral

A primeira delas está relacionada à restrição cadastral. Para que a instituição possa conceder a quantia, é necessário que o cliente cumpra alguns pré-requisitos. Um deles é estar em dia com as suas contas. Como sabemos, quando um valor não é pago para determinada empresa, ela tem o direito de encaminhar os dados do devedor para os órgãos de proteção ao crédito. Consequentemente, o cliente fica com algumas restrições e não consegue nem mesmo assinar um contrato de aluguel.

Esse tipo de situação ocorre como uma forma de proteger as instituições de um possível não pagamento. Se você está com o famoso “nome sujo”, as chances de não cumprir com as cláusulas acordadas são muito maiores. Dessa forma, para realizar o sonho do imóvel próprio, o primeiro passo é contar com um excelente planejamento e entender sobre o seu orçamento, quitando todas as dívidas que possa ter.

Renda mensal

Outro ponto que pode ser destacado é a renda mensal. Como o financiamento utilizará parte da quantia recebida por mês, as instituições fazem uma análise para identificar se você recebe o suficiente para arcar com esse compromisso. Inclusive, existe uma lei que aborda sobre o tema. As parcelas do financiamento, de acordo com a Lei 8.692/1993. não podem ultrapassar 30% de sua renda. Ou seja, se você ganha por mês cerca de 10 mil reais, as parcelas não podem ser acima de 3 mil.

Mas fique tranquilo: não há necessidade de ganhar muito para conseguir um financiamento. É possível que mais de uma pessoa contribua para compor esse valor. Dessa forma, se um casal deseja adquirir um imóvel por meio de empréstimo, existe a possibilidade de considerar a renda de ambos, e não de apenas uma pessoa.

Score de crédito

Muitas vezes, há confusão entre nome sujo e score de crédito, mas são assuntos distintos. Você pode ter um score baixo sem necessariamente estar devendo alguma coisa. As questões envolvidas no score, que definem uma pontuação de 0 a 1000 para uma pessoa, são outras: pagar as contas em dia, por exemplo. Dessa forma, se você quita todas as suas obrigações, mas sempre passa da data de vencimentos e paga taxas, as chances do seu score estar mais baixo são altas.

Novamente, ressaltamos a importância de contar com um excelente planejamento para fazer qualquer tipo de empréstimo, pois isso ajudará você a listar todas as suas despesas, entender a data de vencimento de cada uma delas e, assim, assumir um compromisso maior com segurança.

Outro financiamento em aberto

Caso você esteja com um financiamento em aberto, também é possível que o seu empréstimo para adquirir a casa ou apartamento seja reprovado, uma vez que ele pode impactar as limitações de renda. No entanto, caso as parcelas já estejam mais baixas e você consiga finalizar esse outro compromisso em um curto espaço de tempo, é possível que a instituição aceite e conceda o benefício.

Ter comprovante de renda extra, nesse caso, nem sempre é suficiente, pois é necessário garantir que o dinheiro recebido por mês seja realmente fixo e não varie muito ao longo do tempo.

Documentação incompleta

Como podemos ver, há diversos critérios utilizados por diferentes instituições para conceder um financiamento. Afinal, trata-se de um acordo entre as partes, em que o pagamento de juros é exigido em troca de um valor que ajudará você a realizar o seu sonho. Nesse sentido, alguns documentos precisam ser apresentados, como os documentos pessoais, comprovantes de renda e outros registros importantes que comprovem a sua capacidade de honrar o compromisso financeiro assumido.

Ou seja, um dos motivos mais comuns para a reprovação do financiamento é a documentação. Caso ela esteja incompleta ou faltando informações essenciais, os profissionais da empresa não poderão verificar se você tem condições de assumir o acordo, o que pode comprometer a finalização do contrato e, consequentemente, afetar o andamento do processo.

Como uma construtora de confiança pode auxiliar nesse sentido?

São muitos os aspectos formais que envolvem o financiamento, como vimos ao longo do texto. Para quem não lida com esse assunto diariamente, as dúvidas são realmente comuns. Os detalhes burocráticos podem ser extensos e facilmente passar despercebidos, complicando o processo.

Nesse sentido, é possível contar com o apoio de profissionais especializados, como os da Construtora União, que estarão prontos para ajudar sempre que necessário na negociação do seu financiamento, trazendo mais tranquilidade ao processo e aumentando as chances de aprovação. Além disso, você terá acesso a imóveis de alta qualidade que atendem às suas necessidades, com profissionais capacitados para apresentar as melhores opções dentro do seu orçamento e da sua família.

E então, o que achou de aprender um pouco mais sobre os motivos que podem levar à reprovação de um financiamento? Podemos perceber que muitos fatores burocráticos podem influenciar essa situação. No entanto, com uma empresa experiente ao seu lado e imóveis que se destacam no mercado, todo o processo se torna mais simples, facilitando essa conquista tão sonhada.

Por isso, entre em contato com a gente, converse com nossos especialistas, tire suas dúvidas e evite o financiamento reprovado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.